A hora de resolver é agora

Ouvi na rádio que a boa notícia para o Brasil é que estamos entrando no segundo semestre. Como brasileiro e empreendedor há décadas, claro que acompanho de perto tudo o que tem acontecido, em especial no lado econômico, e me sinto aliviado de ver que as coisas vão se encaminhando para que a gente saia desta crise toda. Vai demorar, mas estamos na estrada certa – isto já é bastante bom.

Temos cerca de 1.000 clientes, então de certa forma somos um termômetro do clima de negócios. E o primeiro semestre para nós foi, na resultante, bem positivo. Vamos contabilizar um crescimento de 50% sobre o primeiro semestre de 2015 e uns 80 clientes novos. Estes números têm se tornado comuns aqui na Dedalus. Desde 2009, quando decidimos por Cloud, crescemos a taxas médias de uns 40%. Nosso churn (taxa de perda de clientes) se manteve dentro da meta, menos de 5%.

Há muito trabalho de meu time nestas conquistas, em especial em entender e melhorar nosso relacionamento com os clientes-chave deste processo. Pois não há ninguém indiferente a este momento: ou temos clientes que estão muito bem (nosso foco é atender com qualidade redobrada) ou que estão com sérios desafios (e nosso trabalho é ajudar a reduzir custos, pensar num plano financeiramente adequado e ajudar a ter ideias novas). Mas na média, o que temos visto, em especial nas últimas semanas, é um realismo positivo (ia escrever “otimismo”, mas não chegamos lá ainda). Há uma percepção, em geral, de que a hora de resolver é agora. E que grandes decisões vão se mostrar positivas em breve.

Tenho aprendido com esta situação toda, em especial ouvindo os desafios de nossos clientes. E o que aprendi de mais forte foi um senso de responsabilidade pelo sucesso. Algo que todos nós, empresários, profissionais de tecnologia, brasileiros de nascença ou de coração, precisamos levar para estes novos tempos que estão surgindo.

Um bom segundo semestre de 2016 a todos. E boa leitura.

Maurício Fernandes – Presidente da Dedalus 

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter