Autodoc migra seus sistemas para a nuvem AWS e aumenta sua eficiência operacional com apoio da Dedalus

Empresa abandona modelo on-premise e inicia sua jornada na nuvem

A Autodoc desenvolve, desde 2003, soluções tecnológicas que atendem as necessidades particulares do setor de construção. Com o background dos fundadores em engenharia e tecnologia, garante aos mais de 2.000 clientes no Brasil e exterior o olhar estratégico para as tendências e inovações do mercado que atende aos profissionais deste segmento.

Atualmente, os Softwares como Serviço da Autodoc são ferramentas de trabalho para milhares de arquitetos e engenheiros e entregam soluções capazes de ajudar os profissionais a otimizarem o seu tempo e elevarem sua produtividade, além de atender cada especificidade técnica e singular durante a jornada pré-construção, construção e pós-construção. A Autodoc tem o diferencial de ter sido concebida como conceito de SaaS – Software como Serviço – desde a entrada no mercado com a sua primeira solução. A cultura SaaS faz parte do DNA da empresa.

Desafio

Quando decidiram entrar no mercado, há mais de 18 anos, a Autodoc trabalhava com o modelo de soluções on-premises, onde os servidores ficavam localizados na própria empresa, que era o formato padrão na época. Com o surgimento de Cloud, a empresa identificou na tecnologia uma forma de operação mais eficaz, porém encontraram resistência de parceiros para implementar a solução por ser um serviço recente no setor.

Durante essa jornada, a Autodoc evoluiu e, com os avanços e maior disponibilidade de acesso às tecnologias em nuvem no Brasil, consideraram a solução oferecida pela AWS, o turning point de infraestrutura.

Após conversas com diversas empresas do mercado, a Dedalus tinha a gestão que se ajustava perfeitamente às demandas da empresa. “O serviço on-premises já não era o que mais tinha fit com a infraestrutura que queríamos para a Autodoc, quando começamos a olhar players no mercado que pudessem atender às nossas demandas, a Dedalus teve destaque pelos serviços oferecidos”, afirma Tiago Silva, CTO da Autodoc.

Ana Sestak, fundadora da Autodoc, complementa, “Um dos fatores de consideração para nossa escolha, foi observar a visão de líder de mercado voltada para o negócio, com alto nível técnico. Sei que fizemos a escolha certa, o time da Dedalus se tornou uma extensão da nossa equipe, nos apoiando no processo de migração, segurança e projetos”, afirma a executiva.

O que foi proposto

A jornada para a nuvem foi diagnosticada como ponto crucial para a evolução da empresa, pela possibilidade de escalar servidores em questões de segundos, trazendo mais eficiência. A migração durou pouco mais de um mês, considerando todo o processo de avaliação da Dedalus, consultoria e conclusão do processo.

O projeto foi muito bem planejado, alinhado entre as duas empresas e executado a 4 mãos com o objetivo de se obter uma migração bem-sucedida. A Autodoc já contava com parte de sua infraestrutura em nuvem e uma outra ainda em ambiente físico, então a Dedalus os ajudou a estruturar da melhor forma o que havia em AWS e a migrar o que ainda necessitava sair do físico.

Ganhos percebidos

Foi possível notar, durante todo o período de implementação, a redução do esforço interno na tomada de decisão de escala de infraestrutura. O tempo de implementação também foi um ganho considerável para a empresa que passou de 20 dias para realizar o processo de compra e aprovação de servidores para alguns segundos.

Também foi possível observar uma economia de 20% nos custos do modelo atual, se comparado ao anterior que possuía custos de aquisição e manutenção. Hoje, a Autodoc tem a segurança de contar com um parceiro que é especialista e está sempre pronto para propor as melhores soluções, independentemente do cenário de desafio que a empresa venha a enfrentar.

Próximos passos

A Autodoc passou por um processo de M&A e agora é uma empresa da Ambar. Nesse momento o desafio é a transformação da empresa na maior Plataforma Digital para o Setor da Construção. Além do processo de integração dos produtos digitais das duas empresas, que contam com o collection de portfólio do Autodoc, EVA e Conaz, a empresa está em processo avançado de desenvolvimento do Suite Autodoc, que conta com todos os produtos integrados, mais novos produtos que estão em desenvolvimento e novas features nos produtos existentes. A forte tendência daqui em diante é também o conceito de obra na palma da mão, explorando o fortalecimento da mobilidade para entrega de mais valor ao cliente da obra.

A Plataforma já está sendo em fase avançada de desenvolvimento e em breve estará disponível para todos os clientes da empresa. O conceito do projeto Plataforma Autodoc/Ambar é ser um ecossistema aberto, visando proporcionar aos clientes a integrações com outros softwares parceiros por meio das APIs da Autodoc.

Outra estruturante da estratégia de mercado da AMBAR nesse momento, que vai suportar a expansão da Plataforma, são outros possíveis M&As que estão no radar da empresa, com o objetivo de fortalecer a SUITE na jornada da construção e consolidação da liderança no setor.

A Autodoc já possui estratégia para os próximos três anos e, para a continuidade desta parceria, já iniciaram conversas com a Dedalus, para realizar a gestão dessa nova infraestrutura e do que vão consumir neste processo tanto a curto quando a médio prazo.

Solicite contato

Assine a Newsletter