Descentralização de Dados: como eliminar o vilão da produtividade

Para otimizar a produtividade da sua empresa, minimizar custos, ter maior segurança da informação, maior performance, enfim, tudo o que gera mais resultados para o seu negócio, é fundamental que os dados da sua empresa estejam centralizados.

Leia também: Como usar Data Analytics para aumentar a performance da sua empresa

Dados centralizados, o óleo que lubrifica seus processos

A centralização permite uma melhor análise de informações, o que pode ajudar as empresas a tomar decisões mais inteligentes e agilizar processos.

Além disso, os dados centralizados são mais facilmente acessados pelos funcionários, o que também é fundamental para melhorar a velocidade das operações dentro da sua empresa.

Ao ter um repositório central de informações, todas as engrenagens do seu negócio funcionarão de forma mais ágil, o que certamente aumentará a sua produtividade.

Quando o sistema começa a emperrar

Por outro lado, a descentralização dos dados traz vários entraves que prejudicam a performance dos seus processos que podem gerar grandes distorções na tomada de decisões.

A principal causa disso é o fato de que esses dados são separados e não estruturados em um mesmo ambiente, tornando-os difíceis de usar com precisão e inteligência.

Além do mais, os dados descentralizados normalmente são armazenados em diferentes fases do processo, levando à dupla contagem e aumento da complexidade.

Como solucionar a descentralização de dados da sua empresa

O gerenciamento de dados é um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio. No entanto, com a crescente demanda por dados e os recursos limitados de muitas empresas, o gerenciamento de dados pode ser uma tarefa assustadora.

Aqui estão algumas dicas de como resolver o problema da descentralização de dados em sua organização:

  1. Estabelecer políticas e procedimentos de Gerenciamento de Dados claros e concisos

As empresas estão cada vez mais envolvidas na obtenção de dados, o que exige um planejamento e gerenciamento corretos para que informações valiosas não sejam perdidas.

Para estabelecer políticas e procedimentos claros e concisos de gerenciamento de dados, é importante ter em mente alguns princípios básicos, como a separação dos papéis dos envolvidos, padronização da operação e gestão integrada.

Isso irá garantir que todas as informações sejam rastreadas, controladas e utilizadas com eficácia.

  1. Crie um banco de dados centralizado para armazenamentos de informações de toda a empresa

Um banco de dados centralizado permitirá que toda a organização possa consultá-lo a qualquer momento, facilitando assim a troca de informações entre departamentos e melhorando o controle sobre os documentos e operações da empresa.

  1. Implemente um sistema automatizado de captura e gerenciamento de alterações de dados

A capacidade de capturar e gerenciar dados com eficiência é crucial para garantir que as informações estejam disponíveis quando necessário, evitando erros dispendiosos e melhorando a eficiência. Mas, gerenciar dados pode ser uma tarefa assustadora até mesmo para os gerentes mais experientes.

Um sistema que pode automatizar a captura e o gerenciamento de dados pode ajudar a simplificar o processo e garantir que todas as informações relevantes estejam prontamente acessíveis, contribuindo para gerar novos insights e decisões mais acertadas para o seu negócio.

Centralizar os dados da sua empresa: considerações que você deve fazer

Centralizar os dados da empresa pode ser uma tarefa assustadora, mas com as ferramentas e a estratégia certas, pode ser um processo relativamente simples.

Aqui estão algumas coisas a ter em mente antes de embarcar neste projeto:

Antes de mais nada, é necessário realizar um levantamento das informações básicas sobre as atividades da organização, identificando quais dados podem ser consolidados num sistema central. Isso te ajudará, inclusive, a estabelecer regras claras sobre quem pode ter acesso a quais dados.

Em segundo lugar, é preciso certificar-se de ter um bom gerenciamento dessa estrutura. A organização de todos esses dados deve ser feita de forma minuciosa para que não haja conflitos no fluxo de informação e para que ela esteja disponível no local certo, na hora certa, gerando os insights necessários.

Por último, não menos importante, considere o uso de ferramentas online ou softwares projetados especificamente para otimizar a operacionalização desses dados. Esses programas geralmente são muito fáceis de usar e facilitam o processo automatizando algumas das tarefas envolvidas.

Leia também: 5 iniciativas para a sua empresa se tornar data-driven

Bom, a esta altura você já deve ter percebido que para alavancar resultados, a sua empresa precisa estar munida de tecnologia e de um gerenciamento de informação eficaz.

Nós, da Dedalus, somos pioneiros em sistemas de gerenciamento de informação e temos um portfólio de soluções completas para que a sua empresa precise preocupar-se somente com o lado bom da informação: obter insights e ter o poder de tomar decisões que farão com que sua empresa esteja sempre à frente, gerando novas soluções, criando novas oportunidades.

Quer conhecer o caso de uma empresa que apostou no uso estratégico de dados e alavancou seus resultados? Você vai se surpreender. Clique no botão abaixo e confira:

CONHEÇA UM CASO DE SUCESSO

 

Posts mais lidos

Microsoft Viva Insights: como melhorar sua gestão pessoal?

O Microsoft Viva Insights fornece, basicamente, algumas informações pessoais sobre dois fatores de extrema importância na gestão pessoal: o seu tempo e a sua produtividade. Ou seja, ele ajuda as pessoas a entenderem como gastam seu tempo e com que o gastam. Com ele, você pode ver – e gerenciar – como gastou seu tempo […]

Gestão de equipes: ajude o seu time a prosperar com o Microsoft Viva

Você já ouviu falar no Microsoft Viva para Gestão de Equipes? Para aqueles que ainda não conhecem, o Viva é uma plataforma de gestão de equipes e experiência de colaboradores, baseado na Microsoft 365 e usado no Microsoft Teams. Além disso, ele reúne comunicações, conhecimentos, aprendizados, recursos e insights para otimizar o fluxo de trabalho. […]

Segurança de dados e mercado de e-Learning: qual a relação?

Com o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, as edtechs e o mercado de e-Learning, como um todo, tiveram um crescimento acelerado, sobretudo nos dois últimos anos. Mas, a boa notícia é que essa tendência de educação à distância deve continuar em alta, em ambos os segmentos, mesmo agora no pós-pandemia. Pelo menos, é […]

Assine a Newsletter