Adoção de IaaS avança com adesão de grandes empresas

Cada vez mais as grandes corporações aderem ao modelo de computação em nuvem em todas as suas vertentes. Pesquisa da IDC com mais de 6 mil empresas, mostra que dois terços delas pretendem investir em infraestrutura como serviço (IaaS, da sigla em inglês), tendo como base a nuvem pública, até o final de 2016. A adesão das grandes corporações tem contribuído para o crescimento acelerado de IaaS.

A IDC projeta que a receita de IaaS baseada em nuvem pública até 2020 mais que triplicará, saltando de US$ 12,6 bilhões, em 2015, para US$ 43,6 bilhões, em 2020, o que daria uma taxa de crescimento composta anual de 28,2% no período de cinco anos.

Para o diretor de pesquisa da IDC, Deepak Mohan, esse crescimento no uso de serviços de nuvem pública acontece por possibilitar ao negócio mais velocidade. Ele avalia ainda que essa mudança no investimento em infraestrutura de TI traz desafios para os fabricantes da tecnologia. Por outro lado, entende o especialista, o crescimento de IaaS em nuvem pública cria novas oportunidades em serviços.

As mudanças provocadas em infraestrutura, arquitetura e operações de TI está transformando lentamente toda a cadeia de valor da TI corporativa, avalia a IDC. O mercado de IaaS em nuvem pública cresceu 51% em 2015 e, para 2016 e 2017 a consultoria acredita em um salto de 41%. A IDC entende ainda que alternativas como nuvem privada gerenciada cresça em maturidade e disponibilidade, garantindo aos departamentos de TI mais opções para a transformação da infraestrutura.

Para diversas empresas – e muitos estudos de mercado têm apontado para esta direção -, ter uma infraestrutura híbrida, mesclando o ambiente de TI existente com uma infraestrutura de nuvem representa a melhor opção para aderir ao IaaS em nuvem pública. A própria IDC prevê que a infraestrutura híbrida dominará o cenário corporativo, com 80% das organizações aderindo ao modelo até 2018.

Fonte: IT Fórum

Posts mais lidos

Microsoft Viva Insights: como melhorar sua gestão pessoal?

O Microsoft Viva Insights fornece, basicamente, algumas informações pessoais sobre dois fatores de extrema importância na gestão pessoal: o seu tempo e a sua produtividade. Ou seja, ele ajuda as pessoas a entenderem como gastam seu tempo e com que o gastam. Com ele, você pode ver – e gerenciar – como gastou seu tempo […]

Gestão de equipes: ajude o seu time a prosperar com o Microsoft Viva

Você já ouviu falar no Microsoft Viva para Gestão de Equipes? Para aqueles que ainda não conhecem, o Viva é uma plataforma de gestão de equipes e experiência de colaboradores, baseado na Microsoft 365 e usado no Microsoft Teams. Além disso, ele reúne comunicações, conhecimentos, aprendizados, recursos e insights para otimizar o fluxo de trabalho. […]

Segurança de dados e mercado de e-Learning: qual a relação?

Com o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, as edtechs e o mercado de e-Learning, como um todo, tiveram um crescimento acelerado, sobretudo nos dois últimos anos. Mas, a boa notícia é que essa tendência de educação à distância deve continuar em alta, em ambos os segmentos, mesmo agora no pós-pandemia. Pelo menos, é […]

Assine a Newsletter