Como a estratégia de FinOps pode revolucionar minha gestão de cloud?

Você já ouviu falar em FinOps? Ela é uma estratégia altamente recomendada para que a gestão de cloud seja eficiente, reduzindo custos, ampliando o desempenho da nuvem e potencializando os resultados positivos do seu uso.

Mas, como começar a adotar essa estratégia, como se certificar de que ela está gerando frutos? Para isso, é preciso ter muito bem planejado (como em qualquer outra estratégia de gestão) como o FinOps pode se adequar à realidade e às necessidades do uso da nuvem por parte da sua empresa.

Nova call to action

A importância da gestão de cloud

Não é novidade para as empresas que a migração para a nuvem é a forma mais eficiente de aumentar sua flexibilidade, ganhar escalabilidade e fazer um melhor uso de dados por meio da transformação digital. 

Entretanto, segundo uma pesquisa realizada pela 451 Research, 57% dos líderes de TI e finanças entrevistados se disseram preocupados com os custos gerados pela nuvem.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: Gestão de segurança e os serviços gerenciados de cloud

Essa discrepância, entre a tendência do cloud computing e a preocupação dos líderes, é justificada pelo simples fato de que, muitas vezes, a gestão de cloud no pós migração é totalmente ou parcialmente negligenciada. Afinal de contas, não basta apenas migrar: é preciso acompanhar o uso diário do ambiente cloud, ampliando o desempenho da nuvem. Não à toa, segundo a mesma pesquisa, incríveis 80% dos líderes entrevistados assumiram que a má gestão de cloud trouxe, sim, prejuízos aos negócios.

O FinOps

É pensando na relação valor da nuvem, uso da nuvem e desempenho da nuvem que surge o FinOps.

De maneira ampla, o FinOps é um modelo de gestão de cloud que combina diversas técnicas, sistemas e práticas que ajudam você a compreender melhor a relação custos x uso da nuvem. Isso, naturalmente, trará mais controle financeiro quando pensamos no investimento na nuvem.

LEIA MAIS: Gestão de produtos financeiros e serviços gerenciados de dados: qual a relação?

Esse não é, naturalmente, o único ponto positivo do FinOps. Para garantir uma gestão eficiente do ponto de vista de custo, é preciso que você compreenda o uso que está fazendo do ambiente cloud. E é a partir deste dado que você pode otimizar suas operações e processos, gerando melhores resultados para a empresa de uma forma ampla.

Exatamente por isso, as estratégias de FinOps são uma ótima oportunidade para realizar a integração entre as equipes técnica, financeira e operacional de maneira fluída e natural, uma vez que o sucesso de uma área será, invariavelmente, o sucesso de todas.

Benefícios gerais do FinOps

De uma forma ampla, você pode contar com estratégias de FinOps para:

Quero falar com a Dedalus

Os pilares do FinOps

O FinOps surge com um tripé que sustenta sua aplicação em qualquer negócio, independente do segmento. Esses princípios são fundamentais para garantir a integração coesa entre tecnologia, finanças e operação, assegurando o sucesso do projeto:

Informar

Essa deve ser a primeira etapa de qualquer estratégia de FinOps. Isso porque, aqui, é preciso colocar todos os envolvidos no processo em “pé de igualdade”. É nesse momento, então, em que você irá capacitar, informar e compartilhar dados com sua equipe de FinOps – como, por exemplo, os custos mensais, o nível de performance da nuvem, e todo e qualquer outro dado que faça sentido para o aprimoramento do desempenho da nuvem.

Otimizar

Esse é o momento de traçar planos: com as informações em posse do time de FinOps, é a hora de estudar decisões que otimizem o uso da nuvem e tragam mais resultados.

Operar

É a operacionalização do plano em si. As estratégias de FinOps normalmente são amplas e exigem o engajamento de toda a equipe – por isso, é altamente recomendável que o acompanhamento seja constante.

Vantagens do FinOps

A necessidade de um parceiro adequado

A gestão de cloud baseada em FinOps é, de fato, o caminho mais certeiro para otimizar o desempenho da nuvem. Ainda assim, pode não ser tão simples de adotá-la sozinho – e isso não quer dizer que você não tenha uma boa equipe de TI.

Isso acontece pelo simples fato do ambiente cloud ser altamente dinâmico, apresentando atualizações e modificações em servidores em curtíssimo prazo. Assim, na tentativa de reduzir custos e aumentar a disponibilidade e escalabilidade do seu negócio, você acabará desperdiçando recursos preciosos em equipes que facilmente se sobrecarregam ao cuidar do projeto de FinOps em paralelo com as demandas do dia a dia.

DESCUBRA: 5 iniciativas para que sua empresa se torne data driven

O acompanhamento de um parceiro que entenda as suas necessidades é, portanto, imprescindível para o sucesso da estratégia. E é por isso que a Dedalus pode te ajudar.

Com anos de experiência, a Dedalus é pioneira em tecnologia no Brasil e, hoje, se consolida com parcerias sólidas com a AWS, Microsoft e Google, as principais provedoras de ambientes cloud para o seu negócio.

Reduzir custos, gerenciar sua cloud e otimizar os resultados da sua equipe e empresa são demandas mais simples com a Dedalus. Converse com nossos consultores especializados e conheça nossos serviços de gerenciamento que trarão os melhores insights para seu negócio!

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter