Automatização de processos internos fez do Fibra um verdadeiro banco digital

Com o apoio da Dedalus, instituição mantém o gerenciamento contínuo de seus dados na nuvem AWS

Não é segredo para ninguém que o setor financeiro é o segmento da Economia que realiza os maiores investimentos em produtos, serviços e soluções de Tecnologia da Informação no mercado brasileiro. Com o Banco Fibra não seria diferente que, sem perder o toque pessoal, aplica as melhores práticas e tecnologias para ampliar sua presença e agilidade na vida dos clientes. O Banco Fibra é de atacado, focado no atendimento aos segmentos de Empresas, Corporate e Agro, com profissionais presentes na vida dos clientes em nível nacional e que entregam precisão, transparência e velocidade para quem produz no Brasil.

Ganho de produtividade e na qualidade de serviços

Buscando aumentar sua produtividade, melhorar a qualidade de seus serviços e produtos ofertados e aprimorar a experiência de seus clientes, o Banco Fibra entendeu que a digitalização interna era a estratégia que traria maior valor ao seu negócio e aos seus clientes. Para isso, a instituição apostou em um modelo de nuvem, que disponibilizasse escalabilidade, resiliência e segurança, mantendo custo sob controle. A primeira decisão do Fibra foi definir prioridades e estabelecer um roadmap viável que pudesse ser acompanhado em todas as suas fases, além de contribuir para a mudança de cultura da organização, ajudando aos colaboradores a entenderem o novo modelo de desenvolvimento e de lançamento de produtos e serviços e, também, a mensurar o sucesso dentro da nova realidade e das novas expectativas dos clientes do banco.

De acordo com Carlos Alberto Sangiorgio, diretor de Tecnologia e Transformação Digital do Banco Fibra, não havia dúvida alguma que, em um mundo de crescimento exponencial de dados, a estratégia computacional do banco deveria ser data driven. “Melhorar os processos gerando e interligando conjuntos mínimos de atividades correlatas passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Em relação às pessoas, temos procurado juntar as áreas de negócios e os envolvidos em cada processo para entender o problema e incentivar a colaboração na busca da melhor solução”, conta.

O que foi proposto

Em busca de deixar sua relação com a nuvem ainda mais eficiente, o Banco Fibra encontrou na Dedalus o parceiro ideal para gerenciar seus dados na nuvem AWS, o transformando em um verdadeiro banco digital. A Dedalus é considerada empresa líder em Cloud Computing e especialista em Serviços Gerenciados (em inglês, Managed Services Provider), certificada pela AWS e considerada um “Next Gen MSP”.

Ganhos percebidos

O sucesso da experiência com a utilização de métodos ágeis na área de TI, aliado ao apoio da Dedalus que passou a realizar o gerenciamento de dados na nuvem do banco, tem possibilitado a disseminação dessa cultura pelas diversas áreas da instituição. A iniciativa também preenche uma lacuna do mercado com relação às novas tecnologias, seja pela falta de profissionais especializados ou pelo pequeno número de provedores com ofertas de produtos ou serviços alinhado às necessidades.

Hoje, o gerenciamento de dados, por meio da nuvem, é a grande prioridade do Fibra. Projetos de Big Data, de Analytics e a criação de um Data Lake estão gerando informações essenciais ao negócio. “Nossos processos internos estão mais simples, ágeis, transparentes e seguros no nível que possibilite a uma instituição financeira atender às complexas regulações definidas pelos órgãos governamentais. A percepção positiva dos nossos clientes é um grande motivador para que continuemos nessa jornada”, explica Sangiorgio.

Graças ao apoio da Dedalus, a área de TI do Fibra passou a fazer parte da estratégia da instituição, deixando de ser vista como a área que sempre tem uma lista infindável de “coisas a resolver” e se tornou um parceiro das demais áreas da instituição, que está sempre disponível para ouvir suas demandas e que busca a melhor solução para atender às necessidades do negócio.

“A qualidade dos serviços da Dedalus na gestão e utilização da nuvem tem sido primordial para que pudéssemos gerir o negócio sem ter a preocupação com o ambiente computacional. Desde o primeiro contato, ficou claro para nós que o Banco Fibra tem valor para a Dedalus. Isso aliado ao conhecimento do assunto cloud, à prontidão no atendimento sempre que solicitado e também ao apetite por responder aos desafios que apresentamos com uma equipe absolutamente atualizada no que há de mais recente em questões de tecnologia, nos proporciona a confiança em compartilhar com eles a gestão de billing e da saúde de nossas aplicações hospedadas na nuvem”, completa Sangiorgio.

Assine a Newsletter