Serviços Gerenciados de Cloud

Gestão contínua dos ambientes em cloud, garantindo um ambiente moderno, de alta performance, otimizado e uma gestão eficiente dos custos.

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Agilidade, flexibilidade, disponibilidade, custos por demanda, são alguns dos benefícios do uso de tecnologias em cloud computing. Mas para se obter todas as vantagens que essa tecnologia pode trazer é necessário realizar uma gestão contínua e proativa de custos, performance, segurança e disponibilidade, considerando todas as peculiaridades de cada aplicação ou ambiente.

Com a competência MSP (Managed Service Provider) auditada e reconhecida por nossos parceiros Microsoft e AWS, os Serviços Gerenciados da Dedalus para ambientes IaaS (Infrastructure as a Service) vão muito além do suporte técnico porque promovem a gestão contínua dos ambientes em cloud garantindo um ambiente moderno, de alta performance, otimizado e uma gestão eficiente dos custos.

Nossos profissionais são extremamente experientes em tecnologias de nuvem, com as mais altas certificações e seguem rigorosos processos de boas práticas recomendados por nossos parceiros. Além do conhecimento adquirido com a migração e gestão de milhares de ambientes e a imersão diária nas tecnologias de nuvem, nossos experts têm acesso aos times de engenheiros de nossos parceiros, a treinamentos e ferramentas exclusivas que os mantém sempre atualizados.

Entre os benefícios dos Serviços Gerenciados estão a rápida adoção da tecnologia em nuvem, mitigação de riscos na migração, controle de gastos, ambientes sempre atualizados e otimizados, além de possibilitar a atuação proativa em intercorrências minimizando os impactos na operação.

O que você ganha com a gestão de cloud da Dedalus?

Baixo custo – Devido ao volume total de clientes, naturalmente o custo é diluído o que possibilita oferecer o menor valor possível a cada cliente, em especial em comparação com a criação de um time próprio.

Menor time to market – Imediata execução de projetos em cloud, ao mesmo tempo em que acompanha e assimila nossa experiência, porém sem colocar em risco a qualidade e velocidade de implementação.

Equipe experiente e certificada – Experiência em cloud e em ambientes convencionais, a Dedalus tem a equipe mais completa e capacitada em cloud na América Latina.

Automação – O segredo de entregar serviços de cloud com qualidade e baixo custo está em automatizar com critério algumas das tarefas. Para isso contamos com parcerias que possibilitam a utilização de ferramentas automatizadas de gestão de custo, segurança, análise, performance e proteção de dados. Assim garantimos profundidade, qualidade (por reduzir o fator humano em atividades repetitivas) e custos competitivos.

Processos auditados – Somos auditados com frequência por órgãos do setor e parceiros que atestam nossa qualidade de entrega por meio da comprovação de resultados práticos de alto nível.

Liderança em Serviços Gerenciados – Diversas fontes do mercado de tecnologia nos posicionam como a empresa considerada líder em cloud, na América Latina.

Serviços Gerenciados de Cloud Dedalus

A Gestão de Capacidade realizada pela Dedalus, avalia se os workloads do ambiente estão aderentes à boas práticas de arquitetura e se atendem os requisitos mínimos para o funcionamento correto do negócio do cliente, analisando tipo de recursos, uso atual e proposição de melhorias para manter a performance necessária. Dentre as tarefas que fazem parte deste serviço, podemos citar:

  • Gestão de Capacidade da infraestrutura;
  • Avaliação de performance da infraestrutura para atender a camada de aplicações;
  • Acompanhamento de métricas e erros de desenvolvimento da aplicação, apoiando os times do cliente na solução de problemas de performance – quando APM (Monitoramento de Aplicações) estiver ativado no ambiente;
  • Acompanhamento de métricas e erros da camada de banco de dados, para resolução de problemas de performance – quando as ferramentas de monitoramento da Dedalus estiverem em uso;
  • Avaliação trimestral da arquitetura, para análise de capacidade e adequação às demandas do negócio;
  • Avaliação da arquitetura e capacidade sob demanda, para períodos sazonais e eventos.

Talvez o ponto mais delicado ao se migrar para cloud é a Gestão de Segurança da Informação, já que a percepção mais comum é que a cloud é inerentemente segura, o que não é verdade. Parte da responsabilidade sobre a proteção de seu ambiente precisa ser construída e gerenciada: Para atender essa necessidade, a Dedalus oferece, entre outros, os seguintes serviços:

  • Proteção contra o uso ou acesso não-autorizado à informação;
  • Proteção da Camada de Servidores – IDS/IPS. Antimalware, Firewall;
  • Proteção contra-ataques de Negação de Serviço (DDoS) – Edge Computing;
  • Proteção da camada de Aplicação – WAF;
  • Utilização das melhores práticas de Segurança para Serviços em cloud (Conformidade);
  • Atualizações de Serviços e patches;
  • Execução de scan e testes de vulnerabilidades de aplicações e infraestrutura;
  • Análise e Aplicação das correções com base nos resultados do scan e testes.

A maioria das pessoas acredita que a tecnologia é a chave para impulsionar o sucesso na nuvem, porém, se não houver um rígido controle de custos, cloud computing pode se tornar o grande vilão dos seus projetos e inviabilizar o avanço da sua empresa. ​ Antes de migrar para nuvem é importante responder a algumas perguntas como por exemplo:

  • Avaliamos custos ao selecionar soluções? ​
  • Dimensionamos os recursos corretamente? ​
  • Selecionamos o modelo de precificação adequado? ​
  • Garantimos que a performance corresponda, mas não exceda o que precisamos? ​
  • O objetivo geral da Governança de Custos é otimizar os recursos disponíveis para maximizar o investimento em nuvem por meio de 3 etapas: Visibilidade, Governança e Otimização.

Visibilidade

A etapa de visibilidade visa a avaliação de arquitetura do ambiente para identificação de ofensores públicos e assessment com foco em redução de desperdícios. Com visões de diferentes perspectivas avalia diversos cenários considerando o consumo de nuvem por clientes, produto​s, projetos, proprietários, ambiente​s, áreas, funções​ e centros de custo.

Governança

As atividades de Governança têm como objetivo controlar gastos, consumo de recursos operacionais, performance e realizar a gestão de ativos. Todas as ações são realizadas com apoio de ferramentas de integração e automação para controle de Performance, Auditoria e Segurança. Por meio da gestão do billing com detalhamento dos recursos utilizados é possível controlar e orientar processos de Governança.

Otimização

Na fase de otimização, o ambiente é monitorado em formato 24×7 onde o cliente tem acesso à um relatório semanal de otimização de custos.

A Gestão de Continuidade tem como principal objetivo gerir ambientes para que se mantenham disponíveis e, em caso de queda sejam restabelecidos no menor tempo possível.

Isso requer ferramental e gestão específica, salvaguardando dados e configurações, avaliando tendências, tendo procedimentos efetivos de restabelecimento de dados e de ambientes, além de constante monitoramento de elementos de saúde da plataforma e de seus sistemas.

Monitoramento de Infraestrutura

A Dedalus realiza serviços de monitoramento avançado para infraestrutura, plataformas e serviços, coletando informações constantes, gerando alertas e chamados proativos para sustentação dos ambientes em nuvem, atuando de forma proativa na análise e resolução de problemas de infraestrutura e serviços.

Monitoramento avançado de aplicações

O Monitoramento avançado de aplicações Web (Java, PHP, .NET. ASP, Ruby, Go) promove a geração de alertas e avaliação de problemas do ecossistema (Banco de Dados, Integrações, dependências externas, API’s), para identificação e resolução de problemas relacionados à aplicação e dependências (bancos de dados, webservices, API’s, entre outros).

Monitoramento avançado de banco de dados

O serviço de monitoramento de performance de banco de dados, foi elaborado para simplificar tarefas de análises demoradas e complexas. Este serviço permite a visibilidade de erros e/ou ajustes necessários para alta performance do banco de dados, sem oneração de recursos computacionais.

Monitoramento de serviços cloud

O monitoramento de serviços cloud garante a visibilidade de todo o ecossistema que compõe a arquitetura do cliente por meio da integração de soluções diretamente com a conta do cliente. A Dedalus coleta informações de desempenho e disponibilidade dos serviços utilizados, gerando alertas para identificação de problemas.

Setup e migração
O Setup consiste na Implementação e/ou Migração do ambiente para a nuvem, seguindo boas práticas de Arquitetura recomendadas pelos provedores líderes globais de cloud e metodologias de migração aderentes ao modelo de Cloud Computing, minimizando riscos e impactos na operação.

O processo de Implementação e/ou Migração contempla:

  • Análise e entendimento do Negócio e definição do Escopo do Projeto;
  • Plano de Migração;
  • Uso de boas práticas;
  • Gestão de Projetos (Plano de Projeto, Análise de Riscos, Cronograma, Status Report);
  • Gestão de Capacidade antes do Go-Live;
  • Sugestão de melhorias durante o processo de
  • Implementação/migração;
  • Documentação completa do ambiente em cloud, após a conclusão do projeto.

Gestão da Operação

O cliente Dedalus conta com uma lista de escalação e pontos focais que fazem a Gestão de seu ambiente em Cloud Computing. A operação dos ambientes em nuvem é realizada pelo time de Operações da Dedalus, que tem como responsabilidade gerenciar todo o ambiente do cliente e garantir a sustentação de todos os serviços e recursos de Cloud Computing.

Seguindo os padrões de Information Technology Infrastructure Library (ITIL) – que estabelece um conjunto de boas práticas detalhadas para o gerenciamento de serviços de TI, o ITSM permite workflows mais bem estruturados e controlados, integração entre ferramentas desde monitoração, clientes e parceiros, automação de processos com a padronização por meio de um catálogo de serviços, tudo administrado em uma plataforma de TI unificada.

Outro ponto de destaque é a possibilidade de acompanhamento pelo cliente, utilizando dashboards com o cockpit operacional em tempo real das filas, tornando a gestão de operações de TI da Dedalus muito mais eficiente e transparente.

Indicadores de Atendimento

Em todos os Níveis de Serviço, a Dedalus disponibiliza em tempo real relatórios com indicadores de atendimento aos seus clientes contendo informações relacionadas ao ambiente gerenciado pela Dedalus.

O book gerencial online pode ser acessado pela da ferramenta de abertura de chamados para consulta em tempo real, contendo as seguintes informações:

  • Acompanhamento dos chamados (Ciclo de vida dos chamados)
  • Análise de Tempo de Atendimento – SLA
  • Revisão de usuários habilitados para acesso ao sistema

SLA – Service Level Agreement

O SLA define a forma e prioridades de atendimento dos chamados abertos com a Dedalus, determinando os padrões de tempo de atendimento, respostas e soluções dos problemas ou incidentes, conforme tabela abaixo.

Em caso de eventuais incidentes e/ou ocorrências nos serviços dos fabricantes, a Dedalus apoiará na abertura e acompanhamento do chamado técnico junto aos provedores.

Portal de Atendimento ao Cliente

A Dedalus investiu na consolidação de seus serviços e na modernização de sua operação ao incorporar soluções baseadas no conceito de Information Technology Service Management (ITSM), que permitem a automatização dos processos internos e garantem uma estrutura ainda melhor para o atendimento de seus clientes.

Outro ponto de destaque é a possibilidade de acompanhamento pelo cliente, utilizando dashboards com o cockpit operacional em tempo real das filas, tornando a gestão de operações de TI da Dedalus muito mais eficiente e transparente.

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Ilustração serviços gerenciados de IaaS - infraestrutura na nuvem

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