Pesquisa da Blue Coat aponta que companhias usam mais cloud do que imaginam

O estudo Shadow Data Threat Report, da Blue Coat, identificou que as empresas usam uma média de 841 aplicações em cloud computing, cerca de 20 vezes mais do que previam inicialmente. O relatório revela certa falta de controle da TI sobre os recursos tecnológicos consumidos em um modelo “as a Service”.

De acordo com a provedora, a análise de 15 mil sistemas e 108 milhões de documentos indica que funcionários das empresas baixam ferramentas e compartilham dados sem obedecer às políticas de segurança.

A pesquisa aponta, por exemplo, que 23% das informações estratégicas são compartilhadas em ambiente cloud e 98% das aplicações não seguem os padrões de conformidade da General Data Protection Regulation (GDPR).

O levantamento indica também que, 99% das 15 mil aplicações analisadas não oferecem recursos e controles de conformidade e segurança suficientes para proteger os dados corporativos na nuvem. Além disso, o relatório demonstrou que o Shadow Data (conteúdo não gerenciado que os funcionários armazenam e compartilham em aplicações em nuvem) continua a ser uma grande ameaça: 23% são amplamente compartilhados entre funcionários e usuários externos.

O estudo também identificou que 12% dos documentos e arquivos amplamente compartilhados possuíam informações regulamentadas e dados confidenciais, como código-fonte e informações jurídicas; 63% das atividades de risco dos usuários em nuvem indicam tentativas de vazamento de dados; e 37% das atividades suspeitas em nuvem indicam tentativas de invasão das contas de serviços em nuvem dos usuários.

Ainda segundo o relatório, 95% das aplicações em nuvem de nível corporativo não estão em conformidade com SOC 2; 71% das aplicações corporativas em nuvem não oferecem autenticação de diversos fatores; e 11% das aplicações corporativas em nuvem ainda são vulneráveis a um ou mais dos exploits mais conhecidos, como FREAK, Logjam, Heartbleed, Poodle SSLv3, Poodle TLS e CRIME.

Fonte: Computerworld

Posts mais lidos

Como minimizar a pegada de carbono em operações de TI

Explore como reduzir a pegada de carbono em operações de TI com práticas sustentáveis em cloud e eficiência energética. Saiba mais agora! A crescente digitalização das empresas trouxe consigo um desafio ambiental significativo: a pegada de carbono em operações de TI. Em uma era onde a eficiência operacional e a responsabilidade ambiental se entrelaçam, entender […]

Como alcançar a sustentabilidade corporativa com a nuvem?

Entenda como tomar decisões tecnológicas para contribuir para a sustentabilidade corporativa e como alcançar a ecoeficiência em nuvem. A sustentabilidade corporativa tornou-se um tema central no ambiente de negócios atual, refletindo uma mudança significativa na maneira como as empresas abordam seu impacto no mundo.  Esta mudança não é apenas uma resposta às crescentes demandas por […]

Dedalus é Rising Star no ISG Provider Lens™ 2023

Dedalus é Rising Star: descubra como em pouco tempo a Dedalus se destacou no estudo Oracle Cloud and Technology Ecosystem feito pelo ISG Provider Lens™ 2023. Os serviços Oracle Cloud desempenham um papel crucial no mercado de tecnologia, impulsionando as operações de negócios e a inovação tecnológica em diversas indústrias.  É neste contexto que o […]

Assine a Newsletter