Coronavírus: falta de mão de obra e instabilidade cambial vão acabar com sua jornada para Cloud?

Já convivemos com os desafios de pleno emprego de profissionais de TI há alguns anos no Brasil. Criar times para tocar projetos de Dados e Cloud já era um desafio. Com a pandemia do novo Coronavírus e o câmbio fora de controle, essas tecnologias estão se tornando imprevisivelmente mais caras. Mas ainda é viável modernizar sua empresa e modificar seu negócio por meio da Transformação Digital.

Esta é justamente a hora de nos diferenciarmos, trazer tecnologia para o negócio e vencer os desafios por meio de mais conhecimento. Mas como fazer isto se não há mão de obra e a pouca qualificada precisa se afastar?

Há um déficit de mão de obra no país e no mundo. É um grande desafio achar profissionais: vejo todas as empresas com o mesmo problema. Cientistas de Dados, Engenheiros de Dados, profissionais de Serviços de Segurança, Gestão, Arquitetos, Performance e tudo o mais.

A maioria dos profissionais, infelizmente, ainda está iniciando suas carreiras. Pode sobrar conhecimento, mas falta a experiência prática, em especial em temas adjacentes, porém fundamentais para estes projetos como gestão de crises, convivência com pessoas de outras culturas e conhecimentos.

Some isso à necessidade de liberar seus profissionais para trabalhar em sistema de home office, por causa do vírus que se alastra, dificultando a troca de informações entre equipes e aprofundamento no problema.

A solução está aí: vamos buscar inspiração no próprio modelo de Cloud que considera o consumo de recursos caros de maneira compartilhada e inteligente, o que permite o barateamento de recursos. Quanto custava fazer reconhecimento facial há dez anos? Ou ter um ambiente de processamento pesado? Hoje você paga por hora, se e quando usar.

Será que a gente consegue estender este modelo para pessoas, mas de um jeito que realmente funcione? Como é que se “compartilha” gente sem afetar qualidade, identidade, segurança e performance?

Empresas especializadas contam com uma equipe que arquiteta, desenha, avalia, sugere, planeja a migração, migra, monitora, administra, gerencia milhares de recursos em Cloud. Com a retaguarda adequada dos provedores, fornecedores qualificados, além de ter um sistema que funciona, as empresas conseguem ter o serviço de maneira mais barata do que ter um time dedicado próprio. O sistema ainda permite que a equipe fornecedora trabalhe à distância, algo essencial em tempos de isolamento.

Respeito quem discorda desta visão e opta por montar seu time próprio ou que acredita que Cloud não requer gestão humana. Se na sua empresa os Engenheiros de Dados, Analistas de Performance, FinOps, Arquitetos de Tecnologia e Solução são o “core business” – e você consegue contratá-los – então quem é que está reinventando o negócio pra valer?

Há uma divisão de trabalho muito clara: fique com a aplicação destas tecnologias na revolução de seu negócio, encontre alguém para te apoiar na gestão e ganhe escala, velocidade, competitividade e qualidade.

Quanto ao câmbio, tenho de lembrar o que já temos dito há um bom tempo: Cloud requer gestão de custos, algo que não é feito apenas analisando o consumo ou renegociando com seu provedor. Requer uma extensa metodologia que implementa uma completa governança sobre todos os aspectos de provisionamento, arquitetura, mudanças, revisões de hábitos e, sim, depois disso, uma revisão de contrato com seu provedor.

E então, a economia mundial impactada pelas incertezas, queda na produção e doenças altamente contagiosas, afeta humores, bolsas e câmbio de nossa moeda. Sua fatura de Cloud sobe na mesma proporção. O que fazer?

Fortaleça sua gestão de custos com um bom parceiro. Adicionalmente, há como contratar Cloud com preços fixados em Reais e com baixo compromisso de consumo.

O momento requer profundidade no entendimento das alternativas e revisão de conceitos. Apostar no poder da Transformação Digital se tornou ainda mais importante para o sucesso de nossas empresas e para o aumento de competitividade.

Autor: Maurício Fernandes, presidente da Dedalus

Posts mais lidos

AWS Systems Manager otimiza tarefas e facilita o gerenciamento

A AWS conta com uma série de soluções para auxiliar empresas, de diferentes portes e segmentos, em suas jornadas de cloud. E para simplificar e agilizar o gerenciamento de recursos e aplicativos, os clientes da AWS contam com o Systems Manager, que disponibiliza aos usuários uma interface que unifica toda a infraestrutura que o cliente […]

Dedalus moderniza operação com ServiceNow

A Dedalus segue investindo na consolidação de seus serviços e na modernização de sua operação. Por isso, a companhia acaba de incorporar as soluções do ServiceNow, baseadas no conceito de Information Technology Service Management (ITSM), que irá permitir automatização dos processos internos da empresa e garantir uma estrutura ainda melhor para o atendimento aos clientes.

Dedalus inclui serviços de cloud ao faturamento AWS e Azure

A Dedalus tem como propósito apoiar as empresas no uso pleno de tecnologias. Dentro dessa premissa, a partir de outubro de 2020, os clientes que realizam o faturamento de ambiente em AWS e Azure passam a contar com serviços de cloud sem custo adicional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter