Microsoft Entra: Acessos e identidade seguros em uma plataforma multinuvem

O Microsoft Entra chegou com soluções modernas de identidade e acesso para organizações com a finalidade de proteger, gerenciar e governar o acesso a qualquer recurso. Saiba tudo nesse texto!

Apesar da tecnologia transformar o modo como vivemos hoje permitindo conexões entre pessoas, máquinas, apps e dispositivos como forma de compartilhar e acessar dados, também cria vulnerabilidades que precisam ser solucionadas.

Sendo assim, é de responsabilidade das organizações tornar menos intenso esses riscos à medida que avançam para uma transformação digital. É preciso promover não só confiança em seus serviços, mas em cada interação digital e ponto de acesso entre pessoas, tecnologias e negócios.

Ademais, os desafios que giram em torno da proteção e segurança de acesso de organizações, especialmente quando envolve sistemas, aplicativos e dispositivos, estão cada vez maiores. Por isso, é necessário contar com soluções mais amplas que garantam acesso seguro e que apoiem as tomadas de decisões baseadas em avaliações de risco em tempo real com confiança.

E-book Serviços Gerenciados em Cloud - Horizontal

Pensando nisso, a Microsoft criou o Microsoft Entra. Uma solução que chegou a pouco tempo, mas já faz parte dos principais produtos da empresa. Lançado em junho de 2022, a nova família da empresa engloba recursos de identidade e acessos da Microsoft.

Os integrantes dessa nova família incluem o Azure AD e duas novas categorias de produtos: Gerenciamento de Direitos de Infraestrutura em Nuvem e Identidade Descentralizada. O objetivo é fornecer acessos seguros a tudo e para todos através do gerenciamento de identidade e acesso, de direitos de infraestrutura em nuvem e verificação de identidade.

Leia também: Microsoft Azure traz benefícios para a otimização de ambientes digitais

Microsoft entra: Acessos seguros e verificação de identidades

Acessos seguros e verificação de identidades com Microsoft Entra

Criado para servir como um tecido de confiança para todo o ecossistema digital, o Microsoft Entra não só verificará todos os tipos de identidades, como também irá proteger, gerenciar e governar o acesso a qualquer recurso.

O conjunto de soluções foi idealizado para sanar necessidades de identidade e acesso seguros. São eles:

  • Acesso protegido a todos os aplicativos ou recursos para todos os usuários;
  • Proteção de todas as identidades – colaboradores, clientes, parceiros, apps, dispositivos e cargas de trabalho – em todos os ambientes;
  • Gerenciamento de permissões e ciclos de vida de acessos, garantindo acesso com privilégios mínimos para qualquer identidade;
  • Experiência simplificada através de login descomplicado, segurança inteligente e administração unificada.

A família de produtos do Microsoft Entra

Como citado anteriormente, a base do Microsoft Entra é formada por três produtos. Entenda a seguir quais são.

Microsoft Azure Active Directory (AD)

O principal produto de gerenciamento de identidade e acesso da Microsoft agora faz parte da família Entra. Todos os recursos, como o acesso condicional e login sem senha, permanecem inalterados. 

O Azure AD ajuda no gerenciamento de identidades e acesso através de uma solução integrada para todos os usuários e dados.

Os principais benefícios do Azure AD são:

  • Proteção de recursos e dados através de autenticação multifator (MFA) flexível e segura, bem como proteção de senha;
  • Políticas de acesso condicional configuráveis levando em consideração o contexto e avaliação de risco;
  • Análise de comportamento de usuários e entidades no Identity Protection para proteger contra comprometimento de identidade;
  • Experiência de credenciais uniforme e rápida para manter os usuários produtivos e reduzir o tempo de gerenciamento de senhas;
  • Gerenciamento de identidades e acesso em um local central, estejam eles em qualquer nuvem ou no datacenter em ambiente híbrido;
  • Governança de identidade automatizada para controlar o acesso de todos os usuários e administradores de forma eficiente, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso.

Gerenciamento de Permissões

Com a adoção de ambientes multinuvem, o número de identidades, permissões e recursos em plataformas de nuvem pública teve um aumento considerável.

Como a maior parte das identidades é super-provisionada, isso deixa um espaço livre para possíveis ataques, o que aumenta o risco de uso indevido de permissões, seja de forma acidental ou maliciosa. 

A partir disso, o Gerenciamento de Permissões fornece uma ampla visibilidade sobre as permissões para todas as identidades, ações e recursos em infraestrutura multinuvem através de uma única plataforma. Assim, é possível que as organizações descubram, monitorem e corrijam riscos de permissões.

Também ajuda a:

  • Ter visibilidade total de quais recursos cada identidade acessa no ambiente multinuvem;
  • Fornecer às identidades as permissões certas e no momento certo, automatizando o princípio de privilégio mínimo;
  • Unificar as políticas de acesso à nuvem através da implementação de políticas de segurança consistentes;
  • Detectar e alertar anomalias através de relatórios forenses ricos em contexto sobre identidades, ações e recursos.

ID Verificada

O terceiro produto da família Microsoft Entra é baseado em padrões de identidade descentralizados. o ID Verificada implementa padrões que tornam uma identidade portátil e própria possível. Também permite que indivíduos e organizações tenham total controle sobre quais informações querem compartilhar, quando e com quem. 

O ID Verificada do Microsoft Entra possibilita:

  • Integração rápida de funcionários, parceiros e clientes;
  • Validação digital de informações;
  • Verificação de credenciais e status de um indivíduo para conceder com segurança acesso de privilégio mínimo;
  • Processo de autoatendimento simplificado de verificação de identidades;
  • Criação, personalização, emissão e configuração de credenciais;
  • Revogação ou suspensão da credencial de um usuário, ao mesmo tempo que permite que a credencial inválida permaneça sob seus cuidados.

Você também pode gostar: Nuvem segura? Sim, é possível.

Em suma, o Microsoft Entra veio para criar possibilidades e reforçar um acesso seguro e moderno. Certamente, as soluções de acessos seguros, gerenciamento multinuvem e verificação de identidade em um único lugar tornam as organizações mais confiáveis, inteligentes e seguras.

Para saber mais sobre o Microsoft Entra e proteger sua organização através de acessos seguros, entre em contato com nossos especialistas!

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter