[GUIA] Estratégia multicloud com a Oracle Cloud Infrastructure (OCI)

Encontre tudo sobre estratégia multicloud com a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) neste guia da Dedalus. Acelere a transformação digital da sua empresa!

A transformação digital nas empresas tem se tornado uma prioridade em todo o mundo, impulsionada pelas vantagens e oportunidades oferecidas pela nuvem. E a estratégia multicloud tem se destacado como uma abordagem eficaz para que empresas possam maximizar os benefícios da nuvem e acelerar esse processo. 

E, para anunciar oficialmente a ampliação dos serviços em nuvem da Dedalus e a inclusão do portfólio de serviços da Oracle Cloud Infrastructure (OCI), neste artigo, vamos explorar tudo sobre a estratégia multicloud com foco nos serviços oferecidos pela empresa. 

Para quem está em busca de saber como a transformação digital nas empresas pode ser impulsionada, este guia foi feito para você!

Pronto para embarcar nessa imersão? Ao longo desse conteúdo você verá:

Boa leitura!

Guia Dedalus: Gestão de Ambientes Multicloud

O Crescimento da Multicloud nas Empresas

Com toda a certeza, a computação em nuvem revolucionou a forma como as empresas operam, oferecendo eficiência e mobilidade sem precedentes. Nesse cenário, a estratégia multicloud surgiu como uma abordagem poderosa com a finalidade de impulsionar a transformação digital nas empresas. 

A ideia por trás dessa prática é utilizar mais de uma nuvem simultaneamente, reduzindo os riscos de indisponibilidade e ampliando a eficiência operacional, mas seus benefícios vão além.

Leia também: Estratégia multicloud: supere os desafios com uma gestão centralizada

Desse modo, a adoção dessa estratégia permitiu às empresas satisfazerem diferentes demandas com soluções específicas para cada negócio. Em outras palavras, a liberdade de escolher e integrar serviços de nuvens para cada aplicação ou necessidade específica é um dos principais atrativos da abordagem multicloud.

Uma pesquisa recente encomendada pela Oracle Cloud Infrastructure, realizada pela 451 Research e S&P Global Market Intelligence, revelou alguns insights interessantes:

  • 64% das empresas já estão ou pretendem usar dois ou três provedores de infraestrutura de nuvem, pelo menos. 32% estão usando quatro ou mais e 2% já passaram de 10 provedores;
  • 57,4% usam ou planejam usar mais de um provedor de aplicativos em nuvem (SaaS). Já 29,8% afirmam usar cinco ou mais;
  • 98% das empresas brasileiras que já usam nuvem pública, adotaram uma estratégia multicloud em sua TI.

Ainda de acordo com o estudo, quase todas as jornadas para a nuvem estão se tornando multicloud e os principais motivadores para esse impulsionamento são:

  • Performance ou resiliência da nuvem e a agilidade ou inovação do negócio (42,9%);
  • Otimização de custos (36,7%);
  • Melhores serviços e aplicativos em nuvem (34,7%);
  • Disaster Recovery (24,5%).

Isto é, com a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), é possível integrar serviços de nuvens que proporcionam performance avançada, segurança robusta, escalabilidade flexível e suporte técnico excepcional. Esses fatores fazem da OCI uma opção estratégica e eficaz para a implementação de uma estratégia multicloud robusta e abrangente.

Além disso, a distribuição de cargas de trabalho entre diferentes provedores de nuvem, aliada aos serviços de excelência de provedores como a Oracle Cloud Infrastructure (OCI), coloca as organizações em uma posição privilegiada. E isso é essencial para enfrentar os desafios do mercado em constante evolução e maximizar os benefícios da nuvem. Ou seja: adotar a estratégia multicloud é uma decisão inteligente para aqueles que buscam impulsionar a transformação digital nas empresas. 

Estratégia multicloud requer uma gestão eficiente 

 estratégia multicloud e gestão eficiente

Como você viu, de fato a adoção da estratégia multicloud tem se mostrado uma decisão assertiva para empresas que buscam obter uma vantagem competitiva significativa. 

O multicloud oferece inúmeros benefícios, no entanto, junto com essas vantagens, surgem desafios relacionados à gestão cloud eficiente, que devem ser abordados de maneira abrangente e estratégica.

Um dos principais desafios enfrentados pelas empresas ao implementar a estratégia multicloud é garantir a eficiência na distribuição dos recursos entre os diferentes ambientes de nuvem. É fundamental assegurar que os dados e as cargas de trabalho sejam alocados de forma adequada, considerando as características específicas de cada nuvem. 

Descubra: Gestão de ambientes cloud: Por que considerar o serviço?

Sob o mesmo ponto de vista, é imprescindível contar com uma infraestrutura que ofereça propriedades e capacidades comuns entre os objetos gerenciados, independentemente da localidade em que se encontram.

Por consequência, a complexidade da gestão cloud exige uma visão holística para garantir o máximo aproveitamento dessa abordagem. Um parceiro estratégico com profundo conhecimento em infraestrutura e gestão de nuvem, como a Dedalus, pode fornecer insights valiosos e melhores práticas para gerenciar os ambientes, integrar serviços de nuvens e aumentar a eficiência operacional.

Quero falar com a Dedalus

Oracle: o que é possível fazer com as soluções multinuvem?

A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) oferece um conjunto abrangente de serviços de tal forma que permitem às empresas integrar serviços de nuvens e maximizar o potencial da tecnologia de forma otimizada e estratégica. 

Desse modo, com essa solução, as organizações podem integrar serviços de nuvens, como a integração com o Microsoft Azure e a Amazon Web Services (AWS). Assim, é possível explorar o melhor de cada provedor de nuvem e desenvolver soluções completas e personalizadas que atendam às suas necessidades específicas. 

Essa é uma experiência verdadeiramente multicloud focada em suprir suas necessidades exclusivas e impulsionar a transformação digital nas empresas.

Recursos e Serviços da Oracle Cloud Infrastructure (OCI)

Uma das principais vantagens dos serviços multicloud da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) é a capacidade de modernizar bancos de dados e aplicações com recursos exclusivos que proporcionam desempenho excepcional e escalabilidade. 

Entre esses recursos, destacam-se o Real Application Clusters (RAC) e o Autonomous Database da Oracle. Eles oferecem alta disponibilidade e automação avançada para o gerenciamento de dados.

Um outro aspecto crucial dos serviços multicloud da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) é a capacidade de atender às necessidades regulatórias e de residência de dados. Dessa forma, com mais de 40 regiões de nuvem globais, a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) oferece a flexibilidade necessária para que as empresas possam armazenar seus dados de acordo com os requisitos de conformidade e residência de dados específicos de cada região.

Ademais, o serviço de nuvem possibilita a conexão com cargas de trabalho em qualquer lugar, permitindo a migração de cargas de trabalho para a nuvem ou a criação de novas aplicações que aproveitem o melhor dos provedores de nuvem. 

Com serviços como o OCI FastConnect e o Oracle Interconnect for Azure, por exemplo, as empresas podem se conectar a mais de 80 parceiros ou implantar serviços gerenciados em diversas regiões globais.

Gestão dos ambientes Multicloud

Para garantir uma gestão eficiente dos ambientes multicloud, a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) oferece ferramentas e práticas padrão para lidar com as barreiras típicas relacionadas a pessoas, processos e tecnologia. 

Assim sendo, isso permite que as empresas estabeleçam práticas e procedimentos consistentes em todas as plataformas de nuvem, facilitando a administração e o controle dos ambientes.

Explorando casos de uso multicloud

1. Pipeline de Análise de Dados

Modernizar os pipelines de transformação de dados com análises em tempo real e entrega mais rápida de relatórios de dados com o intuito de tomar decisões mais informadas e oportunas.

Exemplo: Análise de dados no front-end no Azure com Oracle Autonomous Data Warehouse e no back-end no Oracle Database Service for Azure na OCI para insights de dados em tempo real.

2. Pilha Dividida

Combinação de serviços de diferentes provedores de nuvem para otimizar o desempenho e a funcionalidade das aplicações em diferentes camadas.

Exemplo: Executar a camada de banco de dados no Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e a camada de aplicativo no Microsoft Azure.

3. Integração de SaaS

Facilitar a integração de Software as a Service (SaaS) com outras aplicações em tempo real para melhorar a produtividade e a eficiência dos processos.

Exemplo: Utilizar os serviços multicloud da OCI para conectar o Oracle E-Business Suite com o Oracle Autonomous Data Warehouse usando OCI GoldenGate.

4. Aplicação a Aplicação

Desenvolver e integrar aplicações entre diferentes ambientes de nuvem para criar soluções personalizadas.

Exemplo: Transferir dados para o Azure Data Lake via Oracle Interconnect for Microsoft Azure e gateway de dados do Azure para upload de dados.

5. Carga de Trabalho Distribuída

Distribuir cargas de trabalho em diferentes provedores de nuvem para garantir alta disponibilidade e escalabilidade.

Exemplo: Migração de cargas de trabalho para a nuvem ou criação de novas aplicações que aproveitem o melhor dos provedores de nuvem com OCI FastConnect e seus parceiros.

A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) tem sido reconhecida como visionária no 2022 Gartner® Magic Quadrant™ for Cloud Infrastructure and Platform Services, o que reforça sua posição como uma provedora de serviços multinuvem confiável e inovadora.

Implementando uma Estratégia Multicloud com a Dedalus e a Oracle Cloud Infrastructure (OCI)

Estratégia Multicloud com a Dedalus e a Oracle Cloud Infrastructure (OCI)

Para implementar uma estratégia multicloud de forma eficiente e bem-sucedida, é fundamental contar com um parceiro estratégico experiente e confiável, como a Dedalus. 

Entenda: 6 fatores para escolher uma empresa de cloud computing

Com o objetivo de proporcionar uma visão mais abrangente sobre as melhores práticas para gerenciar e otimizar uma infraestrutura multinuvem, a Dedalus, além de fazer parte da Oracle PartnerNetwork (OPN), programa de parceiros da empresa, oferece um conjunto de soluções e serviços especializados para auxiliar a jornada de transformação digital nas empresas. 

1. Parceria Estratégica

A Dedalus atua como um parceiro estratégico ao lado das empresas, fornecendo orientações precisas e especializadas para a implementação de uma estratégia multicloud bem-sucedida. 

Com vasta experiência no setor, a Dedalus compreende as nuances e desafios de ambientes multinuvem, auxiliando as empresas a tomarem decisões informadas e otimizadas.

2. Avaliação Personalizada de Necessidades

Um dos principais diferenciais da Dedalus é a capacidade de realizar uma avaliação minuciosa das necessidades específicas de cada empresa. 

Por meio de uma análise detalhada, o nosso time de especialistas identifica quais serviços de nuvem são mais adequados para cada aplicação, levando em conta requisitos individuais, como segurança, desempenho e escalabilidade.

Além disso, a nossa equipe possui um profundo conhecimento das ofertas de diversos provedores, incluindo a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e sua ampla gama de serviços de computação, armazenamento, banco de dados, redes e muito mais.

3. Integração Eficiente de Serviços

A Dedalus oferece expertise em integração e estratégia multicloud. Isso significa que utilizamos ferramentas avançadas e serviços pontuais e recorrentes para garantir uma integração perfeita da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) com outros provedores, permitindo que as empresas aproveitem o melhor de cada plataforma.

4. Serviços de Gerenciamento

Com o nosso apoio, as empresas têm acesso a poderosas ferramentas de gerenciamento centralizado para controlar e monitorar todas as suas cargas de trabalho em ambientes multinuvem. Isso garante maior visibilidade, controle e eficiência operacional, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

Quer implementar uma estratégia multicloud com a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e a Dedalus?

Fale com nossos especialistas! Com orientação personalizada, seleção criteriosa de provedores de nuvem, integração eficiente de serviços e gestão cloud, ajudamos a sua empresa a alcançar o máximo potencial de sua infraestrutura multinuvem, proporcionando uma transformação digital nas empresas bem-sucedida e te preparando para o futuro dos negócios.

Nossos especialistas podem te ajudar!

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter