Gestão de SQL Server em AWS otimiza performance e custo para Allied

A Allied Brasil é uma empresa de distribuição, varejo e serviços que entrega multiplicidades de soluções

A Allied Brasil é uma empresa de distribuição, varejo e serviços que entrega multiplicidades de soluções. Desde 2001, faz com que grandes marcas cheguem às principais redes de varejo Brasil, pela sua sólida experiência e atuação no varejo por meio da distribuição e entrega de múltiplos serviços. Entre elas, Venda Online, Logística, Omnichannel, Full Commerce, Marketplace, Soluções de Crédito e Financeiras.

Urgência para atender ao mercado

Uma das grandes atuações da Allied está em plataformas que oferecem inteligência para o varejo. Dentro desta premissa, a empresa idealizou a plataforma Soudi, uma solução inovadora, para proporcionar o alcance a novas tecnologias, por meio do acesso facilitado a diferentes modelos de financiamento, oferecendo um ecossistema completo de meios de pagamento.

A nova aplicação foi desenvolvida utilizando Java e SQL Server pela empresa Autobank, para rodar em cloud. Justamente neste momento, a Allied procurou a Dedalus, que já faz a gestão de outras dezenas de ambientes das demais soluções da Allied e possui expertise de atuação com gestão de cloud AWS há dez anos. A escolha da AWS como solução para mais uma aplicação em cloud se deu pela satisfação da Allied na sua experiência anterior de saída de um ambiente on-premisse e migração para AWS com sucesso.

Havia uma expectativa de alta demanda de acessos simultâneos, à medida que o produto ofertado se tornasse conhecido no mercado e urgência em atender a uma demanda de mercado da Allied. E aqui estava o principal desafio deste projeto que era um ambiente com possibilidade de se tornar escalável, mas mantendo o custo sob controle.

Como seguimos?

Usando o Microsoft SQL Server 2016 Standard Edition em Windows Server 2016 + Tomcat, a proposta da Dedalus foi um ambiente em EC2 e RDS para atender aos pré-requisitos da aplicação. Como trata-se de um projeto novo e houve a necessidade de atender com agilidade a necessidade do negócio, lançamento rápido do produto no mercado, porém com custos controlado, foi recomendado um ambiente reduzido e que possa crescer conforme a demanda e audiência da aplicação.

Visto que a aplicação ainda não foi divulgada comercialmente, um ponto importante foi a gestão de governança da Dedalus aplicada ao ambiente para que, no momento em que a aplicação tiver seu pico de acessos, conforme a expectativa, o ambiente seja transformado em escalonável por meio de ferramentas da AWS como, por exemplo a CloudWatch como gatilho de monitoramento. Com isso, é possível também controlar os custos, um dos pontos importantes para o cliente.

Como fizemos?

Com todas as ferramentas de monitoramento necessárias aplicadas, a Dedalus tem garantido performance e disponibilidade do ambiente de banco de dados da Allied:

  • Nagios XI Enterprise – Monitoramento da infraestrutura, serviços e URL
  • Nazar.io – Monitoramento de performance do banco SQL Server
  • Trend Micro Deep Security – Proteção da camada de servidores
  • Cloud8 – Automatização de snapshot, agendamentos e auditoria de mudanças
  • CloudHealth – Gestão de Custos
  • Commvault – Backup e Restore

Por outro lado, vários serviços AWS foram usados no ambiente para melhor governança, conformidade, crescimento conforme demanda, armazenamento e segurança. Entre eles: AWS EC2, AWS RDS, AWS S3, AWS IAM Roles, AWS CloudTrail, AWS CloudWatch, AWS Route53, AWS SNS e AWS Lambda.

Ganhos percebidos

O projeto iniciou em agosto de 2019 e foi concluído em menos de 30 dias, dada a urgência do cliente. O gerenciamento da equipe da Dedalus usando ferramentas de automação ajudou a Allied a levar para o mercado mais uma solução inovadora do varejo. A infraestrutura desenvolvida atende a possível demanda de crescimento. O tempo de implementação também atendeu a necessidade de urgência do cliente em lançar a aplicação de forma rápida no mercado.
Com o Managed Services da Dedalus e todos os recursos de monitoramento, foi possível garantir que o cliente tenha Governança de Custos adequada ao orçamento do projeto, além de poder falhar e corrigir rapidamente, visto que é uma aplicação ainda em fase de testes.

O ambiente encontra-se estável, com 100% de uptime, atendendo a audiência atual que ainda é baixa por conta da estratégia de divulgação do cliente. Entretanto, este cenário comprova que as recomendações de começar pequeno e crescer conforme a demanda utilizando a flexibilidade da nuvem, foi o melhor cenário para o projeto.

Assine a Newsletter