5 segredos para migrar para nuvem com segurança

A transformação digital é uma realidade que se intensificou ainda mais com a pandemia. Empresas começaram a entender que migrar para nuvem já não era um capricho, mas uma necessidade. Entenda o que avaliar e como migrar!

Em 2020, segundo uma pesquisa feita pelo Synergy Research Group, divulgada pela InfoWorld, as empresas investiram mais em infraestrutura cloud do que em data centers pela primeira vez na história, um marco e tanto.

Entretanto, por mais que os serviços de cloud computing tragam diversos benefícios, ainda existem organizações resistentes a essa mudança. Os principais questionamentos giram em torno da segurança que a tecnologia pode oferecer e como realizar a migração de forma segura. 

Oito motivadores de negócios que estimulam as migrações para a nuvem

Entenda, a seguir, o que de fato significa migrar para nuvem e como fazer isso de forma segura.

O que significa migrar para a nuvem? Ela é realmente segura?

Migrar para a nuvem significa, basicamente, ter todas as aplicações de TI acessadas de qualquer lugar, a qualquer momento. Isso envolve armazenamento de dados, programas compartilhados, cibersegurança, processamento, entre outros. 

E a verdade é que a nuvem é uma das tecnologias mais seguras para dados, já que é gerenciada por quem entende e sabe como realizar o gerenciamento cloud com qualidade. Ela é projetada especificamente para garantir mais agilidade e escalabilidade, sem deixar de lado o controle de ações, que são documentadas e padronizadas.

A infraestrutura cloud permite que a distribuição e compartilhamento de recursos e dados sejam feitos de forma ágil e segura. Além disso, a tecnologia oferece mais agilidade e otimização nos processos diários, desenvolvendo e elevando a produtividade dos colaboradores ainda mais.

Em relação à segurança da nuvem, é preciso entender que esse tipo de tecnologia possui um data center capacitado para receber todos os tipos de registros, contando com alguns recursos de segurança.

Recursos de criptografia, por exemplo, asseguram a proteção dos dados. Isso quer dizer que, mesmo que um invasor mal-intencionado consiga acessar um arquivo, não será possível interpretá-lo. O firewall gerenciado também é outro recurso que torna a troca de dados mais segura através do acesso protegido.

Leia também: Gestão de produtos financeiros e serviços gerenciados de dados: qual a relação?

Certamente, obter uma infraestrutura cloud para a sua empresa traz outras vantagens significativas. As principais são:

  • Redução de custos
  • Trabalho remoto mais eficiente
  • Tomada de decisão facilitada
  • Segurança
  • Escalabilidade
  • Flexibilidade
  • Apoio para transformação digital da empresa
  • Elasticidade
  • Backup e recuperação em caso de falhas ou desastres

Mas, para migrar para nuvem de forma segura e garantir todos esses benefícios, é preciso definir um planejamento detalhado, onde constará alguns fatores importantes como: o que deve ser migrado, quais dados devem ter uma proteção maior, modelo e tecnologia que se enquadram melhor, entre outros.

Você também pode gostar: Armazenamento em nuvem: por que custa tão caro não implementá-lo?

O que avaliar para migrar para uma infraestrutura cloud com segurança

O que avaliar para migrar para a nuvem com segurança

A seguir, te contamos 5 segredos para fazer a migração de forma segura e eficaz.

  1. Levantamento de dados

Fazer a seleção dos processos e informações que devem receber maior proteção. O mapeamento dessas informações garantirá que informações sigilosas fiquem em um ambiente seguro, bem como proteger contra o acesso de qualquer pessoa não autorizada.

  1. Backup antes da migração

A fim de prevenir qualquer falha ou problema durante o processo, certifique-se de fazer um backup dos dados e informações. Assim, caso algum contratempo ocorra, é possível recuperá-los com facilidade.

  1. Consultoria especializada

Contar com um parceiro especializado é um dos principais fatores que garantem uma migração para nuvem segura. Uma das principais vantagens em contratar uma empresa que forneça esse serviço é a garantia de que o processo será feito de forma segura, além de receber um atendimento personalizado, suporte e monitoramento contínuo e cibersegurança 24×7.

  1. Escolha as ferramentas adequadas

Atualmente existem diversas ferramentas e plataformas cloud no mercado e saber escolher a que oferecer melhor custo-benefício é um grande passo. É por isso que contar com uma consultoria especializada é tão importante. 

Dessa maneira, os profissionais envolvidos guiam você na escolha, auxiliando no entendimento sobre o modo operacional e quais os benefícios de cada uma.

  1. Faça testes

Quando o assunto é cibersegurança, todo cuidado é pouco. É por isso que realizar testes de segurança e desempenho é um meio de garantir que tudo está dentro do planejado e combinado. Eles também ajudam a identificar se algum dado ou processo se perdeu no caminho e se a cibersegurança está sendo eficiente. 

Sendo assim, um jeito de testar é tentar burlar a segurança, justamente para observar se os requisitos esperados de proteção e desempenho estão sendo atendidos.

Como migrar para nuvem com a Dedalus

A Dedalus é pioneira em cloud computing no Brasil. Oferecemos suporte em todas as etapas, desde o planejamento até o acompanhamento de resultados, garantindo uma entrega eficiente e de qualidade para todos os clientes.

Nossos serviços são realizados por profissionais certificados e capacitados, com expertise necessária para migrar para nuvem com segurança e garantir uma infraestrutura cloud otimizada, de acordo com as necessidades de cada empresa e uma cibersegurança eficaz.

Entre em contato e fale com nossos especialistas. Garanta uma migração segura, de qualidade e eficaz.

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Cloud compliance: transparência no tratamento de dados em nuvem

Com o aumento da segurança na Nuvem, as regras de conformidade regulatória tiveram que evoluir. Agora, plataformas e serviços de Cloud Computing precisam seguir padrões rígidos e leis de segurança, ou enfrentar contestações legais e penalidades. Dessa forma, investir em medidas avançadas de Cloud Compliance não é mais um diferencial competitivo, mas uma estratégia crucial […]

Conectando o futuro: IA generativa e cloud computing

A combinação entre IA generativa e cloud computing está abrindo novas possibilidades de inovação e eficiência nas operações das empresas, ao mesmo tempo que permite a criação de experiências mais personalizadas para os clientes. Neste artigo, exploramos como a integração da IA generativa na nuvem pode revolucionar o ambiente empresarial e tornar as tomadas de […]

O que esperar do futuro da computação em nuvem e como se preparar

O futuro da computação em nuvem promete trazer uma série de benefícios para as empresas, mas também traz consigo desafios únicos. Ao adotar uma abordagem proativa e se preparar adequadamente, é possível se posicionar para aproveitar ao máximo as oportunidades que essas mudanças trarão. A seguir, conheça as principais tecnologias emergentes e saiba como garantir […]

Assine a Newsletter