A criptografia de dados na segurança da nuvem

A nuvem é uma forma segura e conveniente de armazenar e gerenciar dados, sejam eles da empresa ou de clientes. Entretanto, pessoas mal intencionadas, como hackers, estão evoluindo suas abordagens de ciberataque. 

 

Isso nos faz refletir sobre como podemos deixar ainda mais a nuvem segura, e é aí que entra a criptografia de dados. Saiba como ela funciona e o que fazer para criar uma segurança digital reforçada!

E-book Serviços Gerenciados em Cloud - Horizontal

O que é a criptografia de dados?

A fim de ter uma nuvem segura, a criptografia de dados é um protocolo de segurança extremamente eficaz. Basicamente, ela transforma os dados em um código secreto que só é possível descriptografar com uma chave. 

Leia também: Por que o cloud computing é fundamental para a gestão de dados na indústria 4.0?

Funciona assim: Diferentes algoritmos (DES, AES, RSA, etc) alteram os arquivos simples para um formato ilegível e indecifrável. Assim, por serem complexos, esses códigos são impossíveis de serem lidos por alguém fora da empresa (como hackers), garantindo uma segurança digital contra roubo ou fraude de dados. E, caso haja, os dados são inúteis, afinal, estão protegidos pela criptografia de dados.

Os dados podem ser criptografados em dois estados:

  • Em repouso: Inclui todos os dados de armazenamento, contêineres e tipos de informações existentes.
  • Em trânsito: Enquanto os dados são transferidos entre locais, programas ou componentes. Podem ser transferidos pela rede, do local para a nuvem e vice-versa ou durante um processo de entrada/ saída.

Um fator que torna a nuvem segura é que para descriptografar os dados e obter o arquivo em um formato legível é indispensável ter a chave de criptografia. Assim, somente quem a possui poderá decifrar a mensagem. 

Como manter uma nuvem segura: gerenciamento de chaves

Proteger as chaves da criptografia de dados é essencial para garantir a segurança digital dos dados. 

Desse modo, existem algumas práticas que podem ajudar na hora de subir os dados criptografados na nuvem.

Armazenamento

Guardar as chaves em um local seguro é fundamental para que o processo de criptografia de dados seja eficiente. Uma vez vazadas, os invasores terão acesso completo. Por isso, contar com o backup em nuvem é uma prática que deve ser seguida. 

Ao armazenar os dados da empresa criptografados, sua empresa terá uma proteção extra. Além disso, os backups já fazem a criptografia de dados de forma automática.

Acessos limitados

Conceder acesso a todos os colaboradores é uma das falhas que acarretam em vazamentos de dados, pois muitas vezes as ameaças podem vir não só de forma externa, mas interna também. Assim, separe os acessos por funções e forneça acesso somente para quem realmente precisa.

Soluções de gerenciamento de chaves

Algumas soluções cloud contam com ferramentas específicas para proteção de chaves. O Azure, por exemplo, possui o Azure Key Vault, que ajuda a proteger chaves criptográficas e segredos que serviços de nuvem usam conferindo uma segurança digital a mais. 

Descubra: Investir em funcionários pode ser mais simples com o Microsoft Viva Learning

Conformidade com as leis

Ao realizar a criptografia de dados e o compartilhamento das informações, é essencial que a exportação ou importação esteja em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. 

Conte com uma empresa líder

O maior equívoco que as empresas cometem é esquecerem que as vulnerabilidades existem. Embora a nuvem seja segura, infelizmente ainda não é impenetrável, por isso a criptografia de dados é uma forma de mantê-la segura. 

É claro que a tecnologia cloud fornece outras formas de manter a segurança digital do seu negócio, a criptografia de dados é apenas uma delas. Além disso, é importante escolher a melhor tecnologia para a sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Fale com um especialista Dedalus.

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter