Pesquisa da Blue Coat aponta que companhias usam mais cloud do que imaginam

O estudo Shadow Data Threat Report, da Blue Coat, identificou que as empresas usam uma média de 841 aplicações em cloud computing, cerca de 20 vezes mais do que previam inicialmente. O relatório revela certa falta de controle da TI sobre os recursos tecnológicos consumidos em um modelo “as a Service”.

De acordo com a provedora, a análise de 15 mil sistemas e 108 milhões de documentos indica que funcionários das empresas baixam ferramentas e compartilham dados sem obedecer às políticas de segurança.

A pesquisa aponta, por exemplo, que 23% das informações estratégicas são compartilhadas em ambiente cloud e 98% das aplicações não seguem os padrões de conformidade da General Data Protection Regulation (GDPR).

O levantamento indica também que, 99% das 15 mil aplicações analisadas não oferecem recursos e controles de conformidade e segurança suficientes para proteger os dados corporativos na nuvem. Além disso, o relatório demonstrou que o Shadow Data (conteúdo não gerenciado que os funcionários armazenam e compartilham em aplicações em nuvem) continua a ser uma grande ameaça: 23% são amplamente compartilhados entre funcionários e usuários externos.

O estudo também identificou que 12% dos documentos e arquivos amplamente compartilhados possuíam informações regulamentadas e dados confidenciais, como código-fonte e informações jurídicas; 63% das atividades de risco dos usuários em nuvem indicam tentativas de vazamento de dados; e 37% das atividades suspeitas em nuvem indicam tentativas de invasão das contas de serviços em nuvem dos usuários.

Ainda segundo o relatório, 95% das aplicações em nuvem de nível corporativo não estão em conformidade com SOC 2; 71% das aplicações corporativas em nuvem não oferecem autenticação de diversos fatores; e 11% das aplicações corporativas em nuvem ainda são vulneráveis a um ou mais dos exploits mais conhecidos, como FREAK, Logjam, Heartbleed, Poodle SSLv3, Poodle TLS e CRIME.

Fonte: Computerworld

Posts mais lidos

Microsoft Viva Insights: como melhorar sua gestão pessoal?

O Microsoft Viva Insights fornece, basicamente, algumas informações pessoais sobre dois fatores de extrema importância na gestão pessoal: o seu tempo e a sua produtividade. Ou seja, ele ajuda as pessoas a entenderem como gastam seu tempo e com que o gastam. Com ele, você pode ver – e gerenciar – como gastou seu tempo […]

Gestão de equipes: ajude o seu time a prosperar com o Microsoft Viva

Você já ouviu falar no Microsoft Viva para Gestão de Equipes? Para aqueles que ainda não conhecem, o Viva é uma plataforma de gestão de equipes e experiência de colaboradores, baseado na Microsoft 365 e usado no Microsoft Teams. Além disso, ele reúne comunicações, conhecimentos, aprendizados, recursos e insights para otimizar o fluxo de trabalho. […]

Segurança de dados e mercado de e-Learning: qual a relação?

Com o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, as edtechs e o mercado de e-Learning, como um todo, tiveram um crescimento acelerado, sobretudo nos dois últimos anos. Mas, a boa notícia é que essa tendência de educação à distância deve continuar em alta, em ambos os segmentos, mesmo agora no pós-pandemia. Pelo menos, é […]

Assine a Newsletter