Como escolher a melhor tecnologia em nuvem para minha empresa?

A escolha da melhor tecnologia em nuvem para a sua empresa envolve processos que necessitam de atenção e cuidado, mas estamos aqui para te ajudar. Entenda tudo sobre o assunto!

A tecnologia em nuvem se tornou uma grande necessidade para as empresas. Se com a transformação digital gestores e donos de empresas se viram na obrigação de pensar em alternativas para armazenar dados – que só crescem a cada dia – sem aumentar os custos, com a pandemia e o trabalho remoto isso se intensificou ainda mais.

A verdade é que os serviços gerenciados cloud se tornaram um must have atualmente e as empresas que não acompanham a evolução e postergam a implementação estão perdendo competitividade e gastando mais do que precisam.

E-book Serviços Gerenciados em Cloud - Horizontal

Todavia, sabemos que o processo de escolha de uma tecnologia em nuvem pode ser complicado, simplesmente pelo fato de existirem algumas opções no mercado e a tomada de decisão ser complexa.

Por isso, ao longo deste texto, você vai entender:

Continue a leitura!

A importância da gestão cloud para empresas

A gestão cloud consiste em analisar, controlar e fazer a gestão de nuvem com o intuito de garantir um ambiente cloud moderno, otimizado e de performance elevada. Isso implica a execução de serviços de infraestrutura de nuvem pública, privada ou híbrida. Essa prática envolve uma série de tarefas: administração de sistemas, monitoramento e segurança, controle do banco de dados e redes, entre outros.

Quando uma empresa decide realizar a gestão cloud por meio de uma equipe própria, muitas vezes esses profissionais já possuem grandes demandas internas, o que acarreta em uma má gestão. Dessa forma, buscar o parceiro certo, com a tecnologia em nuvem certa e que seja capaz de realizar a gestão de forma eficiente e ágil, tem se tornado o desejo de muitas organizações. 

Você também pode gostar de: Gestão de equipes: ajude o seu time a prosperar com o Microsoft Viva

Para escolher a melhor tecnologia em nuvem, é fundamental contar com a ajuda de quem entende, ou seja, uma assessoria especializada. É ela quem irá informar a melhor escolha de acordo com as necessidades da organização e o que se espera conseguir.

Escolhendo a melhor assessoria 

Pense que apesar da tecnologia ser em nuvem, é preciso contar com a ajuda de alguém que esteja “ao lado”. Por isso, antes de decidir qual escolher, analisar o melhor parceiro é o primeiro passo. 

O que deve ser analisado:

  • Reputação e referências – Busque saber a opinião de clientes e se existem reclamações sobre a empresa;
  • Suporte técnico – Analise o SLA e o que diz em relação à prioridade de atendimento em casos de urgência assim como o histórico de atendimento;
  • Nível de segurança – Avalie as políticas de segurança e questões técnicas relacionadas à segurança dos dados;
  • Cases de sucesso – Entenda como a assessoria da empresa foi importante para o cliente e se realmente faz sentido para você e seu negócio;
  • Monitoramento – Verifique se além de bom monitoramento a empresa também atua na prevenção e redução máxima de impactos.

A escolha da assessoria que fará os serviços gerenciados cloud é guiada por diversos fatores. Após analisar bem, a escolha da tecnologia cloud é o próximo passo.

O que avaliar ao escolher a tecnologia em nuvem

O que avaliar ao escolher a tecnologia em nuvem

Quem irá dizer qual a melhor tecnologia para o seu negócio é a empresa que prestará a assessoria. Isso porque ela analisa e estuda as necessidades da empresa a fim de oferecer a melhor solução para realizar uma gestão cloud eficiente e sem falhas nos serviços prestados.

Assim, é essencial definir quais são as demandas da empresa: Deseja apenas armazenar dados ou precisa de ferramentas que auxiliem na integração e na produtividade? É a partir dessa pergunta que parte a busca pela melhor opção. 

Ademais, aspectos como segurança, confiabilidade, suporte, capacidade de armazenamento, escalabilidade, funcionalidades, processos técnicos e, claro, custo-benefício são os principais critérios a serem seguidos para escolher a melhor tecnologia cloud. Além disso, comparar as principais escolhas é um fator decisivo.

A seguir, veja um pouco sobre as nuvens utilizadas pela Dedalus.

Descubra: Consultoria em Cloud Computing é com a Dedalus

AWS, Microsoft e Oracle: Conheça as principais tecnologias de nuvem

AWS – Amazon Web Services

Com tecnologias avançadas e instalações seguras, a AWS oferece serviços acessíveis e escaláveis para todos os tipos de empresas, desde start-up até uma líder de mercado.

Com o aumento do trabalho home office, em 2020 o serviço em nuvem da Amazon teve um salto na receita de 29%.

Por ser uma ótima opção para trabalhos analíticos e web, essa tecnologia em nuvem oferece infraestrutura confiável e escalável, além de mais de 200 soluções. A gama de serviços é extensa, alguns deles são:

  • Migração para a nuvem;
  • Internet das coisas;
  • arquivamento;
  • blockchain;
  • Backup e restauração.

Microsoft Azure

A Microsoft também possui a sua própria tecnologia de nuvem, a plataforma Azure. Um dos principais diferenciais é a sua capacidade de integração com outros produtos da Microsoft, como Windows Server e SQL Server.

Alguns dos serviços são:

  • Migração para nuvem;
  • Blockchain;
  • Banco de dados gerenciados;
  • Análise de escala;
  • Nuvem híbrida.

Oracle Cloud Infrastructure

A Oracle Cloud Infrastructure (OCI), outra plataforma de nuvem robusta, é projetada para atender às necessidades de empresas através de uma infraestrutura confiável e escalável para seus aplicativos e cargas de trabalho em nuvem.

Ela fornece uma ampla gama de serviços necessários para migrar, criar e executar, desde cargas de trabalho empresariais existentes até novas aplicações nativas da nuvem e plataformas de dados.

Alguns dos recursos e serviços oferecidos são:

  • Aplicações Oracle como serviços ao desenvolvedor e de integração;
  • Armazenamento e aplicações de microsserviços;
  • Aplicações personalizadas (Métricas, BI, Machine Learning e IA);
  • Execução de versões otimizadas;
  • Aplicações ISV (Big Data e Data Lake, banco de dados de código aberto e VMware nativo)

Conte com ajuda especializada para encontrar o melhor caminho!

Como pode perceber, o processo de escolha da melhor tecnologia em nuvem para a sua empresa envolve diversos fatores. É por isso que contar com ajuda especializada é o melhor caminho a se tomar, afinal, as tecnologias que acompanham os serviços gerenciados cloud devem ser muito bem analisadas antes de tomar qualquer decisão.

A Dedalus conta com serviços gerenciados cloud e outras soluções de gestão cloud para empresas. Encontramos a melhor solução para você de acordo com a necessidade do seu negócio e estágio da jornada de uso das tecnologias. Entre em contato!

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Cloud compliance: transparência no tratamento de dados em nuvem

Com o aumento da segurança na Nuvem, as regras de conformidade regulatória tiveram que evoluir. Agora, plataformas e serviços de Cloud Computing precisam seguir padrões rígidos e leis de segurança, ou enfrentar contestações legais e penalidades. Dessa forma, investir em medidas avançadas de Cloud Compliance não é mais um diferencial competitivo, mas uma estratégia crucial […]

Conectando o futuro: IA generativa e cloud computing

A combinação entre IA generativa e cloud computing está abrindo novas possibilidades de inovação e eficiência nas operações das empresas, ao mesmo tempo que permite a criação de experiências mais personalizadas para os clientes. Neste artigo, exploramos como a integração da IA generativa na nuvem pode revolucionar o ambiente empresarial e tornar as tomadas de […]

O que esperar do futuro da computação em nuvem e como se preparar

O futuro da computação em nuvem promete trazer uma série de benefícios para as empresas, mas também traz consigo desafios únicos. Ao adotar uma abordagem proativa e se preparar adequadamente, é possível se posicionar para aproveitar ao máximo as oportunidades que essas mudanças trarão. A seguir, conheça as principais tecnologias emergentes e saiba como garantir […]

Assine a Newsletter