Por que o cloud computing é fundamental para a gestão de dados na indústria 4.0?

O alinhamento aos conceitos da Indústria 4.0 é fundamental para seu crescimento. E o Cloud Computing é o principal caminho para isso. Saiba mais!

Atualmente, muito se fala sobre a indústria 4.0 como uma tendência mundial a ser seguida por todas as organizações que buscam manter a competitividade no mercado e a eficiência organizacional.

No entanto, isso não é exagero. Afinal, cada vez mais a tecnologia assume papéis de mais importância no dia a dia operacional, resguardando o tempo e o esforço das equipes para atividades realmente estratégicas.

O que acontece é que, muitas vezes, o caminho para atingir os preceitos da indústria 4.0 – que, invariavelmente, passam pela gestão de dados e a criação de um modelo cloud computing para as organizações – pode ser nebuloso.

As 5 iniciativas para se tornar uma empresa data driven

Para entender melhor os motivos pelos quais a computação em nuvem deve ser o ponto de partida nessa sua jornada, precisamos voltar aos conceitos de indústria 4.0.

O que é indústria 4.0?

Como já mencionado, hoje passamos por um momento onde a tecnologia e a inteligência artificial tomam um espaço cada vez maior nas organizações, principalmente em demandas operacionais. Isso não significa que a mão de obra humana é totalmente dispensada: o esforço humano se direciona para ações estratégicas, analíticas e decisórias ao passo que recursos tecnológicos assumem mais papéis. Assim, aproveita-se de todos os insights fornecidos artificialmente.


É justamente esse o preceito da indústria 4.0. O conceito está estritamente relacionado à transformação digital das empresas como uma vantagem competitiva. Ora: se a tecnologia auxilia na automatização de processos e fornece insights com alta acurácia em praticamente tempo real, esses insumos garantem a personalização de serviços e a
tomada de decisões com mais segurança em menos tempo, fazendo com que o negócio apresente vantagens frente a concorrentes que não iniciaram sua revolução tecnológica.

Outro preceito da indústria 4.0 é ampliar a disponibilidade de acesso a serviços, tanto em sistemas internos quanto para o público em geral, sem que seus resultados sejam afetados negativamente. 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR: Gestão de segurança e os serviços gerenciados de cloud

Onde a nuvem entra na realidade da indústria 4.0?

A tecnologia em nuvem entra em ação justamente para assegurar esses dois pilares da indústria 4.0.

Em linhas gerais, ao migrar toda a sua infraestrutura para o modelo de cloud computing, você cria uma nova relação na gestão de dados, tendo a possibilidade de democratizar e facilitar o acesso a informações, garantindo mais mobilidade e disponibilidade.

Além disso, ao mesmo tempo, possui uma infraestrutura totalmente escalável. Isso assegura a melhor experiência possível no acesso a sistemas, programas e demais serviços que são fundamentais para o seu dia a dia.

Em outras palavras, por ser uma estrutura totalmente digital em formato SaaS, que evita instalações físicas, você ganha não somente a possibilidade de monitorar dados. Mas, também, acessar conteúdos, gerenciar produções e tomar decisões de forma segura em basicamente qualquer local que possua internet. E isso está profundamente alinhado aos princípios da indústria 4.0.

Conte com a Dedalus

Em suma, é claro que você não precisa fazer tudo isso sozinho. O caminho do cloud computing passa por diversas etapas. E elas  impactam diretamente o funcionamento da sua gestão de dados até que se alcance os princípios da indústria 4.0. E é natural que até mesmo grandes organizações apresentem dificuldades para enfrentar esse momento de transformação tecnológica.

LEIA TAMBÉM: Serviços Gerenciados e a plataforma Microsoft Azure

É por isso que você pode contar com a Dedalus. Nossa expertise em gerenciamento de nuvens garante identificar as particularidades do seu negócio. Assim embarcamos, juntos, na busca pelos melhores resultados e insights, da migração até o dia a dia do cloud computing.

Somos pioneiros no Brasil em soluções em data cloud, possuindo hoje uma solução completa em gerenciamento de cloud. Ela te ajuda a alcançar uma operação verdadeiramente baseada em nuvem. Assim, você encurta o caminho para o modelo da indústria 4.0, gerando mais competitividade e valor para seu negócio.

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Host Dedicated Server: como essa solução pode beneficiar sua empresa

As maiores preocupações das empresas, independente do porte ou setor, é garantir a segurança, o desempenho e a confiabilidade das suas operações. E uma das soluções mais eficazes para alcançar esses objetivos é o Host Dedicated Server. Neste artigo, vamos explorar em detalhes os benefícios do servidor dedicado para as empresas, qual a relação com […]

Data IA na nuvem: tomada de decisão baseada em dados

A integração do Data IA na nuvem é um dos motores que impulsionam a tomada de decisão baseada em dados nas organizações, oferecendo benefícios significativos e desafiando as empresas a repensarem suas abordagens tradicionais. Leia também: Inovações em engenharia de dados: impulsionando a governança e a eficiência Neste artigo, exploraremos como essa integração está transformando […]

O impacto do Data IA na segurança de dados na nuvem

Hoje, volumes enormes de dados são gerados diariamente e a segurança de dados na nuvem tornou-se uma preocupação primordial para empresas de todos os setores. A integração do Data IA na segurança de dados oferece uma nova camada de proteção, revolucionando a forma como as empresas defendem suas infraestruturas digitais. Entenda neste conteúdo como a […]

Assine a Newsletter