CISP ganha eficiência em projeto de modernização com a Dedalus

Entidade utiliza expertise da Dedalus para implementar projeto de modernização e obter ganhos de estabilidade e segurança

Fundada em 1972, a Central de Informações São Paulo (CISP) é uma associação sem fins lucrativos que promove soluções na área de gestão do risco de crédito para que seus associados possam realizar suas vendas de forma segura. Com mais de 1 milhão de pontos de vendas cadastrados, a CISP está presente nos principais estados do País e é composta por grandes indústrias dos mais variados segmentos do varejo que, somados, os volumes de negócios atingem 8% do PIB brasileiro.

O desafio

Para oferecer as soluções aos quase 200 associados, a CISP contava com dois data centers físicos em São Paulo, um na capital e outro em Barueri. Segundo Marcelo Amorim, gestor da área de Inteligência e Tecnologia da CISP, a entidade já vinha percebendo que, para atender à demanda cada vez mais crescente dos associados e se manter atualizada, era preciso se modernizar.
E a migração dos ambientes, que estavam no formato on-premises para cloud era a principal mudança a ser realizada. “O ponto é que, apesar de ter chegado a esta conclusão, tínhamos um grande obstáculo: não possuíamos o know-how necessário para isso e tínhamos plena consciência que, considerando o perfil dos nossos associados, precisaríamos de um parceiro de peso e com experiência reconhecida que pudesse nos guiar nesta jornada”, destaca.

O que foi proposto?

Amorim explica que, nesta jornada digital, a CISP já sabia da necessidade de realizar um processo de forma gradual. “Juntamente com a Dedalus criamos uma jornada adequada a nossa realidade e que tinha poucas chances de impactar a nossa operação”.
O primeiro passo realizado pela empresa foi migrar de um servidor local para um ambiente AWS.

“Analisamos o cenário e percebemos que não fazia sentido ter toda uma infraestrutura local para o pouco uso, sendo possível ter em nuvem a possibilidade de escala, sempre que necessário. Também passamos a usar o serviço de e-mail do Microsoft 365, que já nos trouxe ganhos muito importantes em virtude de todas as ferramentas e facilidades que a plataforma oferece.” – Marcelo Amorim, gestor da área de Inteligência e Tecnologia da CISP

Em seguida, a Dedalus desenvolveu o projeto para a migração do servidor de rede. “Este era um ponto delicado, pois envolvia toda a nossa rede. Contudo, a forma detalhada e minuciosa de estruturação do projeto nos trouxe muita tranquilidade e segurança. Fomos apoiados e orientados na construção de um Active Directory que, posteriormente, subimos no Azure. E, atualmente, a nossa rede está 100% em cloud ”, pontua Amorim. Para esse projeto, a Dedalus considerou o uso do Benefício Híbrido do Azure para SQL Server para as duas instâncias com SQL Server Standard.

Ganhos percebidos

O gestor da área de Inteligência e Tecnologia da CISP explica que, analisando toda a jornada, realizada em parceria com Dedalus, os ganhos foram expressivos, principalmente no que diz respeito à disponibilidade e segurança. “Após a conclusão, já aconteceu uma queda de energia no prédio onde estamos localizados e todos os sistemas que estavam em cloud seguiram operando normalmente. Isso é algo muito importante para nós que possuímos, entre os associados, grandes indústrias que não podem ficar desassistidas. A questão da segurança trazida pelo ambiente em cloud é outro ponto que considero fundamental, pois os controles de acesso são mais criteriosos, o que é primordial considerando a natureza do serviço que oferecemos”.
O executivo destaca, ainda, que o serviço de gestão contínua de seus ambientes em nuvem é um divisor de águas para a empresa.

“Atualmente, contamos com o atendimento tanto para o ambiente AWS, quanto para Azure. O serviço, de fato, vai muito além do suporte convencional, que usamos somente quando há alguma urgência. Estamos em contato com um especialista em tempo integral para sanar dúvidas e alinhar pontos importantes. Isso faz a diferença e nos traz tranquilidade.” – Marcelo Amorim

Solicite contato

Assine a Newsletter