Serviço de cloud Azure ajuda a Stattus4 a combater o desperdício de água

Com o apoio da Dedalus, empresa passou sua operação para a nuvem, garantindo mais agilidade e confiança para todo o sistema

Stattus4 + Azure

A Stattus 4 é uma startup fundada em 2018, que tem como objetivo acabar com a escassez de água nos centros urbanos. E um dos pontos fundamentais para isso é combater o desperdício de água tratada que, no Brasil, todos os anos, perde 38% do insumo devido a vazamentos, o que equivale a um desperdício de R$ 10 bilhões.

Para ajudar a resolver esta questão, a Stattus 4 criou um método que combina Inteligência Artificial e Internet das Coisas para automatizar parte do trabalho de detecção e filtrar os locais suspeitos de vazamento, tornando o uso da equipe muito mais preciso e eficiente.

A nuvem para processamento seguro

O sistema desenvolvido pela Stattus 4 combina um sensoriamento (fixo ou móvel) usado para medição de pressão, detecção de vazamento e leitura de consumo com Inteligência Artificial e para tratar os dados levantados em campo e Data Analytics com dashboards e relatórios gerados na plataforma online que dão suporte à decisão humana.

Atualmente, a empresa atende 26 cidades em todo do País, que totalizam 5 milhões de habitantes, e tem o objetivo de levar suas soluções para outros municípios brasileiros e, também, para países. Por isso, como a solução é ofertada às distribuidoras como Plataforma como Serviços (PaaS), a empresa precisava de um serviço de cloud que garantisse tanto a segurança quando a agilidade do sistema.

O que foi proposto

A partir da parceria com a Dedalus, a Stattus 4 passou a usar o serviço de nuvem Azure, da Microsoft. “Além de ser um serviço que já está totalmente adaptado à Lei Geral de Proteção de Dados, do Brasil, algo muito importante para nós, o Azure é uma nuvem totalmente confiável, que conta com diversos serviços de segurança para proteção dos dados”, comenta Marília Lara, CEO da Stattus 4.

Ganhos percebidos

Com o atendimento ofertado pela Dedalus e estrutura de nuvem do Azure, a Stattus 4 já conseguiu economizar água equivalente a 6.000 piscinas olímpicas em pouco mais de um ano. Atualmente, a área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa conta com profissionais dedicados, exclusivamente, a levar esse modelo adiante, o que está caminhando para novas soluções, que inclui, ainda, um produto para o segmento de gás.

Ambos os produtos já estão sendo construídos contando com o serviço de cloud do Azure, que obteve um desempenho espetacular no principal produto da empresa. Graças a esse desempenho, a Dedalus é parceira estratégica não só para os novos produtos, como, também, para a escalada da principal solução, que tem como missão tornar o acesso à água tão simples quanto deveria ser.

Solicite contato

Assine a Newsletter