Conductor: na vanguarda tecnológica para melhor atender ao cliente

As demandas da área comercial e a velocidade requerida para atendê-las demonstravam uma necessidade de sairmos do mundo das máquinas físicas, que estavam sob nossa gestão, para um modelo mais ágil, flexível e veloz, porém estável e com total garantia de segurança das informações

Conductor + AWS

Não é novidade para ninguém que vivemos a era das redes sociais, da explosão de dados, necessidade quase que vital de ter acesso a informações, em qualquer momento, a partir dos mais variados dispositivos e utilizando uma diversidade de aplicações que só faz crescer de forma exponencial.

Temos certeza de que as afirmações acima se encaixam no dia a dia de cada um dos nossos leitores, mas ao constatar que essa realidade também se repete no ambiente empresarial (ainda que de outra forma) podemos afirmar que a importância e a significância de atendimento a esses aspectos são ainda maiores. Imagine o desafio que uma empresa como a Conductor tem em atender demandas na velocidade requerida por esses clientes, sem prejudicar a estabilidade do ambiente. No mercado há pouco mais de 20 anos, tem alta especialização no processamento e no desenvolvimento de soluções de meios de pagamentos para as principais empresas do mercado financeiro, varejo, instituições de pagamento e mais recentemente as fintechs, ainda assim o desafio é grande.

Não por acaso, “velocidade” e “estabilidade” foram as duas razões iniciais apontadas pelo nosso entrevistado, Marcelo Fonseca, como dois atributos fundamentais a serem atendidos no desenvolvimento do projeto de efetuar a jornada para a computação em nuvem. Hoje no cargo de gerente de Infraestrutura de TI, o executivo trabalhou anos antes na empresa e retornou no início de 2017 para ser um dos principais atores na condução dessa jornada, que até o momento tem apresentado excelentes resultados, como veremos a seguir.

Atmosfera Dedalus – Por gentileza, conte um pouco da decisão de se efetivar a jornada para a nuvem. Lembrando que no início do artigo já adiantamos uma parte de sua resposta inicial, ao citar as palavras “velocidade” e “estabilidade”.

Marcelo Fonseca – Certamente essas eram duas características que deviam ser atendidas de forma absoluta pela solução de nuvem que iríamos implementar. No nosso negócio, as respostas precisam ser praticamente imediatas e não há espaço para qualquer instabilidade ou descontinuidade do ambiente onde se realizam os serviços contratados por nossos clientes.

Assim, em abril de 2017, decidimos aprofundar o conhecimento de nosso time técnico com relação às novas tecnologias, aplicações e serviços que compunham o portfólio de ofertas dos principais provedores de soluções em nuvem. Conversamos com vários desses provedores e nossa busca fundamental era responder a uma questão aparentemente simples: “É isso mesmo que a empresa quer e precisa?”

Atmosfera Dedalus – E parece que era mesmo. Quais as demandas que precisavam ser atendidas e que justificavam a ida para a nuvem?

Marcelo Fonseca – Sem entrar nos detalhes das soluções entregues aos nossos clientes, posso afirmar que as demandas da área comercial, reportando requisições dos clientes (atuais ou potencias) e a velocidade requerida para atendê-las demonstravam uma necessidade de sairmos do mundo das máquinas físicas, que estavam sob nossa gestão, para um modelo mais ágil, flexível e veloz, porém estável e com total garantia de segurança das informações que circulam pelo nosso ambiente.

Os resultados têm se mostrado além de nossas expectativas originais. Tudo que era teoria com relação à adoção de nuvem, se mostrou verdadeiro. E o melhor, nossos principais parceiros como a Microsoft e a Dedalus têm realmente trabalhado muito junto com o nosso time e nos auxiliam com a troca de experiências que acumularam nesses anos atuando no universo de nuvem.

Atmosfera Dedalus – Fale um pouco mais sobre a relação Velocidade x Nuvem.

Marcelo Fonseca – Posso afirmar que a velocidade é um grande diferencial da Conductor em relação aos concorrentes. O time-to-market exigido por qualquer empresa é cada vez menor e hoje temos entregue um novo projeto ou incorporado um novo cliente em dois meses ou menos tempo, dependendo do escopo. Ou seja, conseguimos alinhar a velocidade de resposta da TI à velocidade que já existia na direção e na área comercial da empresa. Para chegar a esse estágio, sempre consideramos que uma empresa para estar na vanguarda em soluções de meios de pagamento deve estar na vanguarda tecnológica.

Para melhorar ainda mais esse diferencial, estamos no meio da migração para a nuvem do nosso ambiente de desenvolvimento. Aspectos como velocidade, estabilidade e redução do custo de desenvolvimento nortearam nossa decisão e, novamente, os resultados estão sendo excelentes.

Atmosfera Dedalus – A jornada para a nuvem envolveu toda a empresa?

Marcelo Fonseca – O sucesso da migração nos deu a possibilidade de expandir o conceito para toda a empresa e na interação com nossos clientes. A tecnologia tem nos trazido resultados tangíveis tanto na área comercial quanto financeira da empresa e atendemos, da melhor forma possível, um mantra da Conductor: “Aprimorar a experiência de compra dos clientes.”.

Atuamos com uma plataforma flexível que permite atender às necessidades de nossos clientes e com possibilidade de customizações. Estamos entrando cada vez mais em plataformas digitais e hoje, acredito que poucas empresas apresentem um modelo de nuvem tão bom quanto o que temos na Conductor. Isso faz a diferença, assim como nossa capacitação em atender clientes com ambientes híbridos, uma vez que, por questões de segurança, ainda mantém processos de conexão com o mundo físico tradicional.

Atmosfera Dedalus – Algum comentário adicional para finalizarmos?

Marcelo Fonseca – Falando das dificuldades no cenário de cloud no Brasil, temos alguma dificuldade em contratar profissionais que, ao chegar, já “entrem jogando no time” e vemos poucos provedores maduros no mercado. Por sorte, selecionamos empresas com alto grau de maturidade em suas soluções e serviços. Isso nos dá a possibilidade de desenvolver nossas soluções utilizando o que a nuvem tem de melhor para oferecer.

*Material publicado na edição 6 da revista Atmosfera Dedalus

Adote a nuvem no seu negócio também

Fale conosco agora
Ilustração de integração (IpaaS) em nuvem

Assine a Newsletter