Microsoft Defender: A solução de segurança para ambiente cloud

O Microsoft Defender é uma solução que fornece gerenciamento de segurança avançado para ambientes cloud. Entenda mais sobre a segurança na nuvem!

O Microsoft Defender é uma solução de gerenciamento de postura de segurança e proteção de cargas de trabalho na nuvem para todos os recursos do Azure, seja híbrido ou multi-nuvem.

Como a segurança na nuvem é um ponto complexo para algumas empresas, entender que existem soluções que tornam o ambiente seguro é fundamental para compreender as maravilhas que a nuvem tem a oferecer.

E-book Serviços Gerenciados em Cloud - Horizontal

No caso do Microsoft Defender, ele preenche três necessidades vitais conforme ocorre o gerenciamento de segurança dos recursos e cargas de trabalho na nuvem ou locais: avaliação contínua, proteção e detecção e resolução de ameaças.

Ele abrange dois pilares: gerenciamento de postura de segurança na nuvem (CSPM) e proteção de cargas de trabalho na nuvem (CWPP).

Corrigindo problemas e melhorando a postura de segurança na nuvem

O Microsoft Defender conta com recursos de gerenciamento de postura de segurança que oferecem diretrizes de proteção para ajudar a aprimorar a segurança de forma eficaz e visibilidade para ajudar a entender a situação atual de segurança.

Além disso, o Microsoft Defender para nuvem avalia regularmente os recursos, assinaturas e organização a fim de encontrar problemas de segurança. Ele mostra a postura de segurança através de uma pontuação que agrega levantamentos de segurança e informa a situação atual. Assim, quanto maior a pontuação, menor o nível de risco.

Leia também: Gestão de segurança e os serviços gerenciados de cloud

Outro benefício do Microsoft Defender para gerenciamento de postura de segurança na nuvem é o fato de utilizar um grafo de segurança (mecanismo de contexto baseado em grafo que existe no Defender) para analisar e proteger os caminhos contra ataques. 

A análise do caminho de ataque realiza verificações que identificam os possíveis caminhos que os invasores podem usar para violar o ambiente para alcançar os ativos de alto impacto. Assim, sugere recomendações para corrigir os problemas e evitar que uma violação ocorra.

Leia também: A criptografia de dados na segurança da nuvem

Proteção de carga de trabalho na nuvem

O Microsoft Defender, além de atuar na proteção da postura de segurança, também identifica requisitos e protege as cargas de trabalho por meio de planos específicos para os tipos de recursos em suas assinaturas. 

Um exemplo é a proteção para armazenamento, que fornece alertas sobre atividades suspeitas relacionadas aos recursos de armazenamento. 

Essa solução fornece alertas que aparecem no portal Azure para que você possa reagir de imediato e evitar que elas se desenvolvam prejudicando a postura de segurança do ambiente. Cada alerta fornece detalhes sobre recursos que foram afetados, problemas e o que ele recomenda para corrigir. 

Leia também: Azure Machine Learning: Explore, analise e obtenha insights poderosos

Além disso, o Microsoft Defender para Nuvem classifica a gravidade dos alertas em 4 níveis: Informativa, baixa, média e alta. A gravidade de cada alerta é baseada na confiança do Defender em relação à localização e análise e o nível de confiança de que a atividade que desencadeou o alerta era mal-intencionada.

Recursos protegidos em um único lugar

proteção de recursos Microsoft Defender

Por ser um serviço nativo do Azure, o Microsoft Defender monitora e protege muitos dos serviços do Azure sem precisar de implantação. Mas, é possível adicionar recursos no local ou em outras nuvens públicas. 

Proteção dos recursos nativos do Azure

O Microsoft Defender ajuda a detectar ameaças em Serviços PaaS do Azure. Isto é, detecta ameaças que tenham como alvo os serviços do Azure como Serviço de Aplicativo, SQL, conta de armazenamento e outros serviços de dados. Também é possível detectar anomalias nos logs de atividades do Azure através da integração nativa com o Microsoft Defender para Aplicativos de Nuvem. 

Outra proteção do Microsoft Defender em recursos do Azure é em relação às redes. Ele ajuda a limitar a exposição a ataques ao reduzir o acesso às portas de máquina virtual através do acesso de VM Just-In-Time. 

Assim, a sua rede é protegida e acessos desnecessários são bloqueados. Você também pode definir políticas de acesso seguro em portas selecionadas apenas para usuários autorizados, endereços de IP ou um tempo limitado para endereços de IP de origem permitida.

Proteção de recursos locais e em outras nuvens

Além da segurança na nuvem em ambiente Azure, você também pode adicionar recursos do Defender em ambientes de nuvem híbrida. Desse modo, você obtém inteligência personalizada contra ameaças e alertas priorizados de acordo com seu ambiente específico. 

Para isso, basta implantar o Azure Arc, uma ponte que estende o Azure a fim de ajudar a criar aplicativos e serviços com flexibilidade em data centers e em ambientes multi-nuvem. Feito isso, basta habilitar os recursos de segurança aprimorados do Microsoft Defender para aumentar a segurança na nuvem. 

Também é possível proteger recursos em outras nuvens através das proteções de recursos do CSPM, Microsoft Defender para Kubernetes ou para servidores. 

Sua empresa com mais segurança na nuvem e preparada para o futuro

A migração para a nuvem é uma solução eficaz e segura, mas, de nada adianta se você não garantir um ambiente cloud de alta performance. Garantir a segurança na nuvem ajuda não só a ter uma gestão efetiva, mas a tomar decisões mais assertivas.

Para isso, conte com um parceiro qualificado, afinal, com uma  gestão completa do seu ambiente cloud você aumenta a performance do ambiente cloud e, consequentemente, sua eficiência operacional. 

Ao contar com o Microsoft Defender, você está dando os passos necessários para se tornar cada vez mais uma empresa segura. Conte com a Dedalus para ser sua parceira nisso. Afinal, fomos eleitos como Partner Of The Year pela Microsoft, o que só reforça a nossa sede por inovação e o propósito de ajudar a implementar ferramentas que tragam os melhores resultados no ambiente cloud para nossos clientes.

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter