O impacto do cloud computing na educação

O cloud computing na educação é fundamental para que o aprendizado alcance novos níveis e a gestão da instituição seja eficiente. Entenda sobre o assunto aqui!

Nos últimos anos, o uso de tecnologias nas escolas teve um crescimento acelerado. A transformação digital obrigou as instituições de ensino a se adaptarem aos novos modelos de ensino, uma vez que o EAD (ensino a distância) se tornou relevante.

Com isso, recursos tecnológicos foram inseridos não só em salas de aula para melhorar os processos de aprendizagem, mas também na gestão das instituições a fim de otimizar processos. 

Dentre as tecnologias utilizadas, o cloud computing se destaca. O investimento em recursos tecnológicos baseados em nuvem tem um impacto muito positivo em instituições de ensino, uma vez que possibilita o uso de recursos de forma online, como o armazenamento de dados e arquivos. 

E-book Serviços Gerenciados em Cloud - Horizontal

Mas, não só isso. O cloud computing na educação apresenta uma série de vantagens. Descubra, a seguir, como o uso da tecnologia nas escolas impacta a vida de estudantes e do corpo docente.

O que as instituições de ensino ganham ao utilizar recursos tecnológicos?

recursos tecnológicos para instituições de ensino

O cloud computing na educação tem um papel fundamental. Com os recursos tecnológicos oferecidos pela solução, ela aparece como uma facilitadora para o trabalho e aprendizado. Assim, é possível abraçar o futuro de forma inovadora e com facilidade, já que a maior parte das instituições estão disponibilizando cada vez mais cursos, tarefas e processos de forma online.

Leia também: O que é Cloud Computing?

Veja a seguir quais os principais impactos do cloud computing na educação.

Aprendizado interativo e didático

Um dos benefícios da inserção da tecnologia cloud computing na educação é a melhoria do engajamento dos alunos. Os recursos tecnológicos da computação em nuvem permitem que a interatividade, didatismo e engajamento dos alunos seja melhorado, já que em ambientes virtuais de aprendizagem, por exemplo, os educadores têm um contato mais próximo com os estudantes. 

Além disso, a inserção de tecnologias em atividades escolares melhora a identificação dos estudantes com as matérias e dinâmicas propostas. Assim, eles se sentem mais propensos a interagir e participar das aulas e atividades.

Praticidade e Acessibilidade

O cloud computing na educação permite, dentre outras coisas, que aulas, sistemas de gestão, documentos e aplicativos sejam armazenados com mais facilidade. Assim, a rapidez e a simplificação geram mais praticidade no dia a dia dos envolvidos.

Para os alunos, é possível acessar desde cursos até materiais de apoio de qualquer lugar ou dispositivo (com conexão). Isso torna o ensino mais acessível e barreiras são derrubadas.

Produtividade

Outro impacto do cloud computing na educação é em relação a produtividade. Por aqui, já falamos sobre a relação da tecnologia com a produtividade de equipes e, no setor educacional, não é diferente.

Com a implementação da tecnologia nas escolas, alguns dos ganhos em produtividade são em relação a facilidade para atualizações, consultas a informações, integração e automação de processos e a ampliação de canais de comunicação.

Ademais, o corpo docente de uma escola lida constantemente com documentos que precisam ser consultados constantemente. Mas, ao armazenar e automatizar tudo na nuvem, os professores ficam com tempo livre para desenvolver outras atividades. Sem falar que a busca por informações na nuvem é rápida e fácil, assim, gasta poucos minutos.

Gestão de Custos

Os recursos tecnológicos da nuvem permitem que gastos com equipamentos, área de TI, hardwares, manutenção de serviços e, principalmente, material impresso sejam otimizados. Afinal, os arquivos são todos armazenados na nuvem, o que elimina a necessidade de um armazenamento local. Em suma, a instituição poderá aproveitar melhor seus recursos e ter uma gestão de custos mais eficiente e otimizada.

Além disso, os alunos podem acessar e baixar conteúdos sempre que quiserem, reduzindo o uso de papel e gastando menos com impressão.

Outro motivo pelo qual o cloud computing na educação é vantajoso, é que a solução oferece pagamento apenas pelo o que usar. Isso quer dizer que a instituição pagará apenas pelos recursos que realmente usar, fornecendo uma previsibilidade dos custos e eliminando gastos desnecessários.

Descubra: 5 segredos para migrar para nuvem com segurança

Segurança da informação

O uso de tecnologias nas escolas é algo que muitas pessoas têm medo. Afinal, tem sido algo recorrente hackers invadirem sistemas atrás de informações e dados valiosos. 

Mas, o cloud computing na educação – e em qualquer outra área – trata dados e arquivos de forma confiável, segura e dentro da conformidade. Assim, a gestão de dados é mais eficiente e a instituição tem a certeza de que eles serão salvos e criptografados em segurança.

A nuvem é, sim, segura e é capaz de oferecer backups e recuperação de desastres de forma inigualável. 

Metodologias de aprendizagem

O cloud computing na educação é uma excelente solução para instituições que desejam implantar metodologias ativas de aprendizagem. Isso permite que o aluno tenha mais independência no seu processo de aprendizagem através de ferramentas educacionais remotas.

Assim, o aluno se torna o protagonista do seu aprendizado através de recursos tecnológicos que ajudam a expandir o conhecimento.

Modernize a estrutura tecnológica da sua escola

Para aproveitar ao máximo as vantagens do cloud computing na educação, é preciso contar com quem entende do assunto. Conte com a Dedalus para isso! 

Fale com um especialista Dedalus e veja como podemos ajudar através de recursos tecnológicos de ponta, alinhados às necessidades da sua instituição. Proporcione um ambiente de ensino moderno, rico e escalável.

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Host Dedicated Server: como essa solução pode beneficiar sua empresa

As maiores preocupações das empresas, independente do porte ou setor, é garantir a segurança, o desempenho e a confiabilidade das suas operações. E uma das soluções mais eficazes para alcançar esses objetivos é o Host Dedicated Server. Neste artigo, vamos explorar em detalhes os benefícios do servidor dedicado para as empresas, qual a relação com […]

Data IA na nuvem: tomada de decisão baseada em dados

A integração do Data IA na nuvem é um dos motores que impulsionam a tomada de decisão baseada em dados nas organizações, oferecendo benefícios significativos e desafiando as empresas a repensarem suas abordagens tradicionais. Leia também: Inovações em engenharia de dados: impulsionando a governança e a eficiência Neste artigo, exploraremos como essa integração está transformando […]

O impacto do Data IA na segurança de dados na nuvem

Hoje, volumes enormes de dados são gerados diariamente e a segurança de dados na nuvem tornou-se uma preocupação primordial para empresas de todos os setores. A integração do Data IA na segurança de dados oferece uma nova camada de proteção, revolucionando a forma como as empresas defendem suas infraestruturas digitais. Entenda neste conteúdo como a […]

Assine a Newsletter