Grupo Renault & a nuvem: redução de custos e aumento na agilidade dos processos fazem da relação um sucesso

Multinacional está presente em 128 países e conta com mais de 120 mil funcionários

Grupo Renault + Dedalus

O Grupo Renault é uma empresa internacional com raízes francesas e uma rica história de mais de 115 anos. Presente em 128 países, projeta, fabrica e vende veículos de passeio e veículos comerciais leves sob os nomes de três marcas: Renault, Dacia e RSM. Através de sua Aliança exclusiva com a Nissan, o Grupo tem hoje 120.000 funcionários em todo o mundo e é o quarto maior fabricante de veículos do planeta.

Consolidação dos serviços de hosting

A história começou quando o grupo Renault, que contava com 11 fornecedores de TI distribuídos por cinco países, decidiu que faria a consolidação desses fornecedores, visando ter um único habilitado e de reconhecida competência em nuvem com segurança.
“Tínhamos uma necessidade de consolidar nossos serviços de hosting para atender necessidades relacionadas à plataforma Web nos países em que atuamos na América Latina. Além da consolidação em um único fornecedor, em substituição aos que nos atendiam, também tínhamos uma definição de que iríamos para um cenário de computação em nuvem que poderia atender questões de flexibilidade, segurança, elasticidade, pagamento por uso e outras características desse modelo de negócio”, conta Claudio Lezcano, responsável pela Segurança da Infraestrutura de TI do grupo na América Latina.
A empresa, então, optou por estabelecer os pontos principais que buscavam em um modelo de soluções no IaaS (Infraestrutura como Serviço). As exigências eram: o provedor deveria estar habilitado para atender todos os países em que atua na América Latina; possuir um framework ou processo de segurança eficaz, eficiente e sempre atualizado com as últimas soluções de mercado; ter a capacidade de responder rapidamente às demandas do Grupo Renault com todas as particularidades existentes em nossas aplicações e operações; e apresentar a melhor relação custo x benefício.

O que foi proposto

A vencedora foi a Dedalus, por não só atender as condições, mas também por ser um integrador que se propôs a transformasse no ponto de contato com a AWS.
“Como a Dedalus é a principal parceira da AWS no Brasil, a decisão pelo provedor de recursos computacionais ficou mais tranquila e, desta forma, passamos a ter uma única empresa nos atendendo e responsável pela cobrança de todo o contrato, inclusive os custos com a AWS. Era exatamente a solução tecnológica e comercial que estávamos buscando”, explica Lezcano.
Além disso, a boa experiência com casos concretos de sucesso que podiam apresentar à empresa, no mundo real das operações, como seriam implementados os conceitos de nuvem que tinham os levado à decisão estratégia de migração para esse modelo também foi essencial na decisão.

Ganhos percebidos

De acordo com Lezcano, é evidente o ganho na gestão de Desenvolvimento & Implementação com a redução do tempo para chegar à entrega final dos projetos.

“A gestão da Segurança que passou para as mãos da Dedalus, nos garante uma equipe qualificada e constantemente treinada, além da necessidade de aquisição e atualização sistemática de produtos e soluções que garantam nossas bases de informações de produtos”.
Claudio Lezcano responsável pela Segurança da Infraestrutura de TI do grupo na América Latina.

Também vale mencionar a maior agilidade nas implementações, projetos que levavam três meses para serem implementados, hoje, são entregues em duas semanas. A redução dos custos também é outro ponto, a não incidência em custos com equipamentos, produtos, equipes para processos e rotinas de segurança, redução de gastos pela agilidade de desenvolvimento e implantação, proporciona à empresa ganhos econômicos e financeiros concretos.
“Além disso, a ida para a nuvem nos obrigou a reavaliar e adaptar processos vigentes, assim como a relação com as áreas de negócio para que as demandas fossem mais assertivas e com maiores possibilidades de atendimento correto. Ainda que existam diversas melhorias a serem feitas, posso afirmar que todo mundo ganhou”, finaliza Lezcano.

Adote a nuvem no seu negócio também

Fale conosco agora
Ilustração de integração (IpaaS) em nuvem

Assine a Newsletter