Adoção de IaaS avança com adesão de grandes empresas

Cada vez mais as grandes corporações aderem ao modelo de computação em nuvem em todas as suas vertentes. Pesquisa da IDC com mais de 6 mil empresas, mostra que dois terços delas pretendem investir em infraestrutura como serviço (IaaS, da sigla em inglês), tendo como base a nuvem pública, até o final de 2016. A adesão das grandes corporações tem contribuído para o crescimento acelerado de IaaS.

A IDC projeta que a receita de IaaS baseada em nuvem pública até 2020 mais que triplicará, saltando de US$ 12,6 bilhões, em 2015, para US$ 43,6 bilhões, em 2020, o que daria uma taxa de crescimento composta anual de 28,2% no período de cinco anos.

Para o diretor de pesquisa da IDC, Deepak Mohan, esse crescimento no uso de serviços de nuvem pública acontece por possibilitar ao negócio mais velocidade. Ele avalia ainda que essa mudança no investimento em infraestrutura de TI traz desafios para os fabricantes da tecnologia. Por outro lado, entende o especialista, o crescimento de IaaS em nuvem pública cria novas oportunidades em serviços.

As mudanças provocadas em infraestrutura, arquitetura e operações de TI está transformando lentamente toda a cadeia de valor da TI corporativa, avalia a IDC. O mercado de IaaS em nuvem pública cresceu 51% em 2015 e, para 2016 e 2017 a consultoria acredita em um salto de 41%. A IDC entende ainda que alternativas como nuvem privada gerenciada cresça em maturidade e disponibilidade, garantindo aos departamentos de TI mais opções para a transformação da infraestrutura.

Para diversas empresas – e muitos estudos de mercado têm apontado para esta direção -, ter uma infraestrutura híbrida, mesclando o ambiente de TI existente com uma infraestrutura de nuvem representa a melhor opção para aderir ao IaaS em nuvem pública. A própria IDC prevê que a infraestrutura híbrida dominará o cenário corporativo, com 80% das organizações aderindo ao modelo até 2018.

Fonte: IT Fórum

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter