Armazenamento em nuvem: por que custa tão caro não implementá-lo

A necessidade do armazenamento em nuvem para dados não é novidade. Porém, está se tornando crucial que isso seja feito quanto antes. Entenda.

Como funciona o armazenamento em nuvem e qual sua importância atualmente?

Temos visto cada vez mais empresas virtualizando sua infraestrutura e aderindo ao armazenamento em nuvem… E os motivos são simples: mais velocidade, diminuição de custos e maior flexibilidade, o que acaba gerando um aumento significativo na produtividade.

Leia também: Tecnologia é para agregar valor, caso contrário é custo

Por enquanto, os motivos principais são esses. Mas…

Como em toda história de grandes transformações, existem três tipos de empresas:

  • Aquelas que são pioneiras e visionárias, que sabem que uma transformação sem volta está dando seus primeiros sinais e será preciso, obrigatoriamente, adaptar-se.
  • Existem aquelas (a maioria) que se adaptam porque, ao ver um movimento inicial no mercado, temem ficar para trás.
  • E, por último, existem aquelas que aos trancos e barrancos são obrigadas a mudar porque já não existe mais espaço para elas nesse novo mercado. Geralmente, essas empresas perdem grandes oportunidades e acabam ficando para trás, tornando-se obsoletas.

E, sim, existe ainda um quarto tipo de empresa: as que desaparecem do mapa por não terem se adaptado

O fato é que… fazer armazenamento em nuvem dos seus dados tornou-se essencial. A questão é: que tipo de motivação terá a sua empresa para fazer isso? Visão de futuro? Medo de ficar para trás? Falta de espaço no mercado ou o risco de desaparecer do mapa?

Como funciona o armazenamento em nuvem

As empresas de hoje precisam ser capazes de acessar e processar imensas quantidades de informação de forma rápida e eficaz para se manterem competitivas. 

Para isso, o armazenamento em nuvem surge como a grande solução para gerenciar essas informações, permitindo o fácil acesso, a qualquer hora, de qualquer lugar. 

Através de uma rede de servidores interconectados, encontrar informações se torna uma tarefa muito mais fácil para as empresas, que podem tomar decisões com base nelas de uma forma muito mais rápida.

Vantagens do armazenamento em nuvem

O armazenamento de dados em nuvem oferece grandes vantagens, e aqui estão as cinco principais razões pelas quais esse é o futuro para as empresas:

  1. Maior segurança e transparência do que os métodos tradicionais de armazenamento;
  2. A nuvem de dados permite que as empresas acessem seus dados de qualquer lugar do mundo, o que é especialmente importante na era digital atual;
  3. Reduz os custos de negócios eliminando a necessidade de espaço de armazenamento e hardwares caros;
  4. Em nuvem, é possível um gerenciamento remoto muito mais ágil, além disso, a atualização de softwares pode ser feita automaticamente;
  5. Aumento da produtividade na empresa, já que o acesso e a troca de informações pode ser feita a qualquer momento, em qualquer lugar.

Ao entender como funciona o armazenamento em nuvem, seu negócio poderá usufruir de inúmeros benefícios que farão muita diferença na performance da sua empresa.

Data Cloud é seguro?

Com servidores internos, seus dados podem ficar potencialmente vulneráveis, enquanto as chances de isso acontecer com uma Infrastructure as a Service (IaaS) são extremamente pequenas.

Melhor ainda se sua empresa realizar a gestão contínua dos ambientes em cloud, uma vez que a responsabilidade sobre a proteção de seu ambiente precisa ser construída e gerenciada.

Isso significa que eles não correm o risco de serem perdidos com algum erro crítico no sistema ou até mesmo em um dano físico ao equipamento, como pode acontecer caso se esteja utilizando um data center interno.

Leia também: 5 iniciativas para que sua empresa se torne data driven

Quanto custa investir em armazenamento em nuvem?

A pergunta que você deve se fazer é: quanto custará para a sua empresa se ela não implementar o armazenamento na nuvem?

No ambiente competitivo do mercado, as decisões orientadas por dados são essenciais para manter o ritmo. No entanto, muitas empresas estão tardiamente migrando para a nuvem, acreditando que o custo de implementação supera os benefícios. Isso não poderia ser mais distante da verdade.

Se sua empresa não entender como funciona o armazenamento em nuvem e não investir nesta tecnologia, provavelmente, enfrentará vários custos no futuro. Aqui estão alguns:

Em primeiro lugar, você perderá oportunidades de melhorar suas operações. Por não ter acesso aos conjuntos de dados mais recentes, você pode deixar de obter insights que venham a otimizar processos ou identificar novas oportunidades de negócios. Além disso, seus concorrentes poderão capitalizar sua falta de conhecimento explorando quaisquer brechas em seu sistema.

Em segundo lugar, o armazenamento de dados inadequado pode levar a vendas perdidas, desperdício de tempo e dinheiro, ou mesmo processos judiciais.

Os dados da empresa podem ser perdidos de várias maneiras: desde erros simples, como não fazer backup de arquivos importantes, até acidentes mais graves, como incêndio ou inundação.

E isso sim vai gerar um altíssimo custo para a sua empresa!

Cuidados a serem tomados ao migrar sua infraestrutura para a nuvem

Migrar sua infraestrutura para a nuvem é assunto sério, e alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas ou gastos desnecessários.

Ao contratar uma empresa para migração ou gestão da nuvem, você deve se atentar a pontos de extrema importância como:

  • Histórico da empresa contratada;
  • Segurança de entrega em projetos nevrálgicos e complexos;
  • Expertise e time certificado;
  • Atendimento durante todas as fases do processo;
  • Gestão 24h.

E, principalmente, lembrar que esta será uma parceria de longo prazo.

Conclusão

Bom, se você chegou até aqui, deve ter percebido que a questão sobre armazenamento em nuvem não é se você irá fazê-la em sua empresa ou não, mas…Quando irá fazer essa migração e qual empresa irá buscar como parceira para ajudar e orientar no processo de migração.

Nós, da Dedalus, entendemos que esse é um grande passo na vida da sua empresa, e que este pode ser um verdadeiro divisor de águas. Toda grande mudança gera receios, nós sabemos disso.

Somos pioneiros em soluções em nuvem e nossa expertise nos dá a segurança para poder ajudar o  seu negócio com a transformação digital, assim como já ajudamos muitas empresas a revolucionarem seus processos. Você pode conferir algumas delas AQUI.

E aproveite também para deixar nos comentários o que achou deste conteúdo e o que você gostaria que nós trouxéssemos em próximos conteúdos para ajudar a sua empresa nessa transição, que se não for agora, será muito em breve.

Entre em contato conosco

Posts mais lidos

Microsoft Viva Insights: como melhorar sua gestão pessoal?

O Microsoft Viva Insights fornece, basicamente, algumas informações pessoais sobre dois fatores de extrema importância na gestão pessoal: o seu tempo e a sua produtividade. Ou seja, ele ajuda as pessoas a entenderem como gastam seu tempo e com que o gastam. Com ele, você pode ver – e gerenciar – como gastou seu tempo […]

Gestão de equipes: ajude o seu time a prosperar com o Microsoft Viva

Você já ouviu falar no Microsoft Viva para Gestão de Equipes? Para aqueles que ainda não conhecem, o Viva é uma plataforma de gestão de equipes e experiência de colaboradores, baseado na Microsoft 365 e usado no Microsoft Teams. Além disso, ele reúne comunicações, conhecimentos, aprendizados, recursos e insights para otimizar o fluxo de trabalho. […]

Segurança de dados e mercado de e-Learning: qual a relação?

Com o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, as edtechs e o mercado de e-Learning, como um todo, tiveram um crescimento acelerado, sobretudo nos dois últimos anos. Mas, a boa notícia é que essa tendência de educação à distância deve continuar em alta, em ambos os segmentos, mesmo agora no pós-pandemia. Pelo menos, é […]

Assine a Newsletter