Hospital Universitário Austral alcança a modernização e integração de processos com Azure Devops

Consultoria da Dedalus possibilitou transformação na cultura interna da instituição.

SOBRE A EMPRESA

O Hospital Universitário Austral, junto a Faculdade de Ciências Biomédicas e o Plano de Saúde do Hospital Austral, compõem o Centro de Saúde Acadêmico da Universidade Austral. As três unidades unem suas atividades constantemente. No entanto, o responsável pelo atendimento médico é o Hospital Austral, que é o primeiro hospital na Argentina, e um dos primeiros no mundo, a obter a mais alta certificação na categoria “Hospital Acadêmico” pela organização Joint Commission International, que é uma certificação que inclui atividades de saúde, educação médica e pesquisa em pessoas.

 

O QUE FOI PROPOSTO

O Hospital Universitário Austral não possuía um processo que garantia qualidade e segurança na atualização dos sistemas. Esse problema existia devido a diferentes fatores, mas principalmente porque mais de 25 sistemas estavam inter-relacionados e nunca houve um processo definido para executar as tarefas no mesmo sistema com equipes diferentes, a isto se somavam os altos custos de execução das tarefas manuais de movimentos do ambiente. Assim, acontecia a situação em que uma equipe estava executando um processo, mas não conhecia as alterações feitas por outra equipe, no mesmo sistema e /ou infraestrutura. Esse problema já havia sido identificado há muito tempo, mas pensar em adotar um modelo personalizado de implementação e gerenciamento de integração contínua (CI) e implantação contínua (CD) baseado em nuvem seria muito caro. Por isso, não foi resolvido, mas analisando em profundidade com especialistas que já faziam em outros setores, foi encontrada uma maneira de resolver o problema em 2019. Em fevereiro de 2019, o Hospital Universitário Austral e Dedalus começaram a conversar e, entre agosto e outubro, iniciaram o projeto. Além do problema detectado no processo de atualização do Hospital Universitário Austral, a Dedalus também teve que superar outro obstáculo: a linguagem, já que Dedalus é uma empresa brasileira e o Hospital Universitário Austral é 100% argentino. A partir desse momento, além de desenvolver uma solução perfeita, era necessário que as equipes das duas empresas também falassem o mesmo idioma.

 

GANHOS PERCEBIDOS

A Dedalus sugeriu o uso da tecnologia Azure Devops com uma estratégia de visibilidade 360. O Hospital Universitário Austral, não apenas incorporou a tecnologia, mas também foi acompanhado no desenvolvimento cultural interno e na coexistência com o restante da metodologia de monitoramento de projetos que atualmente possui o Hospital Universitário Austral. Finalmente, um processo de modernização, que parecia tão distante, chegou à área de TI da empresa argentina. “Nós não achávamos que era possível ter acesso a esse tipo de tecnologia de ponta, porque pensávamos que era caro, mas agora a gente sabe que não é mais necessário continuar lidando com tecnologias ultrapassadas ou sem processos em uma área que exige agilidade nos negócios da empresa “, diz Ezequiel Torres, gerente de TI da Austral. Hoje, as empresas argentinas e brasileiras falam apenas um idioma: a tecnologia. “Tínhamos uma exigência muito alta em relação ao conhecimento técnico que a empresa que nos acompanharia deveria ter e também precisávamos de colaboração para conseguir a adoção da equipe. Na Argentina, não há fornecedor que possa atender às nossa demandas. Foi por isso que escolhemos Dedalus “, concluiu Ezequiel.

Solicite contato

Assine a Newsletter