AWS Auto Scaling: Otimizando desempenho e custos

O AWS Auto Scaling é um serviço que ajuda a escalar recursos e aplicativos na nuvem de forma plena e eficaz. Veja como ele pode ajudar a sua empresa!

A AWS, provedor de computação em nuvem, oferece diversos recursos, serviços e ferramentas que permitem um melhor gerenciamento e disponibilidade de aplicativos na nuvem.


Um desses recursos é o AWS Auto Scaling, um serviço que tem como objetivo monitorar e escalar recursos a fim de manter um desempenho constante e previsível dos aplicativos na nuvem. 

Com esse recurso é possível configurar de forma fácil e eficaz a escalabilidade de aplicativos, o que ajuda na otimização de custos de infraestrutura e desempenho.

Nova call to action

Leia também: Desvendando 6 mitos sobre a migração para a nuvem

Os recursos do AWS Auto Scaling

O serviço de Auto Scaling da AWS conta com alguns recursos e planos que ajudam a escalar recursos para garantir a disponibilidade e eficiência do seu negócio.

Amazon EC2 Auto Scaling

Ajuda a garantir o número correto de instâncias do Amazon EC2 disponíveis para gerenciar e escalar recursos automaticamente. Também ajuda a detectar, encerrar e substituir uma instância não íntegra. O seu uso melhora a tolerância a falhas, disponibilidade e gerenciamento de custos dos aplicativos.

Amazon ECS

O Amazon Elastic Container Service permite o gerenciamento das cargas de trabalho e encerramento de instâncias EC2 registradas nos clusters. Isso ajuda a manter custos operacionais baixos e, ao mesmo tempo, manter a disponibilidade das cargas de trabalho.

Amazon DynamoDB

Permite que tabelas e índices aumentem ou diminuam a capacidade provisionada de leitura e gravação para gerenciar picos ou quedas repentinas de tráfego.

Amazon Aurora

Ajusta o número de réplicas de leitura provisionadas para um cluster com o objetivo de lidar com alterações repentinas em conexões ativas ou de carga de trabalho.

Leia também: Como escolher a melhor tecnologia em nuvem para minha empresa?

Os benefícios do AWS Auto Scaling para o seu negócio

O Auto Scaling da AWS é usado com o propósito de, basicamente, deixar disponível os aplicativos na nuvem de forma escalável, sem custos adicionais e sem afetar o desempenho. Os benefícios do serviço são diversos!

Escalar recursos rapidamente

Através de uma interface simples e intuitiva, o recurso permite que diversos níveis de utilização para vários recursos sejam definidos. É possível visualizar rapidamente a utilização média de todos os aplicativos na nuvem sem precisar navegar por outros consoles e definir os níveis pretendidos de utilização para cada grupo de recursos.

Isso quer dizer que se, por exemplo, um aplicativo usa o Amazon EC2, é possível usar o AWS Auto Scaling para gerenciar o provisionamento de recursos de todos os grupos de Auto Scaling do EC2, bem como as tabelas de banco de dados.

Decisões de escalabilidade mais inteligentes

O AWS Auto Scaling fornece a criação de planos de escalabilidade que automatizam a forma como grupos de recursos diferentes respondem às variações de demanda. É possível, por exemplo, priorizar disponibilidade, custos ou equilibrar os dois. 

Além disso, o serviço cria automaticamente todas as políticas de escalabilidade e define objetivos de acordo com a sua preferência e necessidade.

Desempenho ideal

O AWS Auto Scaling também mantém o desempenho e a disponibilidade ideal dos aplicativos na nuvem, mesmo com cargas de trabalho periódicas, imprevisíveis ou inconstantes. 

Ele monitora continuamente os aplicativos a fim de garantir que operem em níveis satisfatórios. Assim, quando ocorrem picos de demanda, o AWS Auto Scaling aumenta automaticamente a capacidade dos recursos restritos, mantendo uma alta qualidade de serviço.

Gestão de custo eficiente

Outro benefício do AWS Auto Scaling é em relação ao gerenciamento de custos. Ele pode ajudar a otimizar as eficiências de utilização e custo do consumo de ambientes e aplicativos na nuvem, uma vez que paga apenas pelos recursos que realmente precisa. 

Isso significa que quando a demanda cai, o AWS Auto Scaling remove automaticamente toda a capacidade excessiva de recursos. Assim, você evita gastos desnecessários.

Leia também: Cloud de alta performance: 5 práticas que sua empresa precisa conhecer

Escalar recursos e aplicativos na nuvem é mais simples do que imagina

Como você já pôde perceber ao longo desse conteúdo, o AWS Auto Scaling mantém a disponibilidade de aplicativos na nuvem e permite escalar recursos de forma fácil e eficaz.


Utilizar os recursos de forma eficiente gera corte de gastos desnecessários e impacta positivamente no negócio como um todo.

A Dedalus pode te ajudar em toda sua jornada na AWS, desde o planejamento até a otimização do ambiente cloud. 

Nosso time de especialistas está preparado para atender às demandas de migração, integração e implementação de projetos, afinal, a Dedalus é um Managed Service Provider Next Generation AWS. Isso atesta a nossa experiência e capacidade em ser um verdadeiro parceiro para nossos clientes.

Saiba mais detalhes, fale com um especialista Dedalus agora mesmo.

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Host Dedicated Server: como essa solução pode beneficiar sua empresa

As maiores preocupações das empresas, independente do porte ou setor, é garantir a segurança, o desempenho e a confiabilidade das suas operações. E uma das soluções mais eficazes para alcançar esses objetivos é o Host Dedicated Server. Neste artigo, vamos explorar em detalhes os benefícios do servidor dedicado para as empresas, qual a relação com […]

Data IA na nuvem: tomada de decisão baseada em dados

A integração do Data IA na nuvem é um dos motores que impulsionam a tomada de decisão baseada em dados nas organizações, oferecendo benefícios significativos e desafiando as empresas a repensarem suas abordagens tradicionais. Leia também: Inovações em engenharia de dados: impulsionando a governança e a eficiência Neste artigo, exploraremos como essa integração está transformando […]

O impacto do Data IA na segurança de dados na nuvem

Hoje, volumes enormes de dados são gerados diariamente e a segurança de dados na nuvem tornou-se uma preocupação primordial para empresas de todos os setores. A integração do Data IA na segurança de dados oferece uma nova camada de proteção, revolucionando a forma como as empresas defendem suas infraestruturas digitais. Entenda neste conteúdo como a […]

Assine a Newsletter