Desvendando 6 mitos sobre a migração para a nuvem

As vantagens da migração para a nuvem são diversas, porém, alguns mitos pairam sobre esse processo. Descubra a verdade por trás deles!

A migração para a nuvem continua em rápida ascensão. Segundo a Pesquisa Anual de Uso da Nuvem da Denodo, 30,36% das empresas entrevistadas declararam que estão em um nível intermediário de uso da tecnologia e 23,21% em nível avançado.

Leia também: 5 iniciativas para que sua empresa se torne data driven

Entretanto, embora muitos gestores saibam das vantagens da nuvem, outros ainda têm muitas dúvidas e medo em relação ao assunto: será que os custos são altos? A nuvem é realmente segura? Empresas de qualquer porte podem migrar? Essas e outras são dúvidas muito válidas, afinal, a migração para a nuvem coloca diversos fatores em evidência.

Oito motivadores de negócios que estimulam as migrações para a nuvem

Migração para a nuvem: Acabe de uma vez por todas com as suas dúvidas sobre o assunto

Para esclarecer os mitos que rodeiam o uso da tecnologia e as vantagens da nuvem, preparamos este artigo com os principais mitos sobre a migração para nuvem para que você entenda tudo sobre o assunto! Vamos lá?

A nuvem não é segura nem confiável

Talvez essa seja uma das principais questões relacionadas à migração para a nuvem. Se você também tem essa dúvida, saiba que por um lado é uma coisa boa, pois mostra que você sabe da importância em ter dados seguros nos dias atuais.

Mas, fique despreocupado: uma das vantagens da nuvem é que todas as informações e arquivos estão seguros dentro dela. Como já explicamos em outro artigo, a nuvem conta com um sistema de criptografia, o que protege muito bem contra qualquer tipo de vazamento ou ataques cibernéticos. 

Só para ilustrar, empresas de alto escalão estão usando a tecnologia. A NASA utilizou o serviço de nuvem da Amazon, a AWS, para divulgar informações sobre o pouso da sua sonda em Marte.

Além disso, a empresa provedora contratada é responsável pela segurança e gerenciamento, o que difere das empresas que optam por servidor local. Nesse caso, a responsabilidade de gestão e proteção é do setor de TI, e isso gera diversos gastos. 

A utilização da nuvem ainda requer a presença do time de TI, porém, o trabalho é reduzido, permitindo que os profissionais se dediquem a atividades mais complexas e essenciais para a empresa.

A migração para a nuvem é complicada

O processo de migração para a nuvem é um procedimento que pode ser feito sem nenhum tipo de complicação, ainda mais quando você conta com parceiros especialistas no assunto, como a Dedalus.

É claro que o tempo de migração depende do porte da instituição, mas, no geral, a migração pode ser feita em poucos dias.

 

Aqui na Dedalus, por exemplo, um plano de implementação e migração bem elaborado é feito. Os serviços profissionais seguem as boas práticas recomendadas pelos maiores provedores de nuvem do mundo, assim, riscos e impactos são minimizados.

A migração para a nuvem e o seu gerenciamento tem um custo alto

Qual o custo para manter dados seguros? Talvez essa seja uma pergunta tanto quanto capciosa, mas gerenciar e armazenar dados de forma inteligente e segura deve ser o primeiro pensamento de qualquer empresa que lida com documentos e arquivos importantes. 

O custo da migração para a nuvem não se compara com gastos de uma infraestrutura de TI e servidores locais, por exemplo. O investimento inicial se faz valer a pena, pois além da de eliminar custos da estrutura on-premise, como datacenters e mão de obra especializada, também disponibiliza à sua empresa recursos para impulsionar o seu crescimento.

Ademais, uma das vantagens da nuvem é que a sua empresa só paga pelos recursos que usar, como no Azure. 

Descubra: Armazenamento em nuvem: por que custa tão caro não implementá-lo?

A migração para a nuvem é apenas para grandes empresas

Engana-se quem pensa que para manter dados seguros e armazenados na nuvem precisa ser “peixe grande”. Empresas de qualquer porte e segmento podem usar a tecnologia.

Outra vantagem da nuvem para empresas de pequeno e médio porte que possuem orçamento limitado é que por ser uma tecnologia escalável, é possível escolher a opção de infraestrutura de armazenamento de acordo com as necessidades do seu negócio.

A produtividade da equipe é afetada

Muito pelo contrário! O aumento da produtividade é uma das vantagens da migração para a nuvem. Além de ter a certeza de que os dados estão seguros, é possível acessar de qualquer local e a qualquer hora.

O Microsoft 365, por exemplo, plataforma baseada em nuvem, oferece ferramentas que podem ser utilizadas em modo offline. Assim, quando houver conexão, os arquivos serão sincronizados e compartilhados. 

Além disso, por ser gerenciada por uma empresa parceira, a migração para a nuvem confere aos profissionais de TI da sua empresa um aumento de produtividade ao disponibilizar tempo para se envolverem em outras questões.

A migração para a nuvem não está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Levar a sério a segurança dos dados é essencial, pois a má gestão pode resultar em multas de até R$ 50 milhões ou 2% do faturamento do negócio.

 

Mas, a nuvem pode ser uma grande aliada na adequação da Lei que entrou em vigor em 2020. A nuvem proporciona, além de dados seguros, soluções avançadas de segurança capazes de detectar, evitar e proteger contra ameaças cibernéticas.

Aliás, outra das inúmeras vantagens da nuvem é que ela oferece recursos e soluções de acesso, autenticação, bloqueio e restrições dentro da organização. Afinal, muitas vezes colaboradores mal-intencionados podem ser os vilões na história.

Aproveite as vantagens da nuvem com a Dedalus

E então, já tinha desvendado estes mitos? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil!

E lembre-se: para uma migração para a nuvem plena, conte com uma empresa especializada em cloud computing. Desse modo, você tem a certeza de que nenhuma informação importante ficou para trás e ainda terá a gestão do ambiente feita por quem realmente entende do assunto. Assim, você e seu time poderão focar em estratégias saudáveis.

A Dedalus conta com Serviços de Cloud que contemplam desde o planejamento para a migração e a otimização do ambiente em nuvem até o gerenciamento contínuo para garantir uma infraestrutura de alta performance, otimizada e eficiente.

Fale com um especialista Dedalus agora mesmo e inicie a sua jornada na migração para a nuvem.

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter