Qual a melhor Nuvem? Todas são melhores, basta saber utilizar!

Para a Anhanguera Educacional, tudo começou no desafio de implementar uma plataforma de produtividade e colaboração, para mais de 300 mil usuários (incluindo alunos, professores e funcionários) em um tempo extremamente agressivo, seis meses. Tendo em vista que não havíamos nem acabado de adentrar neste mundo, seria necessária muita dedicação por parte da equipe interna da empresa, bem como buscar um parceiro que já havia provado em outras grandes empresas, a sua expertise neste tipo de implantação (este foi um dos principais motivos do sucesso da primeira fase desta viagem). 

Mesclando a vontade e motivação da equipe com as melhores práticas e experiência da implementadora e obviamente, todo o suporte necessário de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, conseguimos em tempo recorde, implementar uma nova cultura com o uso de plataformas em nuvem, quebrar paradigmas dos principais executivos da companhia e ainda por cima agregar ferramentas que agregavam conteúdo e valor ao dia a dia dos alunos, professores e funcionário de uma das maiores instituições de ensino do mundo. 

Após esta importante fase de aprendizado, amadurecimento e imersão principalmente da equipe de tecnologia da instituição, iniciamos o planejamento para levar uma plataforma de educação à distância denominada Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizado) aos nossos alunos, independente das características da modalidade de produto a eles oferecida, visto que a ferramenta pudesse ser especifica atendendo sazonalidades de uso, escala necessária para o crescimento da companhia e diversidade na experiência dos usuários. 

Com isso, tivemos que criar uma arquitetura com visão de futuro que pudesse se beneficiar das principais qualidades, vantagens e características de cada uma das plataformas em nuvem, que eram necessárias para entregas distintas dos componentes de um produto de qualidade para o aluno: Portais de Serviços, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Plataforma de Colaboração e Produtividade e uma plataforma segura de entrega de Vídeos on-line. 

Todas estas plataformas teriam a responsabilidade de entregar a todos os usuários, qualquer ferramenta de comunicação (fóruns, chats, webconference, sistema de mensagens), conteúdo (objetos de aprendizagem como arquivos, questionários, e-books, testes on-line e vídeos) e permitir a colaboração e produtividade de todos eles de forma ágil e integrada.

Com isso criamos o desenho de Plataformas Interativas Cloud da Companhia (ilustração abaixo). 

Com esta arquitetura, conseguimos perceber a integração entre diferentes nuvens, ou seja não necessariamente precisamos ter uma única nuvem, seja ela pública ou privada, além de buscar integrações ágeis e que facilite a vida dos usuários.  Por fim, conseguimos fazer com que a utilização das plataformas em nuvem das maiores empresas de tecnologia do mundo interagindo entre si, com toda a transparência e sinergia, auxiliando e por vezes sendo o principal diferencial do dia a dia dos nossos alunos e professores na sua vida acadêmica.   

Felipe Vagner Mattar Brandão – Gerente de Plataformas Internativas e Portais de Captação da Kroton Education.

Posts mais lidos

Microsoft Viva Insights: como melhorar sua gestão pessoal?

O Microsoft Viva Insights fornece, basicamente, algumas informações pessoais sobre dois fatores de extrema importância na gestão pessoal: o seu tempo e a sua produtividade. Ou seja, ele ajuda as pessoas a entenderem como gastam seu tempo e com que o gastam. Com ele, você pode ver – e gerenciar – como gastou seu tempo […]

Gestão de equipes: ajude o seu time a prosperar com o Microsoft Viva

Você já ouviu falar no Microsoft Viva para Gestão de Equipes? Para aqueles que ainda não conhecem, o Viva é uma plataforma de gestão de equipes e experiência de colaboradores, baseado na Microsoft 365 e usado no Microsoft Teams. Além disso, ele reúne comunicações, conhecimentos, aprendizados, recursos e insights para otimizar o fluxo de trabalho. […]

Segurança de dados e mercado de e-Learning: qual a relação?

Com o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, as edtechs e o mercado de e-Learning, como um todo, tiveram um crescimento acelerado, sobretudo nos dois últimos anos. Mas, a boa notícia é que essa tendência de educação à distância deve continuar em alta, em ambos os segmentos, mesmo agora no pós-pandemia. Pelo menos, é […]

Assine a Newsletter