Cloud computing no home office: como o gerenciamento em nuvem ajuda as empresas

O cloud computing no home office se tornou um grande aliado. Entenda como a tecnologia ajuda empresas e colaboradores que trabalham em casa.

À medida que a tecnologia avança, somos impactados diariamente, seja no cotidiano ou em nossos comportamentos. Um exemplo disso é o cloud computing no home office.

Essa tecnologia, que antes era utilizada apenas em grandes empresas, vem se mostrando extremamente necessária com a crescente migração para o home office, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Afinal, as empresas precisaram descobrir novos jeitos viáveis para dar continuidade ao trabalho, e o gerenciamento em nuvem foi uma das soluções tecnológicas mais procuradas.

E-book Serviços Gerenciados em Cloud - Horizontal

Os desafios do trabalho remoto

Desde o início da pandemia causada pelo COVID-19 em março de 2020, muitas empresas adotaram o trabalho remoto a fim de preservar seus colaboradores. Dois anos depois, 85% das organizações já aderiram totalmente à modalidade de trabalho. Os números foram resultados de uma pesquisa realizada pela consultora global de carreira, Korn Ferry.

 

Mas, apesar das vantagens que esse tipo de trabalho proporciona, é preciso ter muita atenção na forma como as informações são acessadas em casa e como manter o fluxo de trabalho dentro do esperado. E foi a partir disso que o cloud computing no home office se mostrou como a principal solução.

Como prova disso, podemos citar a Microsoft. A empresa revelou que obteve um aumento de até 775% na demanda de uso do Azure, sua plataforma de serviços em nuvem, durante a pandemia em 2020, principalmente em regiões onde o isolamento social foi mais drástico e o trabalho remoto mais intenso.

Por outro lado, empresas que nunca vivenciaram essa modalidade de trabalho tiveram certas dificuldades em adaptar o trabalho em casa. Isso porque a dinâmica e adaptação para essa realidade precisam ser muito bem estruturados para garantir praticidade, segurança e, claro, uma rotina produtiva. 

Descubra: De Data Sources a Data Consumers: obtenha resultados de negócios com dados

É por isso que o cloud computing no home office é um componente essencial. A centralização dos dados é uma solução tecnológica que não só otimiza o dia a dia dos colaboradores, mas promove uma acessibilidade remota, independente do local de trabalho, desde que tenha acesso à internet.

Cloud computing no home office

Os benefícios que a tecnologia oferece são valiosos.

A peça-chave para promover um trabalho remoto de qualidade é a centralização de dados em um ambiente seguro, estável e que suporte todas as operações e demandas de trabalho.

Por meio da implementação do cloud computing  no home office, o trabalho fica muito mais fácil, afinal, é possível ter acesso a programas, processamento de dados e armazenamento de arquivos com segurança e praticidade. Porém, não é só isso. O gerenciamento em nuvem, apesar de exigir um investimento alto, promove diversos benefícios.

Veja alguns deles.

  1. Acessibilidade

A primeira grande vantagem, como já citado neste texto, é a possibilidade de acesso em qualquer dispositivo, a qualquer hora do dia ou noite. 

Diferente de um data center local que, quando o escritório fecha, torna o acesso aos dados inviável.

  1. Segurança

Há quem pense que o ponto fraco do cloud computing no home office é a questão da segurança. Mas não é bem assim. Existem diversas tecnologias e políticas para que os colaboradores possam navegar e acessar os dados com muita segurança.

Os data centers responsáveis pela sustentação da nuvem contam com protocolos de segurança reforçados que evitam ataques e invasões mal-intencionadas.

  1. Escalabilidade 

O cloud computing conta com recursos de TI que aumentam ou diminuem considerando a necessidade e localização. Isso quer dizer que não há necessidade de ampliar a infraestrutura em momentos de pico ou manter equipamentos ociosos em momentos de baixa atividade. Isso otimiza o uso e custo da empresa.

  1. Baixo custo

Além do fácil acesso com segurança e escalabilidade flexível, o baixo custo do gerenciamento em nuvem é um dos principais motivos pelo qual o trabalho remoto vem se expandindo e ganhando adeptos ao redor do mundo.

Ao optar pela nuvem, é eliminada a necessidade de investir em hardwares, configurações e demais estruturas, afinal, tudo isso é feito pelo próprio provedor.

Assim, a organização tem acesso a tecnologias sofisticadas, enquanto paga apenas pelo que usa.

  1. Competitividade

A partir do momento em que os serviços de configuração e manutenção são responsabilidade do servidor da nuvem, a equipe de colaboradores fica livre para se dedicar a outras tarefas, metas e estratégicas. 

Com o foco em iniciativas mais relevantes, o time consegue gerar mais valor para clientes e para a própria organização.

Você também pode gostar de: Microsoft Azure traz benefícios para a otimização de ambientes digitais

O impacto do gerenciamento em nuvem no trabalho remoto

A adoção do cloud computing  no home office abriu um leque de possibilidades para pequenas, médias e grandes empresas. Ele é um dos principais responsáveis pela viabilização de novos modelos de negócios e relações de trabalho.

 

Com a crescente expansão dessa modalidade de trabalho, contratar uma solução em nuvem que torne o gerenciamento de dados fácil, seguro e prático é fundamental para oferecer a melhor experiência de trabalho.

Além de processar dados mais rápido, o cloud computing acelera a produtividade, satisfação da equipe, qualidade de vida, gestores mais atentos e que delegam melhor e, claro, uma rotina home office muito mais produtiva e profissional.

Adotar o cloud computing no home office significa investir no futuro ao mesmo tempo que investe no presente, tudo isso gastando menos do que imagina.

A Dedalus é empresa pioneira em cloud computing e conta com diversos serviços focados em solução cloud. Temos uma equipe certificada e preparada para atender suas necessidades e transformar o trabalho remoto da sua organização.

Fale conosco! 

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Cloud compliance: transparência no tratamento de dados em nuvem

Com o aumento da segurança na Nuvem, as regras de conformidade regulatória tiveram que evoluir. Agora, plataformas e serviços de Cloud Computing precisam seguir padrões rígidos e leis de segurança, ou enfrentar contestações legais e penalidades. Dessa forma, investir em medidas avançadas de Cloud Compliance não é mais um diferencial competitivo, mas uma estratégia crucial […]

Conectando o futuro: IA generativa e cloud computing

A combinação entre IA generativa e cloud computing está abrindo novas possibilidades de inovação e eficiência nas operações das empresas, ao mesmo tempo que permite a criação de experiências mais personalizadas para os clientes. Neste artigo, exploramos como a integração da IA generativa na nuvem pode revolucionar o ambiente empresarial e tornar as tomadas de […]

O que esperar do futuro da computação em nuvem e como se preparar

O futuro da computação em nuvem promete trazer uma série de benefícios para as empresas, mas também traz consigo desafios únicos. Ao adotar uma abordagem proativa e se preparar adequadamente, é possível se posicionar para aproveitar ao máximo as oportunidades que essas mudanças trarão. A seguir, conheça as principais tecnologias emergentes e saiba como garantir […]

Assine a Newsletter