Cloud computing e experiência do usuário: Qual a relação?

A tecnologia em nuvem permite que a satisfação do cliente seja a melhor possível. Entenda como usar o cloud computing ao seu favor!

Quando falamos em cloud computing, o que vem à sua mente? É comum que apareçam coisas como dados, migração, infraestrutura, armazenamento, entre outros. E, claro, tudo isso faz parte da tecnologia, mas é preciso entender que ela vai muito além.

Com a evolução da tecnologia, os hábitos de consumo também evoluíram. A internet se tornou o principal canal para buscar informações sobre produtos, empresas e serviços. Como prova, na pesquisa global EY Future Consumer Index (FCI), 44% dos brasileiros ouvidos afirmaram que, no futuro próximo, pretendem fazer todas as compras através de e-commerces.

Nesse contexto, os consumidores passaram a dar mais valor para uma coisa: a experiência do usuário que as marcas são capazes de fornecer.

E-book Serviços Gerenciados em Cloud - Horizontal

Experiência do usuário: O cliente no centro da estratégia

A experiência do usuário não se diz respeito apenas ao layout do seu site ou a mensagem que você envia de carrinho abandonado. Ela corresponde a todas as etapas de compra que um usuário passa, desde a pesquisa pelo melhor preço até o follow up pós-venda.

Para você compreender melhor como a experiência do usuário é decisiva para o sucesso de qualquer negócio, em uma pesquisa feita pela Salesforce, foi apurado que para 95% dos brasileiros, a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto o que ela oferece.

Se você não dá a devida importância para como está a experiência do seu usuário, essa pode ser uma das explicações do por que as suas metas não são atingidas. Mas, calma, para tudo há uma solução, não é mesmo?

Leia também: Gestão de crise: como fazer um bom plano de continuidade?

A relação entre cloud computing e experiência do usuário

A relação entre cloud computing e experiência do usuário

Ao passo em que a transformação digital acontece, empresas de diversos tamanhos e setores perceberam que ainda há muito o que ser feito. Estratégias estão sendo repensadas a todo tempo e isso inclui a tecnologia utilizada atualmente.

Buscando por melhores opções e soluções para que cada vez mais o cliente esteja no centro de tudo, muitas empresas chegaram a uma tecnologia que, sem dúvidas, já conquistou muita gente: o cloud computing. Mas, será que estão usando todo o seu potencial?

É claro que o cloud computing possui muitas vantagens. Ora, com ela não só é possível economizar recursos financeiros, bem como ter retornos e insights fundamentais para uma estratégia refinada e focada em resultados. Mas, o que muitos empreendedores estão deixando de visualizar é o cenário macro da coisa. O cloud computing é uma excelente ferramenta que colabora para uma boa satisfação do cliente em diversos pontos da sua jornada. 

Veja, a seguir, como o cloud computing está diretamente relacionado com a experiência do usuário 

A satisfação do cliente através da nuvem

Os serviços de cloud computing são soluções indispensáveis para uma jornada do cliente satisfatória. Se você deseja entender como usar o cloud computing a fim de melhorar a experiência do seu usuário, saiba que a tecnologia permite que você conheça a fundo o seu público, desenvolva estratégias mais assertivas e de diferentes formas através de recursos que ela oferece. 

Big Data

A fim de se manter competitivo e ter destaque entre os concorrentes, os dados são ativos significativos. Isso porque as ferramentas para análises de Big Data baseadas em cloud computing podem fornecer dados importantes para que você conheça a fundo a sua audiência, como compreender o seu comportamento, por exemplo. 

Assim, a experiência do usuário pode ser aprimorada baseada em dados reais de seus clientes.

Automação de Serviços

Em virtude de um mundo cada vez mais conectado, os consumidores esperam não só por um atendimento humanizado, mas uma resposta rápida às suas solicitações.Inclusive, um dos fatores utilizados para classificar a experiência é o tempo de resposta. E essa é justamente mais uma das vantagens do cloud computing. 

Muitas das soluções permitem que processos sejam automatizados de tal forma que mesmo quando nenhum atendente esteja disponível, por exemplo, sua empresa consiga fornecer um atendimento personalizado. Assim, tudo flui para que a satisfação do cliente seja a melhor possível.

Descubra: Cloud de alta performance: 5 práticas que sua empresa precisa conhecer

Apps e serviços corporativos

Aplicativos baseados em nuvem são ferramentas muito utilizadas como canais de atendimento e suporte. Mas, também é possível recolher feedbacks e pesquisas de satisfação. 

Quando uma empresa possui um aplicativo próprio, a experiência do cliente se torna ainda mais personalizada, afinal, é um canal de comunicação único entre a empresa e os clientes. 

O cloud computing permite o desenvolvimento de aplicativos sem a necessidade de comprar hardwares e/ou softwares, ao contrário de quando o desenvolvimento de projetos é com base em recursos próprios e internos. 

O Microsoft Azure, por exemplo, proporciona processamento, armazenamento, rede e virtualização, o que reduz custos e otimiza tempo. Assim, a empresa que conta com essa solução poderá operar seus aplicativos através do próprio serviço.

Análise de logs

Arquivos de log são dados fundamentais para entender o comportamento dos usuários uma vez que fornecem análises detalhadas do perfil do cliente. 

Dessa maneira, a sua empresa pode utilizar esses dados com mais eficiência e oferecer serviços baseados em suas reais necessidades e gostos, aumentando a satisfação do cliente.

Indicadores de performance

Para levar o seu negócio ao seu máximo potencial, é preciso saber para onde direcionar os esforços e onde necessita de mais atenção. E, para isso, é necessário criar indicadores específicos para cada objetivo, assim, é possível medir o quão alinhados os resultados estão com os objetivos. 

Nesse sentido, a coleta e armazenamento de dados é imprescindível. E o cloud computing faz isso de forma mais do que satisfatória uma vez que com a tecnologia é possível medir e interpretar dados que apontam o que precisa ser melhorado.

A importância da parceria com uma empresa especializada em cloud computing

Agora que você já sabe como o cloud computing ajuda na experiência do usuário, sabe que essa tecnologia é fundamental para que o seu negócio alcance o seu potencial máximo. Mas, para implementar ou migrar para cloud computing, é fundamental contar com uma empresa parceira capacitada e especializada na solução. 

A empresa parceira é encarregada de gerenciar todos os processos, desde a migração até os backups. Assim, você tem a garantia de eficiência dos processos, redução de custos, prevenção de erros e, paralelamente, aumento de produtividade, dados reais para análises e uma experiência do usuário personalizada, garantindo uma plena satisfação do cliente. 

Fale com um especialista Dedalus e saiba como podemos ajudar o seu negócio.

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Host Dedicated Server: como essa solução pode beneficiar sua empresa

As maiores preocupações das empresas, independente do porte ou setor, é garantir a segurança, o desempenho e a confiabilidade das suas operações. E uma das soluções mais eficazes para alcançar esses objetivos é o Host Dedicated Server. Neste artigo, vamos explorar em detalhes os benefícios do servidor dedicado para as empresas, qual a relação com […]

Data IA na nuvem: tomada de decisão baseada em dados

A integração do Data IA na nuvem é um dos motores que impulsionam a tomada de decisão baseada em dados nas organizações, oferecendo benefícios significativos e desafiando as empresas a repensarem suas abordagens tradicionais. Leia também: Inovações em engenharia de dados: impulsionando a governança e a eficiência Neste artigo, exploraremos como essa integração está transformando […]

O impacto do Data IA na segurança de dados na nuvem

Hoje, volumes enormes de dados são gerados diariamente e a segurança de dados na nuvem tornou-se uma preocupação primordial para empresas de todos os setores. A integração do Data IA na segurança de dados oferece uma nova camada de proteção, revolucionando a forma como as empresas defendem suas infraestruturas digitais. Entenda neste conteúdo como a […]

Assine a Newsletter