Cloud de alta performance: 5 práticas que sua empresa precisa conhecer

Mais do que investir em nuvem, é preciso garantir um ambiente cloud de alta performance. Confira como!

Se você optou pela migração para a nuvem, provavelmente já estava ciente de todo o seu potencial: mais do que um ambiente digital de armazenamento de dados, é possível instalar e armazenar toda a sua interface operacional.

Esse ponto, que é um dos mais atrativos na realidade da nuvem, é, também, o mais crucial. Afinal de contas, se toda sua estrutura está na nuvem, como garantir um ambiente cloud de alta performance, trazendo benefícios reais para o seu negócio?

E-book Serviços Gerenciados em Cloud - Horizontal

Por que você deve focar em um ambiente cloud de alta performance

Migrar para a nuvem significa que você irá mudar grande parte da sua rotina de trabalho e / ou a sua forma de encontrar resultados e, principalmente, de analisá-los para tomar decisões: com toda a sua infraestrutura em um ambiente cloud, você pode ganhar mais agilidade nos processos e na gestão da informação. 

Por outro lado, essa agilidade, atrelada à sua eficiência operacional, dependerá em muitos aspectos da performance da nuvem. De nada adianta processos otimizados quando o ambiente cloud é mal gerenciado ou até mesmo não está de acordo com as necessidades e as particularidades do seu negócio.

A relação, então, é clara: para conquistar um ambiente cloud de alta performance, é fundamental que você opte por um gerenciamento de nuvem eficiente.

ENTENDA MAIS: Como usar Data Analytics para aumentar a performance da sua empresa

As consequências de deixar a cloud de alta performance para depois

As consequências de deixar a cloud de alta performance para depois

Os benefícios da cloud de alta performance são muitos e vão além da troca e o acesso a dados de forma democrática e segura. Otimização dos processos, personalização de soluções e servidores plenamente escaláveis com mais autoridade, flexibilidade e mobilidade no acesso são apenas alguns.

Por outro lado, negligenciar a cloud de alta performance pode trazer sérias consequências para sua eficiência operacional, como o investimento em um servidor na nuvem que não dialoga com suas necessidades e não gera as condições necessárias para os resultados esperados.

Outras consequências ao deixar a performance da nuvem de lado podem ser:

  • Falhas no processamento de dados
  • Falhas no armazenamento de dados
  • Sistemas instáveis, afetando a mobilidade, flexibilidade e autoridade nos acessos
  • Redução de produtividade
  • Perda de clientes
  • Impactos na reputação da marca
  • Aumento de custos extras desnecessários
  • Queda no faturamento da empresa

Em busca da eficiência operacional: 5 práticas para cloud de alta performance

Se você chegou até aqui, certamente precisa parar de negligenciar a performance da nuvem e passar a gerir um ambiente cloud de alta performance, correto?

Justamente por isso, organizamos 5 dicas de gerenciamento que vão fazer a performance da sua nuvem dar um salto, aumentando ainda mais a sua eficiência operacional. Confira:

1. Atenção à arquitetura dos aplicativos

Muitas vezes, a baixa performance da nuvem é causada por insuficiência ou pouca compatibilidade de recursos. Uma vez que você se certificou que o modelo de cloud escolhido é, de fato, o mais indicado para seus objetivos, torna-se simples solucionar essa questão: basta readequar sistemas ou aplicativos com problemas de compatibilidade ou implementação ou até mesmo com erros no código de programação.

Essas correções são muito mais simples e menos custosas do que readequar os recursos da nuvem em si, diminuindo os impactos e encurtando o caminho para a cloud de alta performance.

Neste mesmo sentido, é preciso acompanhar as incessantes mudanças e atualizações nos ambientes cloud: elas podem gerar esse tipo de situação, demandando ajustes pontuais nos sistemas.

LEIA MAIS: 5 iniciativas para que sua empresa se torne data driven

2. Garanta processos adequados

Como já comentamos, o sucesso das estratégias em nuvem depende do comprometimento de todos os envolvidos – uma vez que a forma com a qual as informações serão acessadas, demandadas, identificadas e analisadas pode mudar.

Por isso, se você está percebendo que a performance da nuvem não está oferecendo os resultados esperados em eficiência operacional, se assegure de que o acesso à tecnologia em cloud é democrático e que todos os processos são adequados a essa nova realidade, e que a empresa como um todo está orientada ao data driven.

3. Portabilidade e compatibilidade

Opte por servidores que ofereçam compatibilidade e portabilidade em diversos modelos. Isso facilita não apenas a migração inicial, mas toda a gestão da nuvem, possibilitando uma gama maior de ferramentas e funcionalidades de acordo com a sua necessidade ao longo do tempo. Pouca compatibilidade te limita, e traz, consequentemente, mais dor de cabeça e gastos desnecessários.

4. Elenque prioridades

Assim como tudo o mais, é altamente recomendável que se trabalhe com prioridades para se aumentar a performance da nuvem. Em outras palavras, falhas, intermitências ou lentidão em sistemas, dados ou aplicativos secundários ou terciários pode não impactar seus resultados e a percepção dos usuários da mesma forma como se esses mesmos problemas ocorressem nos sistemas primários.

Por isso, a forma mais rápida de assegurar a cloud de alta performance é elencar as prioridades na hora de fazer a gestão do ambiente.

5. Faça tudo isso com um parceiro qualificado

Você já deve ter percebido que garantir uma cloud de alta performance pode não ser uma tarefa fácil. Ainda que seja intuitiva para qualquer equipe de TI qualificada, unir todas essas frentes em uma única equipe é a fórmula para gerar sobrecarga em demandas. Afinal, como dar conta das atualizações constantes dos servidores, atualizar os sistemas, elencar prioridades, gerenciar o funcionamento e, ainda por cima, dar conta das demandas internas da empresa – todos os dias?

Essa sobrecarga gera, inevitavelmente, diversos gaps na gestão da nuvem, impactando a performance do ambiente cloud e, consequentemente, sua eficiência operacional. Por isso, contar com um parceiro que realize uma gestão completa do seu ambiente cloud é fundamental para o sucesso do seu projeto – e do seu negócio como um todo.

DESCUBRA: Gestão de segurança e os serviços gerenciados de cloud

A Dedalus, que é pioneira em cloud computing no Brasil, é a melhor solução para esse impasse.

Sabemos que cada empresa possui necessidades únicas, por isso, temos uma equipe habilidosa na gestão do seu ambiente cloud. Com o olhar analítico, conseguimos fazer a identificação das melhores oportunidades para sua realidade por meio da tecnologia.

Assim, sua equipe de TI tem tempo para focar no que realmente importa, enquanto cuidamos do funcionamento, gerenciamento, segurança e performance da sua nuvem.

Não é à toa que a fomos premiados como Partner of The Year pela Microsoft em três categorias diferentes, em reconhecimento à nossa paixão pela inovação na hora de implementar ferramentas e buscar resultados no ambiente cloud para nossos clientes.

Entenda mais sobre nossos serviços gerenciados em cloud computing (Azure e AWS) e Microsoft 365 SaaS. Converse com nossos consultores e veja como é possível alavancar sua eficiência operacional com um ambiente cloud de alta performance gerenciado pela Dedalus!

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter