Microsoft Fabric: desbloqueie o potencial de seus dados

Descubra o Microsoft Fabric: a revolução na análise de dados com IA. Saiba como transformar sua estratégia e impulsionar o sucesso dos negócios.

Imagine ter todas as suas fontes de dados e serviços de análise reunidos em uma plataforma de analytics unificada, impulsionada pela inteligência artificial. Isso não só otimiza o fluxo de trabalho, mas também garante que as empresas tenham uma visão clara e insights acionáveis de seus dados.

O Microsoft Fabric surge como uma solução inovadora, redefinindo a forma como as organizações gerenciam e interpretam seus dados, afinal, vai além de uma simples ferramenta de análise de dados.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre uma das mais recentes plataformas de analytics da Microsoft, o Fabric, e como ele fornece melhor controle, acesso e informações sobre seus dados.

Cloud para empresas: Conheça as competências e tecnologias da Dedalus!

O que é o Microsoft Fabric?

Essa é uma plataforma de analytics voltada para empresas e que envolve desde a movimentação até a ciência de dados, além da análise em tempo real e B.I. 

E, graças à sua base de Software as a Service (SaaS), a simplicidade e integração são elevadas a um patamar completamente novo.

Além disso, o Microsoft Fabric não é uma entidade isolada. Ele integra componentes novos e existentes de soluções como Power BI, Azure Synapse e Azure Data Factory, proporcionando uma experiência de usuário personalizada e integrada. 

Como a solução colabora para uma estratégia de dados robusta

Hoje, ter uma estratégia de dados robusta é crucial para o sucesso de qualquer organização. 

Microsoft Fabric plataforma de analytics

O Fabric surge como uma solução inovadora, oferecendo um conjunto abrangente de experiências analíticas que trabalham juntas de forma harmoniosa. 

Leia também: As principais tendências do Microsoft Inspire 2023

Mas como exatamente a solução da Microsoft pode aprimorar sua estratégia de dados? Vamos explorar.

Engenharia de Dados

A experiência em Engenharia de Dados do Fabric fornece uma plataforma Spark de classe mundial. Com ela, os engenheiros de dados podem realizar transformações de dados em grande escala e democratizar os dados através do conceito de lakehouse. 

Além disso, essa integração do Spark com o Data Factory garante que notebooks e trabalhos da plataforma Spark sejam agendados e orquestratos de forma eficaz.

Data Factory

O Azure Data Factory, integrado ao Microsoft Fabric, combina a simplicidade do Power Query com a escala e o poder do Azure Data Factory. Com mais de 200 conectores nativos, conectar-se a fontes de dados locais e na nuvem nunca foi tão fácil.

Ciência de Dados e Data Warehouse

A experiência em Ciência de Dados da plataforma de analytics permite a criação, implantação e operacionalização de modelos de machine learning de forma integrada à experiência no Fabric. 

A integração com o Azure Machine Learning proporciona acompanhamento de experimentos e registro de modelos. Assim, as organizações podem passar de insights descritivos para insights preditivos, enriquecendo seus dados e integrando previsões em relatórios de BI.

Entenda: Azure Machine Learning: Explore, analise e obtenha insights poderosos

Já em questão de armazenamento de dados, o Microsoft Fabric conta com desempenho e escala de SQL líderes do setor. A separação total da computação do armazenamento permite a colocação em escala independente de ambos os componentes, enquanto os dados são armazenados nativamente no formato aberto do Delta Lake.

Análise em Tempo Real e Power BI

O Power BI garante que os tomadores de decisão possam acessar todos os dados na plataforma de analytics de forma rápida e intuitiva, otimizando a tomada de decisões com base em dados.

Com isso, as empresas podem lidar com dados semiestruturados em formatos como JSON ou texto e fazer uma análise de dados observacionais em tempo real.

Você pode gostar: 7 recursos do Microsoft 365 que ajudam a aumentar a produtividade da sua empresa

OneLake: a evolução do data lake no Fabric

Também conhecido como Microsoft Fabric Lake, o OneLake é a base sobre a qual todos os serviços do Fabric são construídos. Ele é integrado ao serviço Fabric e fornece um local unificado para armazenar todos os dados organizacionais em que as experiências operam.

Construído sobre o ADLS (Azure Data Lake Storage) Gen2, oferece uma experiência SaaS única eliminando os silos de dados, proporcionando um sistema de armazenamento único e unificado para todos os desenvolvedores. 

Com isso, a descoberta e o compartilhamento de dados tornam-se triviais, e a conformidade com as configurações de política e segurança é aplicada de forma centralizada e uniforme.

O poder da inteligência artificial 

A plataforma de analytics não seria tão revolucionária sem a incorporação da inteligência artificial (IA). Por isso, o Microsoft Fabric está integrando-se ao Azure OpenAI Service em todas as camadas. 

Isso permite que os desenvolvedores aproveitem o poder da IA generativa em seus dados, transformando a forma como os insights são gerados e interpretados. 

Com o Copilot no Fabric, os usuários podem usar linguagem de conversação para criar fluxos e pipelines de dados, gerar código, construir modelos de aprendizado de máquina ou visualizar resultados.

Descubra: Conheça tudo sobre o Microsoft 365 Copilot

A relação com os Serviços de Dados

Os Serviços de Dados foram projetados para que as organizações acessem seus dados de maneira mais rápida e eficiente e tenham gestão contínua dos seus ambientes. Com o Microsoft Fabric, tudo isso é amplificado. 

A plataforma permite que as empresas unam todas as fontes de dados e serviços de análise em um ambiente unificado, facilitando o acesso e o compartilhamento de informações entre departamentos e equipes.

Sem falar que a estratégia de dados de uma organização não estaria completa sem mecanismos robustos de governança e segurança. E o Fabric se integra aos Serviços de Dados a fim de garantir que os dados sejam gerenciados de acordo com as melhores práticas do setor. 

Leia também: Entenda o valor dos Serviços Profissionais de Dados

Isso significa que os dados são não apenas acessíveis, mas também seguros, protegidos contra ameaças externas e internas e em conformidade com regulamentações e políticas internas.

Em resumo, o Microsoft Fabric não opera isoladamente. Ele se integra e se beneficia dos Serviços Profissionais de Dados, garantindo que as organizações não apenas acessem e interpretem seus dados, mas o façam de maneira segura, governada e de alta qualidade.

Tratamento e gestão de dados é com a Dedalus!

A Dedalus entende a importância de uma estratégia de dados robusta. Por isso, garantimos que as empresas não apenas tenham acesso aos seus dados, mas também possam utilizá-los de maneira eficaz.

Por aqui, já oferecemos o Microsoft Azure como Soluções para Dados. Esta oferta, combinada com o Microsoft Fabric, cria uma plataforma de analytics pronta para transformar seus dados em insights acionáveis.

Saiba mais sobre os nossos Serviços de Dados, converse com um especialista!

Solicite aqui um contato para gestão de dados!

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter