Como usar Data Analytics para aumentar a performance da sua empresa

Sua empresa com alta performance, escalando resultados de forma otimizada e consistente, sem correr o risco de fazer investimentos sem retorno, é possível e você descobrirá como até o final deste artigo

O fato é que:

Se você ainda não chegou lá, simplesmente é porque não sabe como fazer isso a partir dos recursos que você tem no momento. Mas, independentemente dos obstáculos que você possa ter no caminho… sempre existe um caminho.

Leia também: 5 iniciativas para que sua empresa se torne data driven

A energia vital do seu negócio

Na realidade de hoje, dados são vitais para o sucesso das empresas:

Com acesso a grandes quantidades de informações, as empresas agora podem obter insights sobre seus clientes e concorrentes que simplesmente não eram possíveis antes. E com a crescente popularidade do big data, espera-se que as empresas aproveitem ainda mais os dados nos próximos anos.

Portanto, se você deseja ter sua empresa funcionando em alta performance, escalando resultados de forma otimizada e consistente, terá que tornar-se uma empresa data-driven e transformar dados em negócios.

Porém…

O problema

Na tentativa de alcançar esses resultados, muitas empresas acreditam que basta apenas coletar dados e fazer a ingestão deles no sistema.

Mas, infelizmente, não é isso o que fará você alcançar os resultados que deseja. Existe um problema que é a raiz de por que até agora isso não tem funcionado.

O grande problema é que esses dados não estão se transformando em informações valiosas e precisas para o seu negócio.

Isso acontece porque não possuem um sistema efetivo que analise os dados de forma eficaz, ou seja, não sabem como usar Data Analytics.

As consequências

Isso traz várias consequências negativas, e as que mais podem te prejudicar são: decisões erradas, ações que não geram resultados, baixa performance.

E se isso não for solucionado, as coisas podem ficar ainda piores:

Uma pesquisas da Experian Data Quality também descobriu que dados ruins fazem com que empresas percam em média cerca de 12% de sua receita total. Mas, as consequências disso vão além. Por exemplo: 28% tiveram problemas com o atendimento ao cliente, enquanto 21% sofreram danos à reputação.

Isso acontece justamente porque não possuem um sistema efetivo que extrai, gerencia e analisa os dados de forma eficaz.

Base analítica sólida, o segredo da alta performance

Mas, então… Qual é a solução? Como tornar-se uma empresa data-driven e transformar dados em negócios?

Você precisa de uma base analítica de dados sólida.

E como fazer isso? Através de um sistema de gerenciamento de dados eficaz e ferramentas de análise confiáveis, ou seja, através de Data Analytics.

O que é e como usar Data Analytics

A análise de dados, às vezes chamada de inteligência de negócios ou gerenciamento de informações, é um processo de extrair significado dos dados para tomar decisões informadas.

Os analistas de dados trabalham com todos os tipos de dados – de relatórios financeiros a resultados de pesquisas – para entender como eles podem ser usados para melhorar as operações de negócios.

A análise de dados de uma empresa começa com a compreensão de o que precisa ser analisado, quais dados estão disponíveis e o que se quer extrair de informação de acordo com objetivos pré-determinados.

Em seguida, os dados precisam ser organizados e limpos. Uma vez que os dados estejam limpos, eles podem ser analisados usando diferentes técnicas para determinar tendências ou padrões.

Após a análise, as conclusões podem ser tiradas e os planos de ação podem ser criados com base nas descobertas.

Ser data-driven

Enfim, deu para perceber que os dados são a energia vital dos negócios. No entanto, a maioria das empresas não têm as ferramentas certas para gerenciar e usar os dados de forma eficaz.

O gerenciamento eficaz de dados e as ferramentas de análise confiáveis são a chave para se tornar uma empresa orientada por dados e transformar os dados em um ativo de negócios. 

Ao usar essas ferramentas, as empresas podem melhorar sua tomada de decisão, identificar tendências e entender melhor o comportamento do cliente. Além disso, o gerenciamento de dados eficaz e o uso de ferramentas de análise confiáveis podem ajudar as empresas a reduzir custos e aumentar a receita.

E isso é ser uma empresa data-driven.

Leia também: O que é Cloud Computing?

Cases

Conheça AQUI algumas das empresas que tiveram sua performance transformada através da criação de uma base analítica de dados sólida.

Por que o melhor momento para ser data-driven é agora

Existem algumas boas razões…

  • As tecnologias de inteligência artificial (IA) estão aos poucos dominando todas os processos
  • A personalização é uma característica que só cresce em todas as áreas
  • As políticas de segurança de dados têm importância cada vez maior

Essa é a direção em que o mercado e os clientes estão evoluindo. Os dados não são apenas números, códigos e letras… São um tesouro que você tem que proteger.

Podemos te ajudar

A Dedalus, em parceria com a Snowflake, uma empresa Data Cloud, pode te ajudar a transformar dados em informações de negócios.

O nosso time de especialistas está capacitado para execução de projetos como estruturação de Data Lake ou Data Warehouse, entregando em um menor espaço de tempo, fazendo com que os clientes consigam explorar os seus dados de forma otimizada, segura e com custo otimizado. Tudo para fazer com que as empresas avancem cada vez mais na direção de se tornarem orientadas a dados (data-driven).

Por que confiar na Dedalus?

Somos pioneiros em cloud computing e uma das empresas que mais cresce no Brasil.

Nascemos de um sonho e o transformamos em uma realidade…

Para nós e, principalmente, para os nossos clientes.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Então, clique no botão abaixo, que teremos orgulho em ajudar sua empresa a estar sempre à frente.

Fale conosco

Posts mais lidos

Microsoft Viva Insights: como melhorar sua gestão pessoal?

O Microsoft Viva Insights fornece, basicamente, algumas informações pessoais sobre dois fatores de extrema importância na gestão pessoal: o seu tempo e a sua produtividade. Ou seja, ele ajuda as pessoas a entenderem como gastam seu tempo e com que o gastam. Com ele, você pode ver – e gerenciar – como gastou seu tempo […]

Gestão de equipes: ajude o seu time a prosperar com o Microsoft Viva

Você já ouviu falar no Microsoft Viva para Gestão de Equipes? Para aqueles que ainda não conhecem, o Viva é uma plataforma de gestão de equipes e experiência de colaboradores, baseado na Microsoft 365 e usado no Microsoft Teams. Além disso, ele reúne comunicações, conhecimentos, aprendizados, recursos e insights para otimizar o fluxo de trabalho. […]

Segurança de dados e mercado de e-Learning: qual a relação?

Com o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, as edtechs e o mercado de e-Learning, como um todo, tiveram um crescimento acelerado, sobretudo nos dois últimos anos. Mas, a boa notícia é que essa tendência de educação à distância deve continuar em alta, em ambos os segmentos, mesmo agora no pós-pandemia. Pelo menos, é […]

Assine a Newsletter