7 recursos do Microsoft 365 que ajudam a aumentar a produtividade da sua empresa

Buscando formas de alcançar a eficiência organizacional? O Microsoft 365 pode ser a solução que procurava. Veja como!

Obter uma boa eficiência organizacional é o objetivo de qualquer gestor, certo? Afinal, o trabalho dos colaboradores é fundamental para que as metas do negócio sejam alcançadas.

Mas, sabemos que essa não é uma tarefa fácil. É preciso criar, implementar e manter um ambiente de trabalho que forneça bons recursos e ferramentas uma vez que, como gestor, é sua função pensar em métodos que ajudem na produtividade da equipe.

Leia também: Microsoft Azure traz benefícios para a otimização de ambientes digitais

Assim sendo, o Microsoft 365 pode ser a solução que procurava. Continue lendo o artigo para entender como essa solução pode contribuir para aumentar a produtividade.

Eficiência organizacional: Produtividade sem desperdício

Antes de, de fato, explicarmos os benefícios dos recursos do Microsoft 365 e como ele ajuda a aumentar a produtividade das equipes, é preciso falar sobre eficiência organizacional.

Para uma empresa alcançar – e manter – o sucesso, é preciso pensar em estratégias que combinem o crescimento, desenvolvimento e eficiência de cada indivíduo que ali desempenha uma função. 

E, para isso, entender o nível de eficiência organizacional de uma empresa é importante não só para entender se os procedimentos internos estão funcionando, mas o que pode ser melhorado.

A eficiência organizacional é, basicamente, ser uma organização que produz sem desperdício. Em outras palavras, é a capacidade de produzir resultados com um gasto mínimo de tempo, materiais e energia. 

Assim, pensar em soluções que auxiliem a equipe a aumentar a produtividade, mas de forma centralizada, é um dos meios para alcançar essa eficiência organizacional. 

O Microsoft 365 é uma suíte de aplicações que concentra, conecta e influencia a produtividade dos colaboradores de forma útil e moderna.

Licença Microsoft 365 Dedalus

Conheça os recursos do Microsoft 365 que ajudam a aumentar a produtividade da sua equipe

Pensando em ajudar a otimizar operações e aumentar a produtividade de empresas, a Microsoft reuniu todas as suas soluções em uma única plataforma. Baseado na nuvem, o Microsoft 365 fornece ferramentas de produtividade que ajudam a organizar o trabalho e alcançar o máximo potencial dos colaboradores.

De certo, você já usou ou utiliza algum dos programas do Microsoft 365, como o Word, Excel, PowerPoint e OneNote. A ferramenta é excelente para ambientes corporativos, mas muitas organizações não sabem que é possível explorar ainda mais a solução e maximizar a produtividade interna através de outros recursos. 

Veja, a seguir, como a plataforma pode transformar a forma como seus colaboradores trabalham através de recursos poderosos e eficientes.

Envolvimento da equipe

Um dos recursos do Microsoft 365 que auxilia a aumentar a produtividade é o SharePoint. Basicamente, o recurso permite o compartilhamento de arquivos, dados, notícias e a gestão de conteúdo de uma organização.

Além disso, também permite automatizar processos. Nesse caso, os usuários podem usar fluxos de trabalho integrados e personalizados, já que todo o conteúdo e fluxos automatizados são hospedados em páginas do SharePoint.

As páginas ainda oferecem recursos de gerenciamento de projeto, permitindo que os membros se mantenham informados sobre cada estágio do projeto.

Descubra: Cloud computing no home office: como o gerenciamento em nuvem ajuda as empresas

Comunicação mais eficiente

beneficios Microsoft 365

A capacidade de uma equipe se comunicar adequadamente é um dos principais aspectos que influenciam no resultado final. Pensando nisso, o Microsoft 365 oferece o Microsoft Teams

A plataforma conta com recursos de chat online, videoconferência, armazenamento de arquivos e a integração com diversos aplicativos corporativos. Assim, é possível que os colaboradores se comuniquem de qualquer lugar, a qualquer hora, em um único espaço de trabalho.

Gestão de e-mail empresarial facilitada

O Exchange é um recurso do Microsoft 365 que permite que colaboradores trabalhem de forma mais inteligente. Isso porque, por ser todo baseado na nuvem, permite o acesso via desktop ou dispositivos móveis.

Ademais, também oferece exibição e interação com mensagens, tarefas, contatos e calendário de forma organizada e personalizada. Assim, toda a gestão de e-mail e agenda é simplificada.

Tarefas mais organizadas

O Microsoft Planner é um recurso do Microsoft 365 que ajuda a aumentar a produtividade de equipes através de um gerenciamento de tarefas intuitivo, colaborativo e visual.

Ele permite a colaboração em um projeto de uma equipe, ver relatórios em andamento e o acompanhamento de atribuições individuais. Com esse recurso, a eficiência organizacional é elevada ao máximo potencial, uma vez que capacita a equipe de forma simplificada.

Conectando pessoas

Ter um espaço exclusivo para que áreas se comuniquem internamente, sem o envolvimento de pessoas de outros setores, é fundamental para uma eficiência organizacional plena. Isso porque, muitas vezes, pessoas de outras esferas da empresa acabam caindo de paraquedas envolvidas em assuntos que não são de sua esfera profissional. 

Para isso, o Microsoft 365 tem a criação de Grupos. Essa abordagem permite que pessoas e ferramentas de uma área específica sejam conectadas, sem que terceiros sejam envolvidos. 

O objetivo dos Grupos do Microsoft 365 é fornecer uma maneira automatizada e menos penosa para a empresa. Desse modo, colaboradores e parceiros externos podem conversar entre si sobre projetos singulares.

Segurança

A preocupação com a segurança dos dados é um ponto que afeta – e muito – a eficiência organizacional. Por mais que as estratégias para aumentar a produtividade sejam bem elaboradas, de nada adianta se não existe uma camada de proteção e segurança. A preocupação com perda ou vazamento de arquivos e documentos importantes, muitas vezes, influencia diretamente na produção.

Por isso, ao contar com o Microsoft 365, você pode ficar despreocupado. Além de ter todos os arquivos salvos como backup no OneDrive, a ferramenta fornece atualizações de segurança constantes. Menos uma preocupação para você e seus clientes!

Microsoft Viva

Além de todos esses recursos, é possível incluir complementos extras dentro do Microsoft 365. Esse é o caso do Microsoft Viva.

O Viva possui quatro módulos, sendo eles: Connections, Insights, Learning e Topics. Essa é uma plataforma de gestão de equipes e experiências baseada no Microsoft 365 e no Microsoft 365. Saiba mais sobre como ajudar o seu time a prosperar com o Microsoft Viva.

Conte com a Dedalus para aumentar a produtividade da sua empresa

Se você chegou até aqui, é porque realmente se preocupa com a eficiência organizacional do seu negócio. Buscar as melhores soluções que te auxiliem nessa tarefa é o primeiro passo para aumentar a produtividade e obter resultados positivos. Conheça nossos Serviços para Soluções em Nuvem Microsoft.

A Dedalus contribui com o desempenho de negócios através de tecnologias inovadoras e, junto à Microsoft, pode ser sua parceira. Fale conosco!

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Gestão de ambientes em cloud: melhores práticas para o 2º semestre de 2024

O cloud computing revolucionou a maneira como as empresas operam, oferecendo flexibilidade, escalabilidade e eficiência sem precedentes. No entanto, para aproveitar ao máximo os benefícios, é essencial implementar uma boa gestão de ambientes em cloud. Neste texto, exploraremos a importância dessa gestão contínua e eficaz, as melhores práticas atuais e as ferramentas e estratégias necessárias […]

Cloud compliance: transparência no tratamento de dados em nuvem

Com o aumento da segurança na Nuvem, as regras de conformidade regulatória tiveram que evoluir. Agora, plataformas e serviços de Cloud Computing precisam seguir padrões rígidos e leis de segurança, ou enfrentar contestações legais e penalidades. Dessa forma, investir em medidas avançadas de Cloud Compliance não é mais um diferencial competitivo, mas uma estratégia crucial […]

Conectando o futuro: IA generativa e cloud computing

A combinação entre IA generativa e cloud computing está abrindo novas possibilidades de inovação e eficiência nas operações das empresas, ao mesmo tempo que permite a criação de experiências mais personalizadas para os clientes. Neste artigo, exploramos como a integração da IA generativa na nuvem pode revolucionar o ambiente empresarial e tornar as tomadas de […]

Assine a Newsletter