Amazon Web Services (AWS) para modernização de aplicativos e dados: 7 motivos para escolher [e mais!]

Descubra os benefícios da modernização de aplicativos com a Amazon Web Services (AWS): agilidade nos negócios, controle, economia de custos e poderosos serviços de banco de dados. Leia agora

Entender o processo de migração é essencial para aproveitar ao máximo os benefícios da modernização de aplicativos e dados na nuvem. Mas entender os motivos para a migração é ainda mais. Afinal, sem um objetivo, a caminhada pode ser muito árdua.

Veja bem: as aves migratórias voam para novas regiões em busca de melhores condições e recursos a fim de garantir o crescimento e a prosperidade do grupo, certo? Ou seja: elas migram porque possuem um objetivo. Com as empresas também funciona assim. 

Constantemente elas se veem diante da necessidade de explorar novos ambientes com o propósito de impulsionar sua competitividade e inovação. E a migração e modernização de aplicativos e dados é o que tem colaborado para isso nos últimos anos. 

Desse modo, encontrar a tecnologia ideal para realizar essas ações é de extrema importância. E a Amazon Web Services (AWS) se destaca como uma escolha sólida não só para realizar a migração para a nuvem, mas também para a modernização de aplicativos e dados.

Neste artigo, vamos explorar como a AWS oferece as ferramentas, serviços e suporte necessários com o intuito de conduzir uma migração para a nuvem bem-sucedida e permitir a modernização contínua de aplicativos e dados, incluindo sistemas e serviços de banco de dados.

Nova call to action

A corrida da transformação

Na era digital em que estamos imersos, a competitividade é impulsionada por um ritmo incessante de mudanças nas condições de mercado.

Por consequência, para que as empresas se mantenham à frente e alcancem o sucesso, a adaptação rápida é essencial. Gerenciar e obter insights de grandes volumes de dados, além de atender às exigências de clientes cada vez mais ativos, são aspectos cruciais para garantir a relevância nos negócios.

Como resultado, as empresas devem repensar seus processos, utilizando a tecnologia para aproveitar oportunidades com agilidade e inovar como nunca antes. 

Com toda a certeza, a capacidade de antecipar as mudanças, obter o máximo valor de investimentos e agir proativamente é a chave para prosperar no cenário competitivo de hoje.

Como resposta a esse desafio, muitas organizações estão embarcando em iniciativas de transformação digital. E muitas delas incluem a modernização de aplicativos legados, serviços de banco de dados e a migração para a nuvem. 

Como iniciar a modernização de aplicativos?

Contudo, colher os frutos dessa transformação não é uma tarefa simples. A modernização representa um empreendimento massivo que envolve mudanças abrangentes em tecnologia, processos e cultura organizacional.

Para evitar se perder no caminho, é fundamental que as organizações encontrem soluções que, acima de tudo, mitiguem suas necessidades e atuem como verdadeiros parceiros. 

Por meio de um planejamento estratégico e metódico, é possível implementar a transformação digital de forma mais eficiente e eficaz. 

Isso porque cada processo permite construir uma base sólida para a próxima, criando um método contínuo de aprimoramento e adaptação. 

Isto é: esse passo possibilita que as organizações enfrentem os desafios com mais confiança e estejam prontas para explorar as oportunidades emergentes.

Ao entender a importância de uma parceria bem estruturada para a modernização de aplicativos, serviços de banco de dados e migração para a nuvem, por certo as empresas estarão preparadas para superar os obstáculos e alcançar o sucesso em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico. 

Veja: Dedalus e Amazon Web Services (AWS) juntas na jornada de modernização de aplicações

Planejando a jornada de modernização de aplicativos

A modernização de aplicativos e dados é um processo complexo que requer uma estratégia cuidadosa para garantir uma migração bem-sucedida e minimizar qualquer interrupção no negócio. Para isso, alguns fatores devem ser considerados:

Criando uma base em operações de nuvem

A princípio, antes de iniciar a migração, é fundamental estabelecer uma base sólida para operações de nuvem. Isso ajudará a equipe a enfrentar os desafios da transição, permitindo o gerenciamento, monitoramento e otimização contínua dos recursos em nuvem. Algumas etapas importantes incluem:

  • Avaliação da Infraestrutura Existente;
  • Definição de Metas Claras; 
  • Treinamento da Equipe.

Leia também: Modernização tecnológica e iniciativas ESG: qual a relação?

Escolhendo as ferramentas e serviços adequados

Ao selecionar as ferramentas corretas, a migração pode ser feita de maneira mais eficiente e com menor complexidade. Algumas considerações importantes incluem:

  • Avaliação das Necessidades Específicas
  • Utilização de Serviços Gerenciados;
  • Consideração de Ferramentas de Automação.

Priorizando as cargas de trabalho adequadas

Ao planejar a modernização de aplicativos e dados, é essencial priorizar as cargas de trabalho que mais se beneficiarão da infraestrutura em nuvem e dos serviços nativos da tecnologia. Nem todos os aplicativos ou sistemas são igualmente adequados para a migração, e a análise criteriosa das cargas de trabalho é fundamental. Para isso, existem dois momentos:

  • Análise de viabilidade para determinar quais cargas de trabalho têm maior probabilidade de obter os maiores benefícios com a migração para a nuvem;
  • Aproveitamento de Serviços Nativos que podem ser utilizados para otimizar o desempenho e a eficiência. 

Ao seguir essas etapas, sua empresa estará bem preparada para elaborar um plano sólido de migração e modernização de aplicativos. Com um plano bem definido, o próximo passo é escolher um parceiro de migração confiável, que possa oferecer suporte e expertise para garantir o sucesso da jornada de modernização. 

Entenda: 6 fatores para escolher uma empresa de cloud computing

Amazon Web Services (AWS) como parceira: por que escolher?

benefícios da modernização com a AWS: agilidade nos negócios, controle, economia de custos e poderosos serviços de banco de dados

Ao embarcar na jornada de modernização de aplicativos e dados, a escolha do provedor de nuvem certo é um passo crucial para o sucesso do projeto. 

A Amazon Web Services (AWS) se destaca como uma parceira confiável e altamente capacitada para impulsionar a transformação digital de empresas. Não é à toa que a nossa parceria com a AWS já perdura bons anos e temos diversas competências em nosso currículo.

Veja os principais motivos pelos quais a AWS é uma escolha sensata:

1. Agilidade nos negócios e controle

Ao optar pela modernização de aplicativos e serviços de banco de dados com a AWS, as empresas ganham agilidade nos negócios e controle sobre seus aplicativos, dados e infraestrutura. 

A plataforma oferece uma ampla variedade de serviços que permitem às equipes de TI adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado e das necessidades dos clientes. Além disso, a AWS oferece recursos para gerenciamento e governança, permitindo que as empresas mantenham o controle total sobre seus ambientes em nuvem.

Descubra: AWS Auto Scaling: Otimizando desempenho e custos

2. Gestão de custos

A modernização com a AWS traz consigo diversas oportunidades de gestão de custos. A redução de despesas com infraestrutura é significativa – mais de 70% de redução dos custos de infraestrutura de TI.

Além disso, mais de um milhão de clientes ativos já escolheram a AWS para ajudá-los a fazer a migração de forma rápida, estratégica e econômica.

  • Desempenho duas vezes maior para uma carga de trabalho do SQL Server do que o próximo maior provedor de nuvem;
  • Mais de 5 mil clientes ativos que executam SAP na AWS
  • 43% de redução dos custos de infraestrutura de TI com o VMware Cloud on AWS
  • Mais de 350 mil bancos de dados migrados para a AWS

3. Diferenciação com insights de dados

A AWS não apenas permite a modernização de aplicativos, mas também oferece um grande potencial para a diferenciação competitiva através do uso inteligente dos dados. Ao aproveitar os dados acumulados ao longo dos anos, as empresas podem obter insights valiosos para inovação e diferenciação. 

A AWS fornece uma série de serviços de banco de dados avançados, que permitem a descoberta de informações cruciais para tomar decisões estratégicas mais bem embasadas.

Leia também: Plataforma Moderna de Dados: O que é isso?

4. Experiência e variedade de serviços

Com mais de 15 anos de experiência direta com clientes, a AWS acumulou um vasto conhecimento em migração de cargas de trabalho complexas e aplicativos de grandes empresas. 

A plataforma oferece uma ampla gama de serviços, desde armazenamento e computação até aprendizado de máquina e Internet das Coisas (IoT). Essa diversidade de serviços permite que as empresas construam soluções personalizadas e altamente adaptadas às suas necessidades específicas.

5. Parceria com fornecedores independentes de software (ISVs)

A AWS é uma excelente opção para os fornecedores independentes de software (ISVs) que desejam modernizar seus produtos para atender às demandas do mercado. 

Através dos serviços de banco de dados da AWS e parcerias, os ISVs podem inovar mais rapidamente, escalar seus produtos e alcançar novos clientes.

Veja: Entenda o valor dos Serviços Profissionais de Dados

6. Desempenho e escalabilidade

A AWS oferece um desempenho superior em comparação com outros provedores de nuvem para várias cargas de trabalho, como bancos de dados SQL Server. 

Além disso, a escalabilidade dinâmica permite que as empresas dimensionem seus recursos de acordo com a demanda dos negócios, garantindo alta disponibilidade e economia de custos.

7. Infraestrutura totalmente gerenciada

Com a AWS, os aplicativos podem ser executados em uma infraestrutura totalmente gerenciada, permitindo que as equipes de TI se concentrem em atividades de maior valor, como inovação e otimização dos processos de negócio. 

A AWS cuida do provisionamento, manutenção e backups, liberando a equipe de tarefas operacionais.

Você também pode gostar: Migração de aplicações para containers

Modernizando banco de dados com a AWS

A modernização de aplicativos e dados não estaria completa sem abordar o papel fundamental dos bancos de dados na arquitetura de TI. 

A AWS oferece uma variedade de serviços de banco de dados que atendem às necessidades específicas de diferentes aplicativos, proporcionando alto desempenho, escalabilidade e segurança. 

Vejamos mais sobre eles:

Bancos de Dados de Uso Específico

Além do Amazon Aurora, a AWS oferece outros serviços de banco de dados de uso específico, projetados para atender às necessidades exclusivas de diferentes tipos de aplicativos. 

A escolha do banco de dados certo é crucial para otimizar a escala, o desempenho e os custos ao projetar aplicativos. 

Ao escolher um banco de dados, é fundamental considerar a carga de trabalho do aplicativo, a estrutura dos dados, os requisitos de desempenho e a carga operacional. 

Descubra: Como escolher a melhor tecnologia em nuvem para minha empresa?

Conheça o Centro de Excelência para Modernização Cloud da Dedalus em parceria com a Amazon Web Services (AWS)

Em síntese, a Amazon Web Services (AWS) é uma parceira sólida e confiável para empresas que buscam modernizar seus aplicativos e dados. 

Com sua experiência, variedade de serviços, escalabilidade e desempenho excepcionais, oferece a plataforma ideal para impulsionar a transformação digital, aumentar a competitividade no mercado e proporcionar uma experiência excepcional aos clientes.

E a Dedalus, em parceria com a AWS, lançou o CoE de Modernização Cloud justamente para auxiliar empresas que desejam realizar testes ou provar novas tecnologias. Essa é uma forma de entender como a sua empresa pode fazer a modernização de aplicativos em conjunto com as melhores parceiras.

Ao escolher a AWS como parceira de modernização, as empresas estão se posicionando para um futuro mais ágil, eficiente e inovador. Sua abordagem focada em dados e infraestrutura flexível abre caminho para novas oportunidades de crescimento e sucesso nos negócios.

Fale agora com um de nossos especialistas para entender como podemos apoiar a sua empresa nessa jornada de modernização.

Saiba mais sobre o CoE de Modernização para Cloud

Posts mais lidos

Gestão de ambientes em cloud: melhores práticas para o 2º semestre de 2024

O cloud computing revolucionou a maneira como as empresas operam, oferecendo flexibilidade, escalabilidade e eficiência sem precedentes. No entanto, para aproveitar ao máximo os benefícios, é essencial implementar uma boa gestão de ambientes em cloud. Neste texto, exploraremos a importância dessa gestão contínua e eficaz, as melhores práticas atuais e as ferramentas e estratégias necessárias […]

Cloud compliance: transparência no tratamento de dados em nuvem

Com o aumento da segurança na Nuvem, as regras de conformidade regulatória tiveram que evoluir. Agora, plataformas e serviços de Cloud Computing precisam seguir padrões rígidos e leis de segurança, ou enfrentar contestações legais e penalidades. Dessa forma, investir em medidas avançadas de Cloud Compliance não é mais um diferencial competitivo, mas uma estratégia crucial […]

Conectando o futuro: IA generativa e cloud computing

A combinação entre IA generativa e cloud computing está abrindo novas possibilidades de inovação e eficiência nas operações das empresas, ao mesmo tempo que permite a criação de experiências mais personalizadas para os clientes. Neste artigo, exploramos como a integração da IA generativa na nuvem pode revolucionar o ambiente empresarial e tornar as tomadas de […]

Assine a Newsletter