Dedalus realiza migração da Fitcard para a nuvem e amplia a infraestrutura da empresa

Após migração, Fitcard consegue garantir disponibilidade da infraestrutura em nuvem com segurança para seus milhares de clientes.

No mercado de soluções de pagamento desde 2011, a Fitcard atualmente se posiciona com foco no desenvolvimento de sistemas e trabalha a inovação, para oferecer tecnologia avançada aos seus clientes. Especializada em intermediar a relação entre administradoras de cartões de benefícios e gerenciamento de frotas e clientes, a empresa atua em diversos segmentos.

Com aproximadamente 580 mil veículos, 800 mil condutores e 50 mil usuários das plataformas, o negócio da empresa se diferencia da concorrência na sua capacidade de customização das aplicações e serviços, além da busca constante por inovação nos vários segmentos de negócio.

Desafio

A Fitcard faz uso de uma grande gama de dados, pois suas soluções de pagamentos são utilizadas em milhares de estabelecimentos em todo o Brasil, reunindo postos de combustíveis, oficinas, restaurantes e supermercados e consumidos tanto pelo cidadão como por grupos críticos na sociedade, como policiais, ambulâncias e bombeiros.

Todos estes estabelecimentos precisam fazer constantes validações sobre os dados dos usuários que estão em posse dos cartões, os horários em que estão consumindo e a unidade da qual fazem uso. É importante que de forma rápida, haja segurança e o cruzamento correto de dados em todas as transações financeiras que ocorrem no dia a dia daqueles que contratam a companhia.

É um serviço crítico, pois uma ambulância por exemplo, não pode ficar muito tempo aguardando a liberação do uso de crédito disponível para aquele carro, tudo precisa acontecer de forma ágil e a indisponibilidade do serviço está sujeita a multa. A empresa fazia uso de servidor físico para seu banco de dados, mas para a escalabilidade e importante automatização necessárias ao seu cenário, o ambiente ideal seria encontrado em nuvem.

O que foi proposto

Eles então decidiram contar com os serviços da AWS para uso de recursos em nuvem e apoio da Dedalus para migração e sustentação do ambiente que seria hospedado.

Diante da preocupação em migrar esses dados sem que houvesse a perda de nenhuma informação, algumas conversas importantes aconteceram e um plano foi traçado. A migração aconteceria em 3 passos: primeiramente migrar apenas a aplicação, realizar uma conexão com o banco de dados e por último, levá-lo a nuvem.

Essas 3 etapas juntamente com o trabalho em equipe do time da Dedalus e do time da Fitcard, garantiram o sucesso da migração.

“Particularmente neste projeto, tivemos a oportunidade de atuar como uma consultoria. Houve uma troca de conhecimento muito importante entre as equipes técnicas das duas empresas, o que nos dá a certeza de que contribuímos para que a Fitcard esteja preparada para uma operação em nuvem”, diz Eduardo Junqueira, gerente de projetos na Dedalus.

Ganhos percebidos

Seis meses após a migração, a Fitcard pode afirmar que a estabilidade dos novos ambientes trouxe maior foco e produtividade à equipe de desenvolvimento em assuntos pertinentes à codificação e otimização das aplicações em nível de engenharia e software.

Depois de realizada essa migração, a Fitcard conta ainda com os serviços de gerenciamento em nuvem da Dedalus para garantir a estabilidade na prestação de serviços para seu cliente final. Com uma rede credenciada presente em todo o território nacional e em 55.000 estabelecimentos, a Fitcard tem a garantia de uma empresa líder em serviços de cloud olhando para seu ambiente e garantindo que todos os serviços estão sendo utilizados em sua forma plena.

“Além do projeto de migração e adaptação de toda a infraestrutura anterior para a nuvem, contemplando desde o planejamento à execução, também escolhemos a Dedalus para realizar toda a gestão dos ambientes contratados de produção, dos serviços de DNS e de SMTP”, destaca Guilherme Devezas, gerente de tecnologia da Fitcard.

Próximos passos

A médio e longo prazo, a empresa tem como objetivo consolidar a infraestrutura e as aplicações com cada vez mais qualidade, disponibilidade e segurança, além de potencializar seus parceiros nos atuais segmentos e em novos negócios por meio da tecnologia. “E poderá contar com o time da Dedalus responsável pela operação, que estará empenhado em garantir a perenidade desta parceria”, adiciona Junqueira.

Os próximos passos contemplam a continuidade na construção de uma infraestrutura otimizada para a operação da Fitcard, sempre agregando novos recursos e novas ferramentas disponibilizadas pela AWS.

Solicite contato

Assine a Newsletter