Estratégia multicloud: supere os desafios com uma gestão centralizada

Saiba como ter uma gestão de ambientes de nuvem otimizada para uma estratégia multicloud eficaz. E mais: Guia Dedalus gratuito para download!

A computação em nuvem se tornou uma realidade para muitas empresas que buscam mais agilidade, eficiência e inovação em seus negócios. 

No entanto, nem sempre uma única solução de nuvem é capaz de atender a todas as necessidades e demandas de uma organização. 

Por isso, cada vez mais empresas estão adotando uma estratégia multicloud, que consiste em utilizar mais de um provedor e serviço de nuvem simultaneamente.

Mas como gerenciar múltiplas plataformas de nuvem de forma integrada e consistente? Como garantir que os recursos, dados, aplicações e segurança estejam alinhados em todos os ambientes? Como escolher as melhores soluções para cada cenário e objetivo? 

Essas são algumas das questões que envolvem a gestão multicloud, um desafio que pode ser superado com a ajuda de um parceiro especializado em serviços gerenciados cloud.

Neste artigo, vamos explicar o que é multicloud, quais são os principais desafios que ela apresenta e como ter uma gestão centralizada pode trazer mais benefícios para o seu negócio. Acompanhe!

O que é estratégia e gestão multicloud?


Ao adotar uma
estratégia multicloud, as empresas podem aproveitar as vantagens e os recursos de diferentes provedores e tecnologias de nuvem, como AWS, Microsoft Azure, Oracle Cloud, entre outros. 

Assim, elas podem ter mais flexibilidade, autonomia e segurança para escolher as soluções mais adequadas para cada situação e objetivo.

No entanto, gerenciar vários serviços e plataformas de nuvem não é uma tarefa simples. É preciso ter uma visão holística e integrada dos ambientes cloud, bem como das aplicações, dados e processos que rodam neles. 

Leia também: Plataforma Moderna de Dados: O que é isso?

Além disso, é preciso garantir que os padrões de qualidade, performance e segurança sejam mantidos em todos os cenários.

Por isso, contar com um provedor de serviços gerenciados cloud (MSP) é essencial. Um MSP é uma empresa que oferece suporte, monitoramento, otimização e gestão de infraestrutura cloud para seus clientes, como a Dedalus.

Isso significa que um MSP pode ajudar a planejar, implementar e gerenciar uma estratégia multicloud eficaz e otimizada para o seu negócio.

Quais são os principais desafios do multicloud?

supere desafios com a gestão multicloud

Apesar dos benefícios que a adoção de diferentes provedores de nuvem pode trazer para as empresas, ela também envolve alguns desafios que precisam ser superados para garantir o sucesso da iniciativa. Veja alguns dos principais:

Gestão unificada

Um dos maiores desafios da estratégia multicloud é ter uma gestão unificada dos diversos ambientes cloud utilizados pela empresa. Isso significa ter controle sobre os recursos, custos, performance, disponibilidade e segurança de cada plataforma e serviço de nuvem contratado.

Para evitar problemas com essas ações, é preciso contar com ferramentas e processos com o intuito de integrar e padronizar as informações e as operações em todos os ambientes cloud. 

Além disso, é preciso ter uma equipe capacitada e experiente para lidar com as diferentes tecnologias e fornecedores envolvidos na gestão de múltiplas plataformas de nuvem.

Leia também: Gestão de ambientes cloud: Por que considerar o serviço?

Monitoramento

Outro desafio da gestão multicloud é monitorar constantemente os indicadores de qualidade, performance e segurança dos ambientes de nuvem. 

Isso envolve coletar, analisar e gerenciar dados sobre o uso dos recursos, o consumo dos serviços, o desempenho das aplicações, a disponibilidade dos sistemas e a detecção de falhas ou ameaças.

Para isso, é preciso contar com ferramentas e processos que permitam acompanhar em tempo real o funcionamento dos ambientes cloud e tomar ações corretivas ou preventivas quando necessário. 

Dessa forma, é preciso ter uma equipe qualificada e atenta para identificar oportunidades de melhoria ou otimização dos serviços contratados.

Segurança

Garantir a segurança dos dados e das aplicações que rodam nos diferentes ambientes cloud é, sem dúvidas, uma ação que não pode ser negligenciada. Isso envolve proteger as informações contra ataques cibernéticos, vazamentos ou perdas acidentais.

Dessa forma, é preciso contar com ferramentas e processos que permitam criptografar, autenticar e autorizar o acesso aos dados e às aplicações em todos os ambientes cloud.

E, claro, ter uma equipe especializada e atualizada sobre as melhores práticas e normas de segurança da informação.

Leia também: Conheça as melhores práticas de segurança em nuvem

Por que ter uma gestão centralizada?

Diante dos desafios apresentados pela gestão multicloud, ter uma gestão centralizada pode ser a solução ideal para garantir uma maior eficiência e otimização dos ambientes cloud utilizados pela empresa.

Uma gestão centralizada significa ter um único ponto de contato para lidar com todos os aspectos da infraestrutura cloud da empresa. Isso inclui planejar, implementar, monitorar, otimizar e gerenciar os recursos, dados, aplicações e segurança em todos os ambientes cloud contratados.

A Dedalus é multicloud!

Se você está buscando uma empresa parceira para te ajudar na gestão centralizada da sua estratégia multicloud, a Dedalus é sua melhor parceira!

A Dedalus é líder em serviços de cloud e dados e trabalha com diversas tecnologias parceiras como AWS, Microsoft Azure, Oracle, Snowflake, entre outras.

Oferecemos soluções personalizadas para cada cliente conforme suas necessidades e objetivos. E isso é possível graças à nossa equipe altamente qualificada e certificada para planejar, implementar e gerenciar sua infraestrutura cloud com eficiência e segurança.

Também oferecemos suporte 24x7x365 para garantir a disponibilidade e performance dos seus serviços cloud. Tudo isso através de ferramentas avançadas para monitorar, otimizar e gerenciar os custos dos seus ambientes cloud.

Se você quer saber mais sobre como podemos ajudar na sua estratégia multicloud, baixe agora mesmo o “Guia Dedalus: Gestão de Ambientes Multicloud”.

Nele, você vai aprender:

  • O que é multicloud
  • Quais são os benefícios
  • O que fazer para evitar os problemas e superar os desafios
  • Como a Dedalus garante a gestão de múltiplos ambientes de nuvem
  • Como os Serviços Gerenciados vão além de uma simples gestão multicloud

E muito mais!

Não perca essa oportunidade! Baixe o guia gratuitamente e comece a entender mais sobre gestão multicloud.

Guia Dedalus: Gestão de Ambientes Multicloud

Posts mais lidos

Conectando o futuro: IA generativa e cloud computing

A combinação entre IA generativa e cloud computing está abrindo novas possibilidades de inovação e eficiência nas operações das empresas, ao mesmo tempo que permite a criação de experiências mais personalizadas para os clientes. Neste artigo, exploramos como a integração da IA generativa na nuvem pode revolucionar o ambiente empresarial e tornar as tomadas de […]

O que esperar do futuro da computação em nuvem e como se preparar

O futuro da computação em nuvem promete trazer uma série de benefícios para as empresas, mas também traz consigo desafios únicos. Ao adotar uma abordagem proativa e se preparar adequadamente, é possível se posicionar para aproveitar ao máximo as oportunidades que essas mudanças trarão. A seguir, conheça as principais tecnologias emergentes e saiba como garantir […]

Host Dedicated Server: como essa solução pode beneficiar sua empresa

As maiores preocupações das empresas, independente do porte ou setor, é garantir a segurança, o desempenho e a confiabilidade das suas operações. E uma das soluções mais eficazes para alcançar esses objetivos é o Host Dedicated Server. Neste artigo, vamos explorar em detalhes os benefícios do servidor dedicado para as empresas, qual a relação com […]

Assine a Newsletter