Tecnologia sustentável: como a nuvem ajuda o meio ambiente?

Entenda por que o cloud computing é uma tecnologia sustentável que a sua empresa deve implementar a fim de minimizar os impactos ambientais.

Muito se fala sobre tecnologia sustentável em empresas. Afinal, com o passar dos anos e os debates sobre como os avanços tecnológicos podem favorecer o meio ambiente, integrar sustentabilidade e tecnologia tornou-se uma necessidade nas organizações.

Embora o estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) tenha revelado que 53% das organizações ouvidas veem a sustentabilidade ambiental como uma de suas principais prioridades dentro de 3 anos, apenas 39% a consideram uma prioridade hoje. E isso precisa mudar rapidamente.

Leia também: Por que o cloud computing é fundamental para a gestão de dados na indústria 4.0?

Com isso em mente e a fim de incentivar organizações a buscarem por soluções e tecnologias sustentáveis que reduzam o impacto ambiental, apresentamos neste conteúdo como a migração para a nuvem colabora para que empresas caminhem rumo à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

E-book Serviços Gerenciados em Cloud - Horizontal

O que é, de fato, uma tecnologia sustentável?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que uma tecnologia sustentável é considerada. 

As tecnologias sustentáveis são inovações que impulsionam e agregam conhecimento focado na sustentabilidade. São soluções que melhoram a produtividade e diminuem os impactos no meio ambiente a fim de garantir a disponibilidade de recursos naturais.

Isso significa que uma tecnologia sustentável deve ser responsável por combinar ganhos operacionais e benefícios socioambientais. E é por isso que ações de sustentabilidade nas empresas devem ser a prioridade atual. 

A nuvem é uma tecnologia sustentável?

A migração para a nuvem tem se tornado pauta de muitas empresas, uma vez que apresenta não só benefícios na gestão do negócio, mas também impacta na sustentabilidade e meio ambiente.

Ainda segundo o relatório do IBM, 70% dos pioneiros da transformação digital estão usando a nuvem híbrida para promover objetivos de sustentabilidade.

É comum pensar que os benefícios da migração para a nuvem sejam medidos através de métricas financeiras, de eficiência e de gestão. Entretanto, a nuvem também ajuda a alcançar metas ambientais e de sustentabilidade. 

Descubra: Melhore sua experiência em nuvem: desapegue, confie e transforme

A migração para a nuvem pode ser entendida como uma das ações de sustentabilidade nas empresas que buscam soluções para impulsionar o desenvolvimento sustentável dentro e fora de suas instalações.

À medida que empresas adotam a migração para a nuvem e alinham o conceito de cloud computing e sustentabilidade, maiores são os ganhos e impactos. A tecnologia em nuvem colabora para que empresas mudem seus processos e tornem-se, a cada dia, mais verdes, colaborando, assim, com a preservação do planeta.

Em uma pesquisa realizada pela Accenture, foi constatado que a migração para a nuvem e o seu gerenciamento podem reduzir a emissão de CO2 em quase 60 milhões de toneladas por ano. Isso equivaleria a retirar 22 milhões de carros das ruas.

Além do corporativo: A migração para a nuvem como ação de sustentabilidade nas empresas

 

A migração para a nuvem como ação de sustentabilidade nas empresas

A nuvem é, sim, uma tecnologia sustentável que é capaz de atender às preocupações ambientais. Confira, a seguir, mais benefícios e impactos da migração para a nuvem no meio ambiente.

Redução da emissão de CO2

Ao adotar a migração para a nuvem, é possível reduzir consideravelmente a emissão de gases poluentes como o CO2. Isso porque ao transferir a infraestrutura de TI para um ambiente cloud, ocorre a redução de equipamentos.

Assim, ao adotar o uso de softwares para realizar processos e operações e diminuir o uso de hardwares, sua organização contribui na redução de CO2.

Economia de energia

Ações de sustentabilidade nas empresas devem ser voltadas, também, para promover maior eficiência energética. Assim, como a nuvem usa a virtualização, empresas podem economizar muito ao contar com o gerenciamento de aplicativos por provedores de serviços em nuvem, afinal, elimina-se a necessidade de servidores internos. 

Aliás, provedores de nuvem também podem contribuir com a sustentabilidade. O uso de energia pode ser centralizado e mais eficaz, pois existem sistemas que desativam os servidores quando não há troca de dados. Assim, evita-se o consumo de energia quando não for necessário.

A adoção de fontes de energias renováveis, como a solar, eólica e hidrelétrica, também se enquadra em ações de sustentabilidade em empresas que buscam promover o desenvolvimento sustentável. Para a adoção desse tipo de energia, a empresa deve avaliar com o provedor de nuvem se é viável utilizar.

Redução de lixo

A migração para a nuvem permite que documentos e arquivos sejam armazenados em ambientes digitais. Com a adoção dessa tecnologia sustentável, empresas contribuem para a redução de circulação de papel impresso e, consequentemente, o volume de lixo. 

Ações de sustentabilidade nas empresas: Mude, evolua, transforme-se

Como pode ver, a migração para a nuvem é, sem dúvidas, uma tecnologia sustentável cuja contribuição atinge diversos cenários. 

É claro que somente a adoção da nuvem, por si só, não basta para que uma empresa se torne sustentável. Existem diversas ações, processos e metas a cumprir, como as práticas ESG. Entretanto, a migração para a nuvem permite que organizações melhorem a eficiência de recursos computacionais de forma que reduzam o impacto ambiental de forma considerável.

A Microsoft, por exemplo, trabalha ativamente para aumentar a sustentabilidade tanto em suas operações, quanto em serviços prestados. Segundo a empresa, transferir cargas de trabalho para o Microsoft Azure pode produzir até 98% mais eficiência de carbono e até mais 93% eficiência energética do que opções locais.

A Dedalus é pioneira em cloud computing e está aqui para ajudar você desde a migração para a nuvem até o gerenciamento do ambiente cloud. Fale com um especialista Dedalus e saiba mais. 

Quero falar com a Dedalus

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter