Lançando as bases para uma migração AWS bem sucedida

Agilidade nos negócios é frequentemente citada como um dos fatores determinantes da computação em nuvem. Embora seja verdade que há muito a ganhar quando você pode lançar novos produtos rapidamente e ganhar escala com menos esforço, é importante lembrar que migrar para a nuvem não se trata apenas de se mover rapidamente; é sobre ser capaz de se concentrar. 

Quando sua equipe de TI está muito ocupada, preocupada com tipos de cabo e tamanhos de rack (ou seja, tentando manter a infraestrutura), ela não tem tempo para se concentrar em criar e executar as aplicações de negócio (ou seja, inovando o produto). Assim, o que a nuvem oferece realmente é uma arma competitiva — algo que pode permitir que as empresas foquem suas ações no que mais importa: “o negócio que está em suas aplicações”. 

Chegar a esse estágio, no entanto, nem sempre é fácil. O processo de migração para a nuvem pode ser repleto de perigos e grandes expectativas. No curto prazo, as metas de migração para a nuvem estão centradas principalmente na mitigação de riscos e certificação de que nada sairá errado durante a transição. A longo prazo, depois que a migração for concluída com êxito, o foco será usar a nuvem para obter uma vantagem competitiva. Em ambos os casos, as empresas devem, primeiramente, passar por uma grande mudança da forma como pensam a construção e manutenção de aplicativos. Isso porque, ao contrário das arquiteturas on-premise legadas, usar os serviços em nuvem muitas vezes implica em: 

  1. Foco inicial na aplicação e somente depois na infraestrutura; 
  2. Mensuração e processos para permitir mudanças rápidas, mas seguras, com ciclos de realimentação em tempo real, baseados em dados entre as equipes e; 
  3. Redesenhar aplicações multi-tenancy e arquiteturas distribuídas baseadas em serviços, além de promover novas experiências do usuário, tais como a web responsiva e aplicações móveis nativas. 

Plataformas analíticas, como a New Relic, são projetadas para ajudar as equipes de software a atender aos requisitos acima listados, revelando o desempenho de informações críticas com gráficos e ferramentas de análise. Ao oferecer uma visão clara do que está funcionando ou não em sua migração, a plataforma analítica pode ajudar na transição segura em cada estágio do processo. 

As etapas chaves da Migração para Cloud 

Nós da New Relic recomendamos as seguintes melhores práticas que podem ajudá-lo em cada etapa do projeto. 

Antes da migração

  • Estabeleça critérios de referenciais sobre o desempenho atual, saúde das aplicações e seu uso;
  • Mantenha os investimentos e migrações iniciais em pequeno porte e concentrado e, em seguida, dimensione taticamente todo o projeto;
  • Determine se irá reestruturar e redesenhar as aplicações durante ou após a migração.

Durante a migração 

  • Migre segura e firmemente, com visão completa de suas instâncias; 
  • Mantenha-se informado o tempo todo sobre o que funciona e o que não funciona; 
  • Monitore o desempenho das aplicações com uma ferramenta agnóstica nos locais de carga de trabalho. 

Após a migração

  • Apresente as alterações de desempenho antes e após da migração e tempo de atividade para provar o sucesso;
  • Otimize o consumo de infraestrutura e dimensionamento de recurso;
  • Integre, reprojete e crie novas aplicações para conduzir seus negócios.

Com certeza possuir as ferramentas adequadas é apenas um pequeno pedaço de um cenário muito maior. Mais importante: você precisa ter um plano bem elaborado de migração, algo que nem todas as empresas possuem capacidade de fazer dentro de casa. De acordo com um relatório recente da Enterprise Management Associates, um dos maiores desafios que as empresas enfrentam quando desejam migrar aplicações para a nuvem pública é a falta de pessoal capacitado em projeto de Cloud. 

Isso tudo realça a necessidade de um parceiro com experiência em nuvem para ajudá-lo no processo. Não apenas este parceiro ajudará a reduzir riscos e a liberar recursos de sua equipe, mas também vai garantir acesso às mais recentes ferramentas desenvolvidas para nuvem que o auxiliarão em uma migração com um plano correto e com a melhor tecnologia. 

Se você está procurando orientação para a sua jornada na nuvem, recorra aos especialistas da Dedalus Prime e da New Relic. Juntos podemos ajudar a empresas de todos os tamanhos e setores a migrarem corretamente para os serviços de infraestrutura da Amazon Web Services, aumentando o sucesso dos seus negócios. Saiba mais em: newrelic.com/solutions/cloud-migration.

Abner Germanow, Diretor Sênior de Marketing da New Relic

Posts mais lidos

Microsoft Viva Insights: como melhorar sua gestão pessoal?

O Microsoft Viva Insights fornece, basicamente, algumas informações pessoais sobre dois fatores de extrema importância na gestão pessoal: o seu tempo e a sua produtividade. Ou seja, ele ajuda as pessoas a entenderem como gastam seu tempo e com que o gastam. Com ele, você pode ver – e gerenciar – como gastou seu tempo […]

Gestão de equipes: ajude o seu time a prosperar com o Microsoft Viva

Você já ouviu falar no Microsoft Viva para Gestão de Equipes? Para aqueles que ainda não conhecem, o Viva é uma plataforma de gestão de equipes e experiência de colaboradores, baseado na Microsoft 365 e usado no Microsoft Teams. Além disso, ele reúne comunicações, conhecimentos, aprendizados, recursos e insights para otimizar o fluxo de trabalho. […]

Segurança de dados e mercado de e-Learning: qual a relação?

Com o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, as edtechs e o mercado de e-Learning, como um todo, tiveram um crescimento acelerado, sobretudo nos dois últimos anos. Mas, a boa notícia é que essa tendência de educação à distância deve continuar em alta, em ambos os segmentos, mesmo agora no pós-pandemia. Pelo menos, é […]

Assine a Newsletter